Foto da Semana #136: Chuva

Veterano

Power Member
Foto da Semana #136: Chuva

Temos pela nossa frente uma semana recheada de chuva e sendo eu um adepto da mesma em termos fotográficos decidi optar por adoptar a chuva como tema! Existem mil e uma formas de retratar a chuva, sejam originais e não apanhem nenhuma constipação! :p

Deixo aqui um exemplo pessoal de uma foto tirada num dia de chuva:


DSC_0036 by VitorCorreia, on Flickr


Mais alguns
http://www.flickr.com/photos/anto13/7138776427/
http://www.flickr.com/photos/8050359@N07/7461521350/
http://www.flickr.com/photos/57270088@N07/7420017474/


-------------------------------------------------------------------------------------

As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma fotografia por utilizador, tirada e submetida pelo próprio que pode ser alterada durante o concurso (editar post)
2. As fotografias devem ter no máximo 800 pixeis no lado maior
3. As fotografias devem ter um título e o EXIF possível (maquina/modelo, lente, abertura, tempo de exposição, iso, flash, etc)
4. Fotos vencedoras de concursos anteriores não podem ser resubmetidas.
5. O vencedor deverá lançar novo desafio em 24 horas após o conhecimentos dos resultados
6. Será elegido um 2º lugar "Menção Honrosa", e será o substituto do primeiro lugar caso este não submeta um desafio 24horas depois de anunciado o 1º lugar

Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e o vencedor for anunciado.

Para esclarecimento de dúvidas enviem PM.


Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois do vencedor ser declarado.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 24:00h, 5 de Novembro 2012. O vencedor será escolhido de seguida.
* O vencedor deste desafio escolhe o tema do próximo assim como o seu vencedor.
 
Reflexos



Máquina SONY
Modelo DSLR-A450
Exposição 1/8
Abertura f/4
ISO 1600
MeteringMode Pattern
Flash Não
Dist.Focal 26 mm
 
Rainy Season

img6971z.jpg



Camera Model: Canon EOS 450D
Lens: EF24-105mm f/4L IS USM
Focal Length: 105mm
Focus Distance: 11.9m
Aperture: f/4.0
Exposure Time: 0.020 s (1/50)
ISO equiv: 800
 
Última edição:
Sad rainy day

chuvaw.jpg



Modelo da Câmera: Canon PowerShot A3300 IS
Lentes: 5.0-25.0 mm
Data da Imagem: 2012-11-03 15:42:03
Distância Focal: 5.0mm
Distância Focal: 0.20m
Abertura: f/2.8
Tempo de Exposição: 0.0040 s (1/250)
Equivalência do ISO: 400
Bias de Exposição: -1.00 EV
Modo de Medição: Matriz
Modo de Exposição: Manual
Balanço de Branco: Automático
Flash Disparado: Não (executada)
Software: Adobe Photoshop Lightroom 3
 
Já passa da meia noite, portanto, já posso dar como encerrado o desafio!
Relativamente às fotos, vou dar a minha opinião pessoal em relação às mesmas e espero que não levem a mal, pois eu próprio não me sinto muito à vontade em criticar o trabalho dos outros mas faz parte do desafio, portanto, vamos lá:

HokTar - Escape
Percebe-se que estava um dia de chuva, no entanto, a foto está bastante tremida e apesar de ficar com a ideia de movimento não dá para retirar muito mais informação da foto! Dá a entender que foi tirada dentro de uma viatura e acredita que é pena os elementos não terem ficado mais visíveis, acho que terias aqui uma bela foto! Mas cumpriste com a ideia do desafio, a chuva está lá e fico com essa sensação quando olho para a foto.


PedroCB - Reflexos
Inicialmente ainda pensei que os reflexos fossem de uma piscina/tanque/etc e só depois é que reparei que dem ser de uma poça de água no chão. Gosto dos reflexos das luzes mas o motivo em si não tem grande interesse. Para tornar esta foto interessante faltava, na minha opinião, un(s) pingo(s) de chuva, acho que com isso a foto ganharia outra dimensão e ficaria bastante mais interessante!


Warlord - Rainy Season
Quando vi esta foto pela primeira vez disse para mim baixinho: Wow, que foto fantástica! Que mood, vê-se mesmo que estava um daqueles dias chuvosos em que só apetece estar em casa! Esta foto consegui transmitir-me bastantes emoções e isso é algo que procura nas fotografias, portanto, escusado será dizer que é uma das minhas fotos favoritas desta passatempo e conseguiste sem dúvida captar a essência do tema e transforma-lo numa bela foto! Parabéns!


rjckarddo - Piazza Navona
Conseguiste captar em vários aspectos o tema! Nota-se no piso molhado, nas pessoas com guarda-chuvas e nas nuvens cinzentas que cobrem o céu, no entanto, para mim nenhum deles tem um real destaque na foto, ou seja, para mim, se tivesses focado a tua atenção num só aspecto terias provavelmente conseguido criar uma imagem com maior impacto! Olhando para a foto, eu no teu lugar teria optado por dar destaque às pessoas e ao chão molhado, deixando o céu para quem está debaixo dele..lol...acho que seria mais interessante captar as pessoas com os guarda-chuvas e o chão molhado e conseguirias transmitir uma imagem mais forte do que aquela que aqui apresentas. Além disso, teria se calhar também optado pelo P&B.


irmscher - Splash!
Ora aqui está algo que eu nunca consegui fazer numa fotografia...não faço ideia se é fácil ou difícil mas gostei muito da foto e do título: Splash! A superfície molhada em conjugação com o dito Splash fazem desta uma foto que também retrata bem um dia de chuva e aqueles pingos grandes de água fria que caem pela rua fora.


