Foto da Semana #140 - High ISO

Mano_X

1st Folding then Sex
Foto da Semana #140 - High ISO
Para este desafio proponho que nos deixemos de lamurias quando temos de recorrer a um dos calcanhares de Aquiles dos nossos equipamentos, o recurso dos altos valores ISO.
Em película, o grão era recorrente e até muito bonito, em digital temos o mal famigerado "ruído", mas porquê enterrar a cabeça na areia quando o "ruído" pode muito bem ser o nosso maior aliando? Usem o ruído ajudando a criar imersão no local ou momento da fotografia. A B+W a cores, a mono-tom venham dai as vossas melhores interpretações para o desafio proposto.

4629632777_d8cafbf413_z.jpg

Exemplo próprio Canon 1000D ISO 1600 (onde ela se borra toda)

high-iso-grain_abstract-landscape.jpg


573400818_TG22x-L.jpg





As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma fotografia por utilizador, tirada e submetida pelo próprio que pode ser alterada durante o concurso (editar post)
2. As fotografias devem ter no máximo 800 pixeis no lado maior
3. As fotografias devem ter um título e o EXIF possível (maquina/modelo, lente, abertura, tempo de exposição, iso, flash, etc)
4. Fotos vencedoras de concursos anteriores não podem ser resubmetidas.
5. O vencedor deverá lançar novo desafio em 24 horas após o conhecimentos dos resultados
6. Será elegido um 2º lugar "Menção Honrosa", e será o substituto do primeiro lugar caso este não submeta um desafio 24horas depois de anunciado o 1º lugar

Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e o vencedor for anunciado.

Para esclarecimento de dúvidas enviem PM.


Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois do vencedor ser declarado.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 22:00h, 03 de Dezembro de 2012. O vencedor será escolhido de seguida.
* O vencedor deste desafio escolhe o tema do próximo assim como o seu vencedor.

Boa sorte!
 
Focus

dsc06682v.jpg



Máquina Sony
Modelo DSLR-A450
Exposição 1/80
Abertura f/5.6
ISO 1600
MeteringMode Pattern
Flash Não
Dist. Focal 45 mm
 
Tiago@Rosetta
Blacksmith: Uma imagem que já tinha passado por aqui, que também se enquadra no tema proposto. Gosto em particular da edição a nível cromatográfico, quanto a presença de ruido, este faz-se sentir de forma muito subtil contribuindo para ideia de antiguidade que o motivo encera na sua prática. Tecnicamente no que refere a composição e focagem não tenho nada a apontar, quanto a noção de movimento/atividade que propositadamente quiseste deixar no motivo, esta muito bem entendo a tua interpretação.

rafaclau
Dog in the moonligth: Ressalta com grande destaque um segundo plano interessante, ruido presente, com ligeiro arrasto das nuvens, transmite uma ideia de místico/sombrio. Denota-se cuidado na composição mesmo a nível de crop, mas o que de mal lá estava, lá continua. Aquelas intrusões do lado esquerdo da chaminé, são elementos distrativos que não abonão à composição. O cão é percetível e bem distinguível relativamente ao seu posicionamento, contudo só faltou o ponto de referência/confirmação de posicionamento, a presença de reflexo nos olhos.

St0ned
Nikon D80: Simples, direta e eficaz. Ruido foi utilizado em consonância com a edição para criar a noção de “equipamento já datado”. Bom aproveitamento do posicionamento da iluminação, mas beneficiava de um ligeiro aperto na composição no lado esquerdo, a perspetiva utilizada para captar o motivo é algo monótona (simplesmente porque esta ao mesmo nível da nossa (humanos) forma de olhar) mas que resulta num porto a favor para a ideia de algo que “já não tem interesse” e a monotonia é facilmente associada a algo já datado. (nunca na minha vida uma D80 ira ser monótona, mas entendi a ideia)

[makina]
Foto-reportagem de um evento, onde o ruido esta lá bem “mascarado” pelo recurso a tua edição, mais uma foto onde não há muito a dizer quanto a focagem e composição, em especial no que refere a composição, que é a possível ao nível da plateia. Desculpa não ter muito para dizer da tua fotografia, simplesmente não mé é muito apelativa, não confundir com desinteressante, pois ela compre a 100% o propósito para o qual foi obtida e enquadra-se com o tema a desafio.

PedroCB
Focus: Composição interessante, boa noção de espaço dadá pelo aproveitamento dos elementos secundários e da sua composição a nível de enquadramento.
O ruido desta fotografia induz uma “textura” muito bonita, gosto mesmo do efeito conseguido para a participação na temática desta semana. Com o recurso do material utilizado não lhe encontro pontos negativos, quando aplicada ao exercício pedido.

capitaomorsa
O fado de Ana Moura: ainda este ano tive o privilégio de ouvir esta Senhora ao vivo. Ora bem que tenho eu a dizer sobre a foto? Muito pouco na verdade, entendo o tom azul em conjugação com o ruido, é Fado, melancólico, triste é uma forma de estar.
Boa edição, com referência ao cuidado que tiveste em adicionar algum “Sharp” ao olhos. Composição, tens ali do lado esquerdo um microfone “perdido” em termos de composição faz o “gajo” desaparecer.

