Foto Review Samsung LCD TV LE32A552 ( Series 5 )

Vou deixar aqui a sujestão para tirarem o melhor partido da imagem deste LCD bem como o 557.(estas opções se disponiveis servem para outros modelos da Samsung).

Os settings no modo "Standard" são os que dão os melhores resultados neste modelo (em especial depois da ultima actualização de firmware), mas existem algumas opções que devem alterar, e que são as seguintes:

Movie Plus - Está opção serve para que a imagem fique mais fluida, em especial nos filmes pois retira completamente aquele efeito de filme e dá a ideia que o filme está a correr com mais frames por segundo, existe quem goste mas eu pessoalmente não, alias existem varios problemas tendo está opção activada em qualquer um dos niveis ( baixo, médio ou alto).
Reparei que com esta opção activada alguns jogos da PS3 se comportavam de maneira estranha, pois de tantos em tantos segundos a imagem fica tipo aos soluços e depois volta a ficar fluida novamente (parece que tem quebra de frames).
Reparei também que em modo SD a imagem tinha alguns artefactos que com isto desligado desapareciam.
Recomendo ter então a opção "movie Plus" desligada em todas as fontes.

Ajuste de preto - Hoje descobri que esta opção acaba com um problema de que muitos se queixam, de que é que quando estão a ver o LCD de um dos lados a imagem ficava um pouco mais clara.
Experimentem activar esta definição de frente para o LCD e vão ver que a imagem quase que não se altera, mas se fizerem isto de lado vão ver que aquela imagem clara vai desaparecendo conforme forem activando os varios niveis.
Eu tenho o meu nivel de preto em médio mas agora experimentem e vejam o que é o melhor, pois como sabem existem 3 tipos de paineis, (S, A, C) vão ver que a imagem fica praticamente igual como se estivessem de frente.

Nivel de preto HDMI - Esta opção por defeito está em "baixo" e é assim que devem manter, pois é o nivel que todos os equipamentos que se ligam atraves das portas HDMI trazem por predefinição.( leitores de blu-ray, DVD, Zon Box, MEO Box, etc)
Mas por outro lado existem alguns que se tiverem a opção para mudar devem alterar esta definição para "normal", por exemplo a PS3 tem esta opção, se tiverem a PS3 em "RGB limited" devem ter esta opção no LCD em "baixo", se por outro lado mudarem esta opção na PS3 para "RGB Full" para terem uma profundidadde de cores maior devem activar o nivel de preto por HDMI para "normal".
RGB Full utiliza uma palete de cores de 0-255 onde 0 é o preto e 255 o branco, quanto que RGB Limited utiliza uma palete de cores de 16-235.
Se uma fonte envia o sinal de 0-255 o receptor (LCD) deve utilizar a mesma palete de cores (NV. HDMI normal).
Quando ligarem um PC ao LCD também devem mudar para "normal" pois as placas graficas utilizam uma palete de cores de 0-255.
Devem utilizar cada porta HDMI para cada fonte e não andar a trocar, pois esta definição mantem-se sempre, e se por exemplo a HDMI 1 estiver configurada para "normal", se ligarem lá outro aparelho que já não suporte esta palete de cores vão ter problemas, ou ficam com a imagem muito clara e com pouca cor, ou então muita cor e muito escura.

Espero ter ajudado.
Cumps;)
 
Optimo post, apenas acrescento que nas definições detalhadas temos também o Gama e o Tom de pele.

Gama é para aumentar ou diminir a luz do contraste dinamico ou mesmo que o contraste dinamico esteja desligado nota-se a imagem mais escura ou mais clara para mais escuro é de zero pra baixo -1 -2... para mais claro(luz) +1 +2... ou se não quiserem alterar 0, eu utilizo -1.

Tom de pele serve para dar mais vivacidade ás cores, eu utilizo +1 para tv e ps3, já vi em foruns que recomendam +4 para ps3 mas as cores ficam muito berrantes pro meu gosto.

Não sei para que serve a opção melhor. extremid.

Como posso ver se o meu lcd está com a actualização nova é possivel? não existe nenhuma zona no menu que indique isso?
 
Última edição:
Optimo post, apenas acrescento que nas definições detalhadas temos também o Gama e o Tom de pele.

Gama é para aumentar ou diminir a luz do contraste dinamico ou mesmo que o contraste dinamico esteja desligado nota-se a imagem mais escura ou mais clara para mais escuro é de zero pra baixo -1 -2... para mais claro(luz) +1 +2... ou se não quiserem alterar 0, eu utilizo -1.

