Técnica Fotografar a via láctea

[makina];9235005 disse:
O ISO até pode ser a gosto mas a abertura é no máximo.

Fica aqui mais uma


IMG_5187 por igor.ferreira., no Flickr

essa é a linha que é perceptivel a olho nú no ceu. que settings usaste?

edit: já vi o exif no flickr. só fiquei com a duvida do tempo de exposição.
 
Última edição:
[makina];9235713 disse:
para captares o maximo de luz possivel reduzindo o ISO que te faz perder qualidade
Quando há poluição luminosa, ou quando ainda há alguma luz do Sol (como se viu nas fotos acima), o objectivo não é captar o máximo de luz possível, mas apenas a suficiente para ter a exposição desejada.
Além disso estou a assumir que o pessoal está a usar lentes de kit, que se tem de fechar uns stops para obter a nitidez e contraste máximos.
 
Eu usei a lente de kit e não há nenhuma luz solar (pelo menos nas minhas que foram tiradas entre as 0h e as 2h da manha. Mas podes ficar mais esclarecido com isto http://vimeo.com/16833554

Fiz exatamente como ele diz, embora tive que alterar o ISO para uma coisa mais aceitável porque a 550D não tem a mesma performance que a incomparável 5Dmarkii.

Alem disso esta foi a minha 1ª experiencia e tou bastante longe da perfeição mediante o equipamento que disponho. Quem sabe um dia possa fotografar com uma 5Dmarkiii ou superior. Gostava mas nesta fase de vida que é comum a maioria dos Portugueses é impensavel.
 
Fui tirar umas fotos á bocado e a via lactea é perceptivel, mas parece-me que a foto está meio desfocada. Estou a usar a tamron 17-55 a 2.8 em infinito. O que estará a falhar? (Excluindo eu lolol) amanhã já aqui meto o raw
 
Fui tirar umas fotos á bocado e a via lactea é perceptivel, mas parece-me que a foto está meio desfocada. Estou a usar a tamron 17-55 a 2.8 em infinito. O que estará a falhar? (Excluindo eu lolol) amanhã já aqui meto o raw

Podem haver várias condicionantes para isso acontecer

Podes ter errado o foco, o tripé podia não estar firme, poluição luminosa, arrastamento...

Ah, e é tamron 17-50 :D
 
[makina];9236920 disse:
Se em infinito aparece desfocada talvez tenhas que ajustar melhor.



Não duvidando da tua palavra, linka umas pic para a malta ver e comparar.

Ajustar como? Nunca tive problemas de focagem em Af. Porque razao haveria de ter em manual?

A olho vejo tudo nitidamente. Não hã poluição nenhuma.
 
Em infinito tem de estar focado, a não ser que as marcações na lente estejam erradas o que é improvável. De qualquer das formas já disse como focar num post atraz caso a lente não tenha marcações ou esteja a focar mal. O que está a falhar é de certeza que não meteste o self timer na maquina de pelo menos 2 segundos para que não tenhas vibrações quando pressionas o shutter nesse momento ou o teu tripé é muito fraquito. Já nem falo em lentes embaciadas porque estamos no verão e com este calor mesmo de noite isso é impossível.
 
Última edição:
Pelo menos a minha Tamron 70-300 foca no infinito ligeiramente antes da marcação da lente.
Faz assim, se tiveres live view, faz zoom 10x numa estrela e foca manualmente.
 
O meu tripé é bom, uso comando If e não tenho arrastamento na imagem, apenas noto que está desfocada.

O que me espanta é que outras fotos tiradas á minha rua estão boas. Amanha já tiro mais, mas com a prime de 20mm, para ver se ficam iguais
 
[makina];9236920 disse:
Se em infinito aparece desfocada talvez tenhas que ajustar melhor.



Não duvidando da tua palavra, linka umas pic para a malta ver e comparar.

Sém dúvida que com a 5D Mark, tens mais possibilidades de melhores fotos

Mas aqui estão algumas fotos tiradas com a 550D + UGA 10-20mm, que gostei bastante :

http://500px.com/photo/7889746

[URL="http://500px.com/photo/7443160"]http://500px.com/photo/7443160

[URL="http://500px.com/photo/7821356"]http://500px.com/photo/7821356

[URL="http://500px.com/photo/1314159"]http://500px.com/photo/1314159


[/URL][/URL][/URL]
 
Usa o foco manual e o live view com zoom 10x. Se a tua lente tiver uma coisa destas tenta guiar-te por aí. Se não tiveres nem LV