1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Desafio Foto da Semana #132: Emoção

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Mano_X, 24 de Setembro de 2012. (Respostas: 17; Visualizações: 1702)

1. Mano_X

Mano_X 1st Folding then Sex

Foto da Semana #132: Emoção

Pois bem esta semana temos como mote a "Emoção" foto-graficamente "falem-me" de Amor, de Raiva, de Dor, de Alegria, de coisas tão simples como a calma, ou de transmissões de "Emoção" de formas abstractas, da uma cor especial, do cheiro de um pão quentinho logo pela manhã, de um gesto, de um instrumento musical que vos transporta para aquele cocktail de sensações. Ligando o "descomplicometro" vale retratos da/o cara metade, dos filhos, do cão a brincar, daquele Ferrari vermelho que provoca um arrepio na espinha, da adrenalina do vosso desporto favorito... enfim um numero infindável de possibilidades.

As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma fotografia por utilizador, tirada e submetida pelo próprio que pode ser alterada durante o concurso (editar post)
    2. As fotografias devem ter no máximo 800 pixeis no lado maior
    3. As fotografias devem ter um título e o EXIF possível (maquina/modelo, lente, abertura, tempo de exposição, iso, flash, etc)
    4. Fotos vencedoras de concursos anteriores não podem ser resubmetidas.
    5. O vencedor deverá lançar novo desafio em 24 horas após o conhecimentos dos resultados
    6. Será elegido um 2º lugar "Menção Honrosa", e será o substituto do primeiro lugar caso este não submeta um desafio 24horas depois de anunciado o 1º lugar

Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e o vencedor for anunciado.

Para esclarecimento de dúvidas enviem PM.

Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois do vencedor ser declarado.
    * Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
    * Fim das participações - 24:00h, 1 de Outubro 2012. O vencedor será escolhido de seguida.
    * O vencedor deste desafio escolhe o tema do próximo assim como o seu vencedor.

2. PedroCB

PedroCB I fold therefore I AM

Do Castelo para a Cidade, a minha Cidade...

Bom para iniciar logo isto :P

Máquina SONY
    Modelo DSLR-A450
    Exposição 1/60
    Abertura f/7.1
    ISO 200
    MeteringMode Pattern
    Flash Não
    Dist.Focal 18 mm

Última edição: 28 de Setembro de 2012
  3. MEIA

MEIA Power Member

Estou do lado errado

60mm
    1/200
    f/4
    ISO 100
    2 Flashes
    Photoshop

4. capitaomorsa

capitaomorsa Power Member

E-Motion Street

Modelo: Canon EOS 600D
    ISO: 100
    Exposição: 1/50 seg.
    Abertura: 5.0
    Extensão focal: 25mm
    Lente: 18-55 IS II

Última edição: 28 de Setembro de 2012
  5. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

I can do this myself

Fuji S9600
    1/3s
    f5
    ISO 100

:D

6. Veterano

Veterano Power Member

Desespero

Nikon D5100

7. Mano_X

Findo mais um desafio aqui ficam as minhas escolhas:

Vencedor: Capitaomorsa "E-Motion Street"
    MH:Veterano "Desespero"

Amanhã volto ao topico, justifico as minhas escolhas e faço apreciação sobre todas as fotos propostas a desafio.

8. PedroCB

Parabens aos vencedores, apesar de não serem as minhas preferidas ;)

Venha o proximo...

9. MEIA

MEIA Power Member

Boas fotos sim senhora, parabéns.

10. Mano_X

PedroCB-Do Castelo para a Cidade, a minha Cidade...

Uma Panorâmica, parabéns pela ousadia, colocar uma foto deste tipo quando inevitavelmente ela vai sair prejudicada pela limitações de tamanho imposta pelo desafio, requer convicção na qualidade da fotografia que se apresenta. Na verdade é o caso, uma bela composição, com inclusão do astro rei, com os inevitáveis flares da luz directa, que não prejudicam fotografia. Faltava-lhe apenas uma ultra-grande angular, para que existisse de forma bem delineada um "meio/centro" o ponto central de divergência, as duas linhas que lá deveriam estar "a muralha" para teres uma panorâmica desse local perfeita, claro que ias ter mais trabalho em controlar a distorção. Tenho facilidade em liga-la directamente ao tema pedido muitos parabéns , gostei bastante, melhor que a que tinhas colocado originalidade, fizeste bem a actualizar.

MEIA-Estou do lado errado
    Um Low-Key, absolutamente nada a apontar quanto a abordagem ao tema nem tão pouco ao ponto de focagem, contudo fiquei triste em não conseguir ver pelo menos um olho iluminado, os olhos transmitem a emoção, para mim só lhe faltou mesmo esse bocadinho, esta coisa de strobist lighting dá muito pano para mangas, e conta mim falo, deveria-mos todos utilizar esta técnica muitas mais vezes, muitos de nós temos tigers e strobes parados em casa a ganhar po:rolleyes:

Capitaomorsa: E-Motion Street
    Porque que escolhi esta foto como a vencedora? Sim, porque alguém já se questionou como é possível que uma fotografia que tem uma parte do motivo cortada possa vencer seja o que for? Simples street photography, resume-se à essência de captar um instante que nos transmite tudo o que nesse local se passa, quando a fotografia é mesmo boa até cheiros e sabores se conseguem emular, e é exactamente o que se consegui com esta foto, é muito difícil de ler, há acção por todos o terços da fotografia, há o a emoção vivida naquele local naquele instante, sim esta bem apertada do lado esquerdo, mas isso confere-lhe mais ênfase à acção de alegria e admiração expressa no rosto das pessoas. Parabéns

|[-BooT-]|- I can do this myself
    Excelente interpretação do tema, boa edição vincada a nível de contraste, uma foto pura, dura e fria.
    Pena a ideia cair por terra devido a ambiência "asséptica" do plano de fundo da fotografia falta-lhe um fundo a nível da ideia principal, só isso mais nada. Como a foto é de 2011, espero que o modelo tenha tido uma boa recuperação.

Veterano-Desespero
    Ora cá esta, o que faltava na foto de cima, esta foto tem no ponto exacto, excelente expressão corporal ( ai esse pé cortado ai ai... uma foto fresquinha feita para o desafio e deixas-te o pé ir assim...) uma composição ponderada mas não lhe posso chamar correcta, pé cortado, motivo principal e plano de fundo em perfeita sintonia e uma edição merecida.

Geralmente não vejo depois de estes desafios terminarem, as apreciações serem debatidas, não devia ser assim, também faz parte do desafio a opinião de cada um, não concordam com isto ou com aquilo? porreiro, vamos debater, vamos então dissecar a coisa, não ganha-mos prémios com isto (isso é noutro fórum) não tem mal expressarmo-nos de forma saudável, debater e trocar ideias também é crescer na fotografia, de todos os que já participaram ainde nenhum se veio impor como detentor da verdade, não tenham medo de participar.

Lanço o mote ao debate, porque é que apenas tivemos só 5 participações neste desafio? As pessoas têm medo de participar, de "não saberem" medo da apreciação? Medo de não terem uma DSLR e pensarem que não conseguem fotografias de qualidade? Isso é irreal, já venceram por aqui fotografia conseguidas com telemóvel.
    Este tópico foi lido mais 500 vezes e temos só cinco participações como é possível? Gente que se esconde por de trás do monitor participem

11. Tens razão, e é um tema que acaba por ser abrangente que facilmente se encontra uma foto para participar, eu esqueci-me pois até tinha uma em mente. Olha... venha o próximo...
    Se me permitem a ousadia, dia 4 de Outubro é o dia do animal, é uma ideia para um tema.
    Já agora, parabéns aos que colocaram as fotos, tem aqui fotos muito boas mais uma vez.

12. PedroCB

Obrigado pela critica, sim quando coloquei a outra foto eram cerca de 2h da mnaha já nao devia tar a bater bem, pois depois quando olhei para a foto também não a consegui ligar ao tema e dai ter trocado.

Pus esta pois sabia que abrindo a foto dava para ver no tamanho original, um pouco mais qualidade e ainda me consigo ver dentro de casa xD

Quando eu disse que não seriam as minhas escolhas, nao tou a dizer que estas errado, são apenas opiniões nada mais.

13. schon

schon Power Member

No meu caso pessoal, não participei porque fui adiando a escolha entre as minhas fotos que se enquadrariam neste tema. Acabou por se por o fim de semana e a saida do Fifa para me fazerem esquecer.
    Quanto a criticas e debates, também concordo, raramente vejo alguém defender ou refutar uma apreciação, o que me parece interessante.

Quanto as apreciações, mais uma vez uma boa interpretação dos fotos apresentadas, apesar de não concordar com tudo o que foi dito. E já agora aproveito para dar a minha opinião :
    No meu caso teria escolhido sem hesitar a foto do [-Boot-], até porque o fundo está sujo qb para não ser um ambiente assim tão asséptico. Alias se tivesse um fundo como a foto do Vetereno, teriamos menos realce da pessoa em primeiro plano. É uma foto que retransmite emoção, só de a ver quase me doí :). Como Menção honrosa teria escolhido a Foto do Meia... e porquê ? Simples, porque retransmite emoção e a meu ver não tem nenhuma falha técnica de relevo.
    A foto do Veterano está interessante, mas o pé cortado para mim não passa num desafio, sobretudo quando há fotos sem falhas relevantes. A foto do capitãomorsa retransmite de facto emoção, estão lá boas expressões, mas mesmo sendo uma foto de rua está cortada dos dois lados, mal enquadrada e demasiado torta, para mim são demasiadas falhas.

Espero que não leves a mal, é meramente a minha opinião e já agora obrigado pelas exelentes apreciações que costumas fazer :)

Última edição: 2 de Outubro de 2012
  14. capitaomorsa

capitaomorsa Power Member

Obrigado pela escolha. Dou-te tb os parabéns por teres feito a mesma leitura que eu fiz da fotografia :) Quanto ao corte da foto, tive que a cortar para deixar o essencial, do lado esquerdo havia um automóvel e do lado direito o caixote do lixo, ambos elementos que achei muito distractivos e dispensáveis àquilo que acho que a foto deve transmitir.

Parabéns também à MH e a todos os outros participantes, gostei no geral de todas as fotografias, embora gostasse de ter visto mais capturas de espontaneidade, isto porque acho mais difícil "montar" emoções nas fotografias, na maioria das vezes a espontaneidade de um momento "real" resulta bem melhor mesmo que a foto não esteja técnicamente perfeita.

Quanto ao número de participações, apesar de eu andar por aqui há pouco tempo, noto também de facto um decréscimo o que é uma pena... eu tento participar sempre que posso, mesmo que com fotos de telemóvel :)

Shon, obrigado tb pela crítica sincera. Pessoalmente não vejo problema em cortar algumas fotos como mais gosto na altura da edição, é que simplesmente não sigo essa "regra" na fotografia se ela existe. Torta está ligeiramente, mas tendo em conta o contexto penso que não seja muito relevante. A outro nível claro, se deres por exemplo uma vista de olhos às fotografias da WPP, o que não falta por lá são fotos cheias de "falhas dessas", e não é por isso que deixam de ser excelentes fotografias.

PS: Lançarei o próximo desafio dentro de momentos.

15. PedroCB

x2 ou seja era isto que eu queria dizer, tambem me apercebi desses 2 pontos nas fotos dai não serem as minhas escolhas.

16. Veterano

Veterano Power Member

Boas,

Parabéns a todos os participantes e agradeço a MH.
    De facto o pé cortado foi um erro infantil e estive mesmo para não participar por causa disso, no entanto, acabei por participar porque tirei a foto propositadamente para o desafio e como diz o outro, não tinha nada a perder (nem a ganhar..lol).
    Essa foto foi tirada num armazém abandonado em S. Mamede de Infesta no Porto, já há muito tempo que lá queria ir e aproveitei este desafio para dar lá um salto. Por estupidez minha apenas tirei 2 fotos nesse local e na altura esta pareceu-me ter ficado bem e não tirei mais nenhuma neste cenário...fui burro, eu sei mas enfim, é assim que se vai aprendendo.

Quanto às participações, no geral gostei bastante de todas e sinceramente não sei qual teria escolhido para vencedora. Gosto de todas por diferentes motivos e neste caso apenas o autor do desafio sabe o que pretendia quando colocou o tema a desafio e compreendo perfeitamente que tenha escolhido a foto do capitaomorsa porque, apesar de não ser de fácil leitura (eu inicialmente não gostei), acaba por ser aquela que consegue captar um maior numero de emoções.

Quanto à participação nos desafios, eu pessoalmente não me coíbo de participar, desde que tenha uma foto não tenho qualquer receio da critica, tenho é mais receio de vencer o desafio e depois ter que criticar as fotos dos outros. :-D

Venha o próximo. :cool:

17. Mano_X

:D Boa é isto mesmo, não dói nada deixar uma palavrinha e só nos ajuda a todos, entendo todas as opiniões que foram aqui deixadas pois são fundamentadas, é essa uma das formas de alargar-mos horizontes, como dizia uma frase marcante de uma determinada publicidade "Todos diferentes, todos Iguais" o ser humano tem livre arbítrio por isso vamos usa-lo, bastando para isso participar em todo o contexto do desafio.

O próximo é árvores, e dsssss já me estou a roer todo por não ter ido de ferias para as planícies Alentejanas, tenho na cabeça a fotografia que gostaria de colar no desafio, mas como não vai dar vou procurar ou idealizar outra solução.

18. MEIA

MEIA Power Member

É uma boa ideia também os outros membros criticarem. Eu não quero ofender ninguém e também quero aprender mais com as criticas. Este é dos pouco e raros foruns onde acho que do outro lado vêm criticas construtivas, a maior parte ou só dizem que "gostei" ou "não gostei" e sem justificarem. E quando apanham um membro de quem gostam/ não gostam as respostas são sempre as mesmas.

PedroCB : Gostei bastante da foto, para mim para ficar melhor era só centrar mais o horizonte, mas também não sei se era possível e não sei porque parece-me um tudo nada torta.

capitaomorsa : Ora aqui está um tipo de fotografia que tento e tento fazer e nunca me sai bem. Dou sempre crédito a quem tem coragem de fazer fotografia de rua, eu perco sempre o momento porque estou demasiado tempo a tentar compor a cena. Em termos técnicos tem erros, mas tem lá o conteúdo todo. Eu só tentava endireitar e concentrar mais a acção cortando a foto em cima e um pouco em baixo. Eu nunca na vida conseguiria fazer melhor.

|[-BooT-]| : É a minha foto preferida do lote. Muito bom retrato e mesmo em cheio no tema.

Veterano : Eu não vou muito à bola com fotos a preto e branco que tenham pouco contraste, normalmente perde-se muita informação, o objectivo até pode ser esse, mas lá está é mesmo um gosto pessoal e ainda não vi uma foto que me agradasse com esta técnica.

Quanto à minha foto, ando a tentar entrar no mundo da fotografia de estúdio, já tentei à uns anitos atrás mas não me foi possível avançar muito, a última acho que até foi a foto que coloquei no desafio "Mulher" tirada à um ano ou um pouco mais. Tenho alguns erros que queria ver corrigidos, porque ainda não tenho grande domínio na luz, gostei da iluminação da cara, mas acho insuficiente na arma, devia de ter outro ângulo. Também não experimentei muito porque o aspirante a modelo não ajudou em nada, cada foto que tirava queria ir ver como ficava e saia do sitio tornando impossível fazer aqueles ajustes de cagagesimos para tentar fazer melhor. Sei agora que o flash que ilumina a arma nunca deveria ter aquele ângulo e tenho noção que nessa sessão nunca iria descobrir isso.
    O porquê de não mostrar o olho é porque não se iria ver grande coisa, apesar de a foto ter sido tirada com um sensor APS-C e abertura f/4, a distância focal era suficiente para fazer desfocar o olho e ficaria sem grande detalhe e acrescentaria mais uma distracção. Outra razão é que quando se tem uma coisa daquelas apontada não se olha para a pessoa e foi por isso que foquei só na ponta da arma.

Eu agora vou tentar participar sempre nestes desafios, se tiver alguma que tenha relação como tema e a possa publicar ou então tentar fazer uma nessa semana.

Partilhar esta Página