Desafio Foto da Semana #120 - Wide angle

LProlog

Power Member
Espero não estar a repetir o tema, exemplos:

http://*****.com/6vd2gdd

As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma fotografia por utilizador, tirada e submetida pelo próprio que pode ser alterada durante o concurso (editar post)
2. As fotografias devem ter no máximo 800 pixels no lado maior
3. As fotografias devem ter um título e o EXIF possível (maquina/modelo, lente, abertura, tempo de exposição, iso, flash, etc)
4. Fotos vencedoras de concursos anteriores não podem ser resubmetidas.
5. O vencedor deverá lançar o novo desafio em 24horas após o conhecimentos dos resultados, caso não o faça essa tarefa fica a cargo do vencedor da Menção Honrosa.

Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e o vencedor for anunciado.

Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois do vencedor ser declarado.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 22:00h, 28 de Junho de 2012. O vencedor e menção honrosa serão escolhidos de seguida.
* O vencedor deste desafio escolhe o tema do próximo assim como o seu vencedor.
* Caso o vencedor não não lance o desafio 24h depois de conhecido o resultado, essa tarefa passa automáticamente para o vencedor da menção honrosa.

Boa sorte!
 
Hummm deixa cá ver!!!

fomed.jpg


Modelo da Câmera: Canon EOS 1000D
Lentes: EF-S17-85mm f/4-5.6 IS USM
Data da Imagem: 2012-06-26 11:58:10 +0100
Distância Focal: 17.0mm
Distância de Focagem: 0.50m
Abertura: f/4.0
Tempo de Exposição: 0.050 s (1/20)
Equivalência do ISO: 400
Bias de Exposição: nenhum
Modo de Medição: Matriz
Exposição: Manual
Modo de Exposição: Manual
Balanço de Branco: Manual
Flash Disparado: Sim, foi utilizado apenas um "strob" Canon 430EXII a 1/4 de potencia por trás do modelo
Software: Adobe Photoshop Lightroom 3
 
An Opposite View

img6862edit.jpg


Camera Model: Canon EOS 450D
Lens: EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM
Focal Length: 10mm
Aperture: f/8.0
Exposure Time: 0.0016 s (1/640)
ISO equiv: 200
 
Não foi uma decisão fácil, mas cá vai:

Vencedor: T0utatis - Matera

MH: PedroCB - Vista privilegiada



Agora a minha critica pessoal:

Mano_X - Hummm deixa cá ver!!!: Uma foto engraçada, sobretudo pela perspetiva; acho que ficaria melhor se fosse usada uma distancia focal menor, talvez com mais distorção, e um fundo menos intrusivo (apesar de ser identificador de uma cozinha), que contrastasse mais com o interior do frigorífico.

PedroCB - Vista privilegiada: é de facto uma perpsetiva diferente e bastante wide, acho que ficou um pouco aquém pelas limitações da máquina.

LabregoO - S.Bento: não é uma perspetiva muito wide (22mm) e acho que tem um pouco de sharp a mais... a grua acho que também não contribui muito para a foto.

rjckarddo - a kind of Taj Mahal: é pena não haver muita simetria na foto, já agora, onde é isto?

schon - A apontar para o Céu: gostei da foto, do contraste entre o preto e o céu azul, da perspetiva, da composição...

jm1.jonas - a foto tem potencial, mas faltam coisas, em minha opinião, deveria ser usada uma distância focal menor, tirada mais perto da bicicleta, um fundo mais urbano, evitar as zonas "estouradas", aquele poste "torto", o fio ali a estorvar...

CoisaX - Road to Nowhere: gostei, da foto, do tratamento, se calhar mudava um pouco a perspetiva de modo a não apanhar tanta estrada em primeiro plano...

capitaomorsa - Cimas e baixos: gostei da foto, do contraste da pespetiva (hoje estou virado para esta palavra :D ), da textura e mesmo do DOF, uma boa foto de um sujeito pouco dinâmico.

Spaceboy - Deserto Alentejano: Uma foto com potencial, mas que acho que não foi aproveitado da melhor maneira... talvez mais próximo aquele tronco, com o resto de fundo (e uma distância focal menor) ficasse melhor...

tug4rul3z - Rally Ilha Azul 2012: julgo eu, que foi uma abordagem diferente ao tema e por isso, valeu pela originalidade... não gostei particularmente do tratamento da foto...

Warlord - An opposite view: gostei da foto e da simetria geral, não gostei daquelas grades (que ainda por cima não estão centradas :) ) e acho que beneficiaria de mais um pouco de contraste...

T0utatis - matera: Gostei da foto, pela técnica usada, que criou uma foto super-wide :) e gostei do cenário, das casas "todas diferentes mas todas iguais" (aqueles carros cinzentos estão a destoar) e do contraste com o céu. Parabéns!


Deixei a minha opinião pessoal que vale o que vale, dentro dos meus conhecimentos da matéria (que não são muitos) em consideração ao esforço de cada um em participar. Parabéns a todos e em particular ao(s) vencedore(s) e venha o próximo!


 
Última edição:
Parabéns aos justos vencedores :) Também gostei mt das do schon e do worlord. Os comentários às fotos também estão bem bons e ajudam os participantes a melhorar os trablahos.

Já agora, diria que a foto do tug4rul3z sendo 50mm não é wide angle. Talvez tivesse sido bom clarificar um pouco as distâncias focais no lançamento do desafio (como sugeri num post no desafio anterior) para evitar algumas dúvidas. Eu por exemplo fiquei confuso se só ías avaliar UGA/UWA's. Abraços a todos
 
Obrigado pela escolha e pelos comentários e parabens aos restantes participantes! Sim realmente os carros não ficaram muito bem e eu n tenho muito jeito para remover coisas das fotos :D

Logo à noite coloco novo desafio, nem me tinha apercebido que tinha colocado a foto quase em cima do final.
 
Parabéns aos vencedores.
As minha preferidas são: deserto alentejano do spaceboy e também a do vencedor T0utatis.
A foto que eu apresentei é o estádio olímpico de Barcelona.

Venha o próximo.
 
Back
Topo