Tom de pele serve para dar mais vivacidade ás cores, eu utilizo +1 para tv e ps3, já vi em foruns que recomendam +4 para ps3 mas as cores ficam muito berrantes pro meu gosto.

Não sei para que serve a opção melhor. extremid.

Como posso ver se o meu lcd está com a actualização nova é possivel? não existe nenhuma zona no menu que indique isso?
A opção melhorar extremidades serve para dar mais ou menos aliasing a imagem, funciona como um filtro.
Não consegues ver qual o firmware que tens instalado, só no menu de fabrica.
 
A opção melhorar extremidades serve para dar mais ou menos aliasing a imagem, funciona como um filtro.
Não consegues ver qual o firmware que tens instalado, só no menu de fabrica.

Uma busca na net por "service menu" e tens lá a indicação de como acederes... claro está que se mexeres nos valores, podes ficar com a tv inoperacional....
 
Já vi que este tópico está cheio de entendidos em LCD e eu ando mesmo a precisar de ajuda...

Ora, eu pretendo ir para um 32" Full HD, vou-lhe ligar uma PS3 para jogar e também ver filmes em Blu-Ray, além disso mais tarde estou a ponderar a comprar de um kit AV que pode vir com leitor de Blu-Ray (isto depende da qualidade que conseguir obter na PS3)...

À partida (e essencialmente por questões monetárias) já tive em conta dois modelos, ambos Samsung, LE32A656 e LE32A557. Os Sony e Philips que vi eram todos muito caros para as mesmas características... Para os LG confesso que ainda não prestei grande atenção.

Para começar uma dúvida relativa ao 656, em todo o lado vejo dizerem que o contraste é 15000:1 mas no site da Samsung PT (http://www.samsung.com/pt/consumer/...type=lcdtv&model_cd=LE32A656A1FXXC&fullspec=F) o contraste anunciado para este modelo é 50000:1, qual dos valores está correcto? É que o 557, supostamente é um modelo de gama inferior e anuncia 35000:1 de contraste...

Em relação aos 100Hz, na gama dos 32" não há nenhum modelo que os tenha? Devo ter isso em atenção ou não é necessário em modelos desta dimensão?

Uma última questão, li algures que os painéis podem variar, sendo uns melhores piores, quais os que devem ser evitados e quais os que devem ser procurados? Como posso saber quais são o quê?


Bem por agora é tudo, fico a aguardar respostas dos entendidos aqui do forum.

Desde já o meu muito obrigado a todos os que me respoderem.

Cumps,
Diogo Franco
 
Última edição:
"Em relação aos 100Hz, na gama dos 32" não há nenhum modelo que os tenha? Devo ter isso e atenção ou não é necessário em modelos desta dimensão? "

Boas tb ainda n me decidi ao q comprar...ando ainda no mercado a ver :P mas qt ao q te referiste no q respeita aos 100HZ tens a Panasonic 32LXD85 ou a LZD85 ou a philips 7403H se n me engano...neste momento tou mais virado para a panasonic LXD ta a um bom preço em varios sites...qt a A656 do que vi tb n tem ma imagem mas prefiro a panasonic...
 
Recebi agora um LE32a557p2f e já verifiquei que o painel é S.

Há maneira de pôr o wiselink a ler ficheiros video? Por default só lê mp3 e imagens.

A imagem não me parece nada de especial, noto uma nitidez esborratada. A imagem é mais vívida, mas por outro lado os defeitos foram aumentados face à minha Sony antiga CRT. Uso a ligação banal da antena e tenho TV Cabo, mas esperava melhor imagem que a minha tv anterior...
 
Recebi agora um LE32a557p2f e já verifiquei que o painel é S.

Há maneira de pôr o wiselink a ler ficheiros video? Por default só lê mp3 e imagens.

A imagem não me parece nada de especial, noto uma nitidez esborratada. A imagem é mais vívida, mas por outro lado os defeitos foram aumentados face à minha Sony antiga CRT. Uso a ligação banal da antena e tenho TV Cabo, mas esperava melhor imagem que a minha tv anterior...

O Wiselink na série 5 só lê mp3 e jpg. Vídeo é para as séries superiores.

Em relação à imagem, já aqui foi muito debatido no fórum essa situação, é normal essa tua opinião. Para tirares partido do teu LCD, tens de o ligar a uma fonte HD (Blue-Ray ou Meo ou ZonBOX)
 
Numa loja de electrodomesticos aqui em Coimbra, foi o sitio mais barato que encontrei pois o dono fazia-me cerca de 10% mais barato que na Worten ou *****.
Acho que é neste tipo de lojas que se conseguem os melhores negócios. E atenção que este LCD estava dentro de caixa e esta nunca tinha sido aberta pois ainda trazia os selos de fábrica, alias LCD´s é algo que não se deve comprar usado, pois nas lojas levam com porradas de horas de uso e depois afinal o preço relativo ao desgaste não compensa.