Veterano
Grain: está foto ai esta foto… é exactamente o que era pretendido, o ruido induz ambiência, imersão na ação que decorre e porra que até chego sentir o frio que essa senha vai a sentir.
Utilização perfeita dos recursos disponível, a nível técnico como a nível de localização, excelente jogo de contrastes de luz.

Viriat0
#5 Avançamos?: tenho serias dificuldades com esta fotografia, entendo a noção que querias transmitir, a vontade de dar o passo em frente e caminhar para a luz, ir em busca do desconhecido, existem as opções de cada uma das portas e existe o “chamamento” da luz. Até aqui tudo muito bem, o que não consigo “ler” é o beneficio que o ruido te trousse a esta foto, da forma como esta conseguida não consigo entender, conseguiria se introduzisses mais ruido de uma forma seletiva, e não o utilizasses para guiar o observador para onde tu querias que ele se direcionasse. Contudo gosto da ideia.

pitogas
Está frio...: esta ficou demasiado destruída pelo excesso de ruido, é a grande dificuldade de usar a 1000D a ISO 1600 com essas condições de luz… ela borra a pintura toda. Dois pontos onde podes melhorar muito: a nível de composição, não cortes o “rabiosque” ao canídeo e toma atenção onde a máquina fez a focagem, neste caso na parede do lado esquerdo a numa zona de contraste entre o cão e a lareira. Se for intuito de utilizar a imagem apenas numa resolução de 400X300, então sim dessa forma mesmo com o excesso de ruido a coisa ainda passa.

Spaceboy
Cigarette pile: Hummmmm malandro outra que gosto bastante, mais uma vez pela textura do ruido, é semblante à textura do papel dá-lhe muito caracter, gosto da edição e da composição, pontos para ti por teres esta abordagem simples e com um excelente resultado ao tema proposto.

rafa_gms
Colocaste-a aqui por ter sido obtida em ISO elevado 6400, mas ela contem tanta informação que quase nem se da pelo ruido, há movimento muito distinto dado pelo zoom-panning mas em nada beneficia da presença ou não de ruido, é um bom exercício mas não se enquadra da forma como pretendia para este tema.

boras
Sintra: Apertavas um bocadinho mais no topo e davas um pouquito mais ao terço inferior, isto se as condições te permitissem. Gosto da altura da perspetiva, do preto intenso mas não gosto da falta de informação dos tons médios, não dá para “espremer” um pouco mais nas curvas? Mesmo que tenhas de sacrificar um pouquito pequeno de nitidez, porque vais ter de suavizar ruido, esta fotografia beneficiava de mais informação nos tons médios. Se tiveres acesso a uma máquina analógica, experimenta fazer novamente esta fotografia em condições semelhante em especial com filme B&W pode ser um barato como o Ilford HP5 1600 ASA (vais ver como “nós” da era digital andamos a perder em latitude para o filme analógico, vais ver esses tons médios fazer POP e depois dizes WOW…)

Salvador_
Muito interessante, composição cuidada e bom jogo de motivos, o ruido adiciona caracter à fotografia. Não gosto do grande corte no relógio, é pena pois é parte da informação primaria para a leitura dessa fotografia, o enquadramento pede um motivo de primeiro plano completo, gosto do tilt tentando manter as linhas mais fortes verticalmente alinhadas.

Darkstyle
Com o equipamento em questão, deixa-me premiar-te pela nitidez conseguida, como na foto anterior gosto do tilt, gosto da do cuidado com a composição, contudo o ruido nesta forma é visionado (por mim claro) meramente como uma dificuldade técnica que encontras-te por parte do equipamento utilizado. Como teria resultado? A meu ver teria resultado bem com a introdução de um momento/plano onde o fumo (se ele existiu) fosse uma presença bem determinante dessa forma captavas ambiência e adicionavas emotividade na fotografia.

Terminando isto, que é coisa que não gosto, o tecer de considerações sobre o trabalho dos outros, não sou capaz de fazer melhor nem tão pouco estou na pele de cada um no determinado instante em que se obtêm as imagens, por isso posso só expressar o que deste lado do monitor consigo vislumbrar. Dito isto resta-me apenas escolher os vencedores:

Vencedor: Veterano
MH’s: PedroCB; Spaceboy
 
Última edição:
Grande desafio, muitas fotografias interessantes.

Um obrigado daqueles especiais ao Mano_X pelos os comentários, até com as fotografias dos outros participantes aprendemos.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes.
 
Back
Topo