Fotografar a Lua

Meus amigos, ando com uma dúvida ou um problema, conforme o ponto de vista. Estou a tentar tirar uma foto decente da lua, e tenho aproveitado esta semana pois esteve lua cheia, já tinha tentado várias outras vezes mas o resultado nunca foi satisfatório e bem longe de ser bom.

Com a lente 18-55mm IS é para esquecer, pois a lua fica do tamanho de um ponto, com a nova 28-135mm IS, já está melhor, aliás está bastante melhor, apesar de ainda não ser o ideal, penso que pelo menos terá de ser uma 300mm. Adiante, o meu problema é que não consigo obter uma foto nitida, já tentei com o live view e zoom de 10x para focar, e mesmo assim não me sai bem.

Alguém me pode dar uma dicas ou um site onde estudar esta questão.

Canon 450D.28-135mm USM IS

Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Estive ontem a fotografar a lua com a 18-55, mas claro além de ficar um ponto tem de se fazer um crop enorme, ficando pixelizada:p

O que eu fiz foi basicamente colocar a abertura no mínimo (f grande), e ajustar a velocidade até conseguir uma foto +- decente.

Não te podes esquecer de colocar o iso no mínimo e usar um tripé, caso tenhas.



Nota: A fotografia acima foi a que tirei ontem, utilizei f/36 55mm 1/6s ISO: 100.
 
Última edição:
OK, antes de mais obrigado.
Estive a vêr as vossas fotos e esse nivel de qualidade eu também consigo, acho é que falta nitidez (sharpness) às fotos, não sei se me faço entender.

A técnica que uso é: Tripé (claro), mirror lock-up, timer 2s, com isto elimino os minimos movimentos que possam surgir.

Vou continuar a praticar e tentar, com persistência talvez chegue lá.
 
Ha varias tecnicas que o pessoal usa...
Mas ha uma coisa que normalmente se esquecem de indicar.
Se queres fotos claras e nitidas da Lua de dia ou de noite, vais querer o ceu o mais limpo possivel. Sem nuvens ou nevoa. A ausencia de luz circundante tambem e muito recomendavel, pois como e obvio as luzes de uma grande cidade iluminam nitidamente o ceu acima desta (para o caso de fotos a noite).
 
foco manual para o infinito
modo manual e vais jogando com a abertura e velocidade. n há valores certos, depende da hora, da luminosidade...

uma que tirei há uns meses
pict0142xk5.jpg
 
A técnica que uso é: Tripé (claro), mirror lock-up, timer 2s, com isto elimino os minimos movimentos que possam surgir.

dois segundos? isso nao é demasiado para lua cheia? tenho fotos da lua a 300mm f/5.6 a 1/125 ISO200, e tenho com boa definição. dentro dos limites da lente ranhosa que tenho, mas com definição.

acho que muito acima disso, vais estoirar a lua por completo. penso que abertura pequena aqui é desnecessario..
 
dois segundos? isso nao é demasiado para lua cheia? tenho fotos da lua a 300mm f/5.6 a 1/125 ISO200, e tenho com boa definição. dentro dos limites da lente ranhosa que tenho, mas com definição.

acho que muito acima disso, vais estoirar a lua por completo. penso que abertura pequena aqui é desnecessario..

acho que ele se referia ao timer da máquina e n à velocidade de disparo
 
OK, antes de mais obrigado.
Estive a vêr as vossas fotos e esse nivel de qualidade eu também consigo, acho é que falta nitidez (sharpness) às fotos, não sei se me faço entender.

A técnica que uso é: Tripé (claro), mirror lock-up, timer 2s, com isto elimino os minimos movimentos que possam surgir.

Vou continuar a praticar e tentar, com persistência talvez chegue lá.


Estás a fazer isso ao contrário :) (só se os 2 segundos forem do timer)

A lua, devido à sua luminosidade, não precisa de um tempo de exposição longo, muito pelo contrário.

Tirada por mim, quando ainda tinha a minha FZ5:
143713977_7ab4440254.jpg


f/5.6, ISO100, 1/100s

O ideal é meter a lente na sua abertura mais sharp (normalmente f/8), iso o mais baixo possível, e depois ir ajustando a velocidade de disparo. Isto tudo em modo manual, obviamente. Nas máquinas que têm controlo de D-Lighting também se deve desligar, assim como qualquer redução de ruído.

Nem sequer é preciso tripé ;) (quem tiver estabilização na lente)
 
Última edição:
O ideal é meter a lente na sua abertura mais sharp (normalmente f/8), iso o mais baixo possível, e depois ir ajustando a velocidade de disparo. Isto tudo em modo manual, obviamente. Nas máquinas que têm controlo de D-Lighting também se deve desligar, assim como qualquer redução de ruído.

Nem sequer é preciso tripé ;) (quem tiver estabilização na lente)

Nem mais, tirada ontem




F8, iso100, 1/180
 
Fiz esta quando estive em Portugal pelo natal. Nao se ve a Lua toda, mas como ceu ate estava limpo...
Foto aqui
Esta e ampliacao a 100%
3191805747_6c48bf4997_o.jpg

Vivitar 200mm,Handheld, ISO400, 1/320, suponho que F8

Infelizmente por ca tem estado nublado, caso contrario tentava com o tripe a ver a diferença
 
Última edição:
Nem mais, tirada ontem




F8, iso100, 1/180

Excelente Lua, é exactamente esse o meu objectivo. Estive a rever o que fiz e penso que o problema era alguma névoa que estava nessa noite, como estava ao pé do mar fazia-se sentir um pouco mais. Tenho de experimentar mais longe da costa.

Obrigado a todos pelas dicas.
 
Back
Topo