Podias mandar pm a dizer que loja é ? É que eu tb sou de coimbra e quero comprar lcd, obrigado.
 
Compra o mais barato pois o 556 e o 558 são iguais ao 557 a unica diferença é o pais, a versão 556 e 558 não são comercializadas cá mas é tudo o mesmo.
Os de 32 e 37 polegadas são de contraste 15000.1 e os de 40 polegadas ou mais de 30000.1.

Mas isso nao faz sentido nenhum... quando vais ao site da samsung diz la que o contraste da de 32'' e de 37'' é de 35000:1, e nao diz la nada que esses valores ao para 40'', alias estes valores estao mesmo na pagina dos modelos de 32'' e 37''.

Quer dizer que esses valores estao mal? Qual é a logica da marca colocar valores errados na página dos seus produtos? Isso é enganar os clientes...
 
Mas isso nao faz sentido nenhum... quando vais ao site da samsung diz la que o contraste da de 32'' e de 37'' é de 35000:1, e nao diz la nada que esses valores ao para 40'', alias estes valores estao mesmo na pagina dos modelos de 32'' e 37''.

Quer dizer que esses valores estao mal? Qual é a logica da marca colocar valores errados na página dos seus produtos? Isso é enganar os clientes...
O site da Samsung pt tem muitos erros nas specs, eles na mesma serie metem os valores todos iguais, ou seja os dos modelos maiores, o pior é que os modelos de 32 e 37 costumam ter specs mais baixas.
É o mesmo que dizerem que a serie 6 é 100hz, mas na realidade os modelos de 32 não o são.
 
Mas isso nao faz sentido nenhum... quando vais ao site da samsung diz la que o contraste da de 32'' e de 37'' é de 35000:1, e nao diz la nada que esses valores ao para 40'', alias estes valores estao mesmo na pagina dos modelos de 32'' e 37''.

Quer dizer que esses valores estao mal? Qual é a logica da marca colocar valores errados na página dos seus produtos? Isso é enganar os clientes...

Esse erro penso que só está na versão em português... já foi aqui debatido no fórum. Tenta ver em inglês ou alemão, p.f.
 
Por acaso até tinha procurado no Portugues e confirmei no Espanhol e ambos tinham os valores de 35000:1, agora fui ao ingles e realmente tem 15000:1, que estupidez meterem os valores no site oficial Pt mal.
 
Liguei o portátil pelo VGA e a imagem dá muito boa. Através de s-video ou RCA a imagem fica um bocado esborratada.

O problema é que só consigo ter som ligando os RCAs de audio com o de video ou com o s-video.

Ligando pelo VGA com os RCAs para audio o som não sai no televisor. :(
 
Liguei o portátil pelo VGA e a imagem dá muito boa. Através de s-video ou RCA a imagem fica um bocado esborratada.

O problema é que só consigo ter som ligando os RCAs de audio com o de video ou com o s-video.

Ligando pelo VGA com os RCAs para audio o som não sai no televisor. :(
Deves ligar só por VGA ou HDMI para teres HD, se ligares por Svideo a imagem dá esborratada porque está só dá em SD.
Quanto ao som os RCA são só de entrada, tens que ligar o pc por VGA e ligares o som nos jack que estão ao lado da porta VGA.
 
É engraçado que por outros foruns os users costumam postar os seus settings dos seus televisores e assim vão testando uns com os outros até chegarem aos setting ideais para esse modelo, era bom que quem tivesse este modelo de LCD ou outro da serie 5 fosse deixando aqui os seus settings para vermos qual a melhor forma de calibrar este modelo.
Eu como não tenho material de calibração e não tenho esperiencia nem conhecimentos tecnicos para calibrar um LCD uso os settings Standard, estou contente com a qualidade geral mas acredito que ainda podia melhorar.
Deixem as vosas sujestões.;)
 
2324.1.0.jpg


Comprei estas colunas para ligar ao LCD e posso vos dizer que o som é brutal, mas a minha duvida é a seguinte, o LCD tem o SRS True Surround que é um som surround virtual feito apenas em duas colunas mas apenas só funciona nos altifalantes do LCD.
Sabem se isto funciona se eu ligar a saida para auscultadores?
É que se eu ligar os fones ao LCD a opção de som fica a sombreado e não me deixa activar ou desactivar o SRS True Surround ou até mexer no equalizador.
 
Back
Topo