Técnica Fotografar a via láctea

Uma das minhas últimas tentativas :)

Torre+Vigia_g.jpg
 
@jjmaia algum tutorial para burros para tirar fotos assim? :bounce:

1- Colocar o telemóvel num tripé.
2- Tirar várias fotos com exposição longa (X segundos)
3 - Copiar as fotos para o pc e fazer stacking num software qualquer?

Só isto?
 
@jjmaia algum tutorial para burros para tirar fotos assim? :bounce:

1- Colocar o telemóvel num tripé.
2- Tirar várias fotos com exposição longa (X segundos)
3 - Copiar as fotos para o pc e fazer stacking num software qualquer?

Só isto?

Depois de chegar ao local sim, diria que é mais ou menos isso. O mais difícil é antes.

Tens que escolher um local e uma hora. O local te. Que ser mesmo muito escuro. Tem que ser numa noite sem lua e sem nuvens. Tem que ser na hora em que se vê o core da via láctea.

Mas o local tem mesmo que ser muito escuro e longe de qualquer tipo de poluição luminosa.
 
O local é que ainda não encontrei. Depois é descobrir a hora em que se vê o core da via láctea e comprar um telemóvel que consiga fazer essas trafulhices todas :bounce:
 
@jjmaia algum tutorial para burros para tirar fotos assim? :bounce:

1- Colocar o telemóvel num tripé.
2- Tirar várias fotos com exposição longa (X segundos)
3 - Copiar as fotos para o pc e fazer stacking num software qualquer?

Só isto?

Atenção que apesar de ter várias fotos da via láctea com o telemóvel, esta não é uma delas :p
No fundo é isso, mas quanto mais escuro for o local, melhor, e também tens de ter em atenção que para onde estás a apontar também deve ser escuro. Noite de lua nova (ou lua abaixo do horizonte) também é importante, assim como uma noite sem nuvens.

Tens vários sites onde podes ver a poluição luminosa, este é um deles: https://www.lightpollutionmap.info

Eu estou a tratar de fazer uns tuturiais (rápido no reels e com mais calma no youtube), está para breve :)

Depois de chegar ao local sim, diria que é mais ou menos isso. O mais difícil é antes.

Tens que escolher um local e uma hora. O local te. Que ser mesmo muito escuro. Tem que ser numa noite sem lua e sem nuvens. Tem que ser na hora em que se vê o core da via láctea.

Mas o local tem mesmo que ser muito escuro e longe de qualquer tipo de poluição luminosa.

Uma zona escura é importante mas não é impedimento de se conseguir tirar boas fotos. Da minha experiência, diria que zonas a amarelo do site acima não são o ideal, mas funcionam.
Esta por exemplo, o sitio não é mau de todo, mas estou a apontar para um sítio péssimo:

DSCF1451-Edit_g.jpg


Esta também é num sítio péssimo (amarelo) e mesmo assim consegui isto com o telemóvel:

IMG-20210809-234740-insta.jpg


Isto para dizer que mais depressa me preocupava com nuvens, lua e uma boa composição, do que andar a fazer kms para um sítio mais escuro, principalmente quando se está a começar. As minhas piores fotos da VL são no Alqueva :p
 
@jjmaia algum tutorial para burros para tirar fotos assim? :bounce:

1- Colocar o telemóvel num tripé.
2- Tirar várias fotos com exposição longa (X segundos)
3 - Copiar as fotos para o pc e fazer stacking num software qualquer?

Só isto?
Se fores usar uma máquina, ter em atenção a distância focal e a exposição para não teres o movimento das estrelas.
 
Esta já está na cabeça há muitos anos, mas só este ano a consegui fazer, faltava um tracker e uma mota :p

_DSF8836_g.jpg


Doidinho para usar o tracker mais vezes, abre todo um novo mundo de possibilidades :D

📷
Fujifilm X-T4
⭕
Nikon 50mm f/1.8 + Focal Reducer (36mm aps-c)
⚙️
🏍️
10 sec at f/4 (f/2.9 aps-c), ISO 3200
⚙️
✨
11 x 60 sec at f/4 (f/2.9 aps-c), ISO 800 - Tracked, 11 minutos de exposição
 
Back
Topo