1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Técnica Fotografar a via lactea

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Martins_, 24 de Abril de 2012. (Respostas: 1729; Visualizações: 136681)

1. Nao, assim tão estrelado.

Última edição: 7 de Abril de 2013
  2. Ignis

Ignis Power Member

Também acho que não é possível.

3. Wildstar

Wildstar Power Member

Nem numa praia do Algarve?

4. pitogas

pitogas Power Member

No verão, de noite, é bem visível a olho nú. Tem é de ser num sitio onde não apanhe luzes nem poluição da cidade.
    Penso que não seja impossível, mas fica longe do exemplo mostrado.

5. Wildstar

Wildstar Power Member

Que é bem visível sei eu. A questão aqui é se há algum sítio com céu escuro o suficiente para ter aquele resultado. Eu acho que no Algarve é bem possível, numa noite seca e que não haja barcos com luzes a pescar ao largo.

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Para conseguir uma foto como aquela, é preciso estar numa local Class 1 da escala de Bortle!

Ou seja,a a Lua estar ainda "do outro lado" e sem qualquer poluição luminosa. Talvez algumas zonas do Alentejo tenham tais condições.

Era algo que adorava fotografar, mas passo 99,99% das minhas noites com poluição luminosa elevada :(

Ainda me lembro no Brasil numa zona remota olhar pro céu e ter tanta estrela...

7. csb-17

csb-17 Power Member

Para a serra da estrela não será possível? Lembro-me de ver muitas estrelas quando lá fui passar uns dias/noites.
    Estava era frio e não dava muita vontade de andar a tirar fotos :|

Cumps

8. Como disse anteriormente cá em portugal é impossivel de tirar esse tipo de fotografia, mas o sitio mais perto de portugal onde o podem fazer é na ilha de tenerife, teide (espanha)

9. E nas ilhas dos Açores, certamente haverá para lá muita ilha remota sem poluição luminosa e no Alentejo, há lá zonas penso que também muito remotas.

10. E a questao nao é so a poluiçao mas sim posiçao e altura , nao se esqueçam da lua.

11. pantanuska

pantanuska Power Member

Alguém conhece o EXIF, nomeadamente o tempo de exposição, da foto dada como exemplo? Procurei, mas não encontrei.

12. Ignis

Ignis Power Member

Sabendo alguma coisa de astrofotografia, aquela foto não passa dos 90 segundos ou começas a ver o arrasto das estrelas. Diria que o standard é mais 30Sec, quando fotografo as estrelas nunca passo dos 30sec. Aquela lente deve de ter uma abertura máxima de F/2.8, não tenho a certeza, mas certamente utilizou uma abertura entre 2.8 e 4. ISO's utiliza-se entre 800 e 3200, mas depende da camera e da sua performance em iso, eu nunca passo do ISO1600. Para calcular o máximo tempo de exposição que podes ter sem ver o arrasto das estrelas utilizas o seguinte cálculo 600/distançia focal. Portanto se estiver a utilizar uma sigma 10-20 numa Dx, a 35mm equivalente terá de ser 600/15 que dá qualquer coisa como 40sec.

13. pantanuska

pantanuska Power Member

O arrastamento poderá não ser problema se a camara estiver numa montagem equatorial (motorizada). Era mesmo isso que pretendia saber. Se foi uma foto "simples" com exposição prolongada reduzida (30 segundos ou pouco mais) ou com recurso a motorização, sendo que neste caso, o limite da exposição será mesmo o grau de poluição luminosa. Gostaria de saber como foi obtida.

Esqueçam. Não pode ser montagem equatorial se não não teria a montanha naquela perfeição.

Última edição: 25 de Abril de 2012
  14. Ignis

Ignis Power Member

Pode ser como tu disseste, fazia isso da montagem equatorial apenas para o céu e depois fazia outra exposição para as montanhas e juntava as duas. Num entanto ele utilizou a primeira hipótese, 30sec a um ISO razoável, já chega muito bem ;) As melhores fotos da via láctea raramente utilizam esse método da montagem equatorial.

15. pantanuska

pantanuska Power Member

Tens razão. Até podia ser montagem...nem pensei nessa hipótese!

16. Wildstar

Wildstar Power Member

17. pantanuska

pantanuska Power Member

18. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Algures ali para o alentejo já se consegue qualquer coisa.
    Para pessoal aqui mais perto da minha zona pode mesmo apanhar um barco e ir para os farilhões. Se a fotografia for no sentido Este/Sudeste dá para apanhar ao longe as Berlengas e o Cabo Carvoeiro.. :)

Partilhar esta Página