jm1.jonas - Cruzeiro
Interessante é o mínimo que eu posso dizer em relação à tua foto! Dei voltas e voltas para pensar qual a razão de teres optado por colocar esta foto e depois reparei que a foto apresenta o que aparenta ser algumas pingas de chuva, não são muito perceptíveis mas estão lá (a menos que já esteja a ver coisas..lol)...depois fiquei a pensar no conceito da foto e até tem a sua lógica pois o São Pedro é o responsável pelo tempo, logo, quando precisamos de chuva recorremos à ajuda divina para pedir que chova lá de cima...não sei se a minha visão é algo rebuscada mas foi a esta conclusão que cheguei.lol...no geral gostei bastante da foto e do conceito apresentado, as nuvens e a lua dão o dramatismo necessário à foto, para ficar perfeita gostava mesmo de ver o conceito chuva mais presente, mas mesmo assim está uma boa foto!


Mano_X - Sad rainy day
Mais uma abordagem diferente ao tema. Gosto disto, gosto quando tentam ser criativos e procuram novas formas de enquandrar um tema noutro tema. Neste caso, só não gosto do tratamento que deste ao fundo da foto, na minha opinião não abona muito a favor da foto. Teria também optado talvez por outro tipo de composição, tendo em conta que neste caso o tema principal é a chuva, teria dado mais atenção a esse pormenor e não teria dado tanto protagonismo à casca da castanha. Mas, mais uma vez realço a importância de pensar fora da caixa, isso é importante e é algo que eu tenho sempre em bastante consideração.


schon - Chuva nocturna
Gosto do ambiente da foto e do tratamento que lhe deste. Não gosto tanto da composição, eu teria optado talvez por um enquadramento na vertical, dando assim mais ênfase ao caminho molhado e às luzes que iluminam esse caminho. No lado direito não há muita informação interessante, daí achar que esse enquadramento teria mais possibilidade de resultar melhor na vertical...além disso, adorava ver o elemento humano nesta foto, acho que se tivesse isso iria encher por completo as minhas medidas pois gosto bastante de nocturnos chuvosos por causa deste tipo de ambiente mas acho que o elemento humano acaba por ser quase sempre essencial para a foto transmitir algo mais.


rafa_gms
Na minha opinião o motivo está bastante centrado, acho que deverias ter optado por um enquadramento mais próximo do ramo, sendo assim mais visíveis as gotas e retiravas tanto protagonismo ao fundo, que apesar de ser bonito, acaba por desviar bastante o olhar do motivo principal por ter cores tão garridas. Mas gostei do motivo, só tenho mesmo pena que não tenhas aproveitado o momento para fazer uma macro nas gotas, acho que a foto ficava mais engraçada com as cores de fundo na própria gota.


Darkstyle - Reflex
Gostei da diversidade de tamanhos de gotas que estão na folha e, como é óbvio, aquela gota com o reflexo das restantes folhas. Como ponto negativo, destaco apenas o fundo que penso ser uma rua com casas que apesar de não distrair muito do motivo principal acaba por se reparar quando analisado ao pormenor.


E prontos, estão feitos os comentários, fui o mais sincero possível e espero que não fiquem chateados comigo :)
Isto é sempre muito relativo porque depende muito daquilo que procuramos numa foto mas no geral todos foram fieis ao tema e cumpriram com o desafio e estão portanto todos de parabéns!

Passando aos vencedores: Para mim houve uma foto que se destacou das restantes e não tenho/tive qualquer dúvida em elegê-la como vencedora, e essa foto pertence Warlord, parabéns, conseguiste mesmo transmitir aquilo que eu procurava neste tema!

Quanto à menção honrosa, confesso que fiquei divido e vou ter que escolher duas fotos por motivos diferentes, e essas fotos pertencem ao irmscher e ao jm1.jonas. Parabéns a ambos.

Mais uma vez parabéns a todos e obrigado por terem participado neste desafio. Venha o próximo :)
 
Veterano,

Obrigado pela crítica! A minha ideia principal para esta foto era mesmo transmitir o movimento de fuga (com exposição longa) da cidade cinzenta e confusa.

E parabéns ao Warlord! Mal vi a foto, considerei-a imediatamente como a vencedora.
 
Última edição:
Parabéns ao justo vencedor!;)
Quanto à minha foto obrigado pelo comentário. Tive de tirar muitas fotos até que saísse uma foto como eu queria.
 
Warlord, sim senhor, grande foto!

Veterano muito obrigado pela MH, e já agora, sim estava a chover, podem não se ver as gotas directamente, mas o céu estava cerrado todo aquele preto nas extremidades da foto são nuvens, não levou qualquer tipo de vignette, estive um bom bocado até aparecer uma aberta entre as nuvens para a se ver a lua, porque o ceu estava mesmo completamente negro e pouco tempo depois de ter tirado a foto tive de me ir embora porque já estava a chover demais para andar (a foto foi tirada a semana passada, na noite de quinta para sexta).
 
Obrigado Veterano pelo tempo despendido nas criticas.
Warlord é mesmo WOW excelente exemplo que deste, provoca uma imersão total no tema, brutal mesmo.
Como já é apanágio, Parabéns a todos.
 
Obrigado pelos comentários e pela escolha :)

Posso adiantar que minutos depois de ter tirado aquela foto apanhei a maior molha da minha vida e ainda tive de atravessar uma estrada com um palmo de agua, felizmente a minha mochila tinha capa para a chuva, já eu fiquei encharcado da cabeça aos pes :p

Parabens aos restantes participantes, boas fotos!

Assim que encontrar um tema já lanço novo desafio :)
 
Back
Topo