Desafio Foto da Semana #134: Sinais de Trânsito - Contextos

Parabéns ao vencedor! Também gostei bastante da foto do Rafaclau.

Já uma vez tinha alertado para este facto, mas não percebo porque é que continuam a existir participações sem título. Acho que faz toda a diferença!
 
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes. Eu gostei bastante da foto do Rafaclau mas a minha favorita também era a do Xabita! A conjugação do da sinalização com as pessoas ficou 5*!
Venha o próximo!
 
Desculpem o atraso, mas enquanto não arranjar 2 secretárias, não consigo dar conta de tudo

Mais uma vez realço que os meu comentários reflectem a minha opinião e leituras pessoais, dentro das regras mais "usuais" da fotografia.


PedroCB - "Stop" : Um sinal contra o céu, numa perspectiva "arroajada" funciona bem. O que não gostei foi o facto do motivo ter ficado mal exposto", de se notar um pequeno excesso na edição ( aura à volta do sinal ). Acho que uma "flashada" teria resultado ai.

Vandrare - "...Só falta subir as escadas." : Percebi e até gostei da ideia. O problema é a leitura da fotografia de forma a associar os "motivos". Sempre que olho para a imagem, olho para o caixote do lixo e sigo pelas escadas acima. O sinal, muito importante para o contexto passa "despercebido".

T0utatis - "No entry" : Sou fã de "fachadas" de edificios, mas principalemnte por motivos pessoais, prefiro simetria nas mesmas. Assim como está a composição fica muito morta e confusa ao emsmo tempo. Um elemento humano ( ou não ) daria outra vida à composição.

morbid - "Mesa de um bar" : De todos talvez tu tenhas tido um local maravilhoso para criar uma composição interessante. Mas acabou por ser uma composição, com o motivo principal centrado, e um segundo plano confuso, sem qualquer tipo de seguimento. Não sei se tinhas tempo, mas uma composição com a mesma mesa mais à direita, e outra cheia de bebidas ( e pessoas, opcionalmente ) do lado esquerdo. Isto é apenas uma das ideias. Mas não te preocupes que acontece a todos :D

xabita - S/T : Momento unico. A conjugação do casal com ambos os sinais e a passadeira. Para ficar "top" do "tops" era aquele arco ser "excluido". Tem demasiado destaque.

Mal vi a fotografia, marquei na minha agenda como vencedora.

E.Guerra - "2m para o passado..." : Na tua composição é mais fácil de explicar o que não gostei desta forma: Se o sinal não estivesse a cores, passava despercebido. Eu até gostei da ideia, ams nessa perspectiva não. De uma perspectiva mais à direita, sem que o sinal ficasse no limite direito, de forma a "forçar" a leitura do sinal para o "tunel".

Em relação às cores, preferia ver a imagem a cores, desaturadas, e ai sim, carregar no vermelho do sinal.

rafaclau - "Se tens Olhos Para": é verdade que foi uma das imagens que mais gostei, mas pessoalmente e para efeitos de "desafio", dou sempre mais valor a uma fotografia "as is" do que "editada". Daí uma MH "divida". Foi precisamente para premiar a parte de edição".

Vitor SF - "Cedência de Passagem" : Mesmo que gere "polémicas", a tua fotografia não ganhou porque a do xabita criou um contexto mais "elaborado", apenas isso. Gosto da utilização do "sinal" para seguimento da leitura de toda a fotografia. O "ambiente" está um mimo.

rjkardoo - "batló" : Não leves a mal, mas não percebi o conceito. O 2ª plano, apesar de ser interessante é confuso e rouba destaque ao motivo principal. Depois ao fazermos a leitura da fotografia, somos forçados a seguir as regras de ouro, da esquerda para a direita ( por culpa da confusão do segundo plano), e mesmo aí a seta abralha o nosso cerebro e insiste a voltarmos à esquerda.

Darkstyle - "Algo Diferente": Devia ter apostado num crop mais apertado, tipo um terço da direita para a esquerda, pois está ali um espaço morto, sem inetresse.

Veterano * "Proibido Estacionar": Esta foto esteve perto do empate na MH ( e estaria se eu excluisse "foto-montagens" ). Assim digamos que é um 3ª lugar. Gosto como "fotografia de rua", a dispsição dos elementos humanos ( todos ), mas o sinal não fica no contexto de forma tão forte como na fotografia do xabita.

jm1.jonas - "The Lost Levels": Não leves a mal, mas quem ficou "lost" fui eu. Muita informação, os elementos humanos "cortados".. não, não resulta.

[makina] - "Two Ways" : Esta composição/enquadramento com uma dlsr e uma tele ( de forma a compactar o 2º plano" seria um mimo. Assim, fica um fundo muito longe e o autocarro perdido por lá.
 
Obrigado pelo comentário. Ajuda a perceber os erros que se cometem...O Fundo está demasiado focado e acaba por se perder o elemento principal. O conceito é que a seta aponta para Batlló à esquerda mas a Casa Batlló é a que aparece na foto mais à direita.
 
Back
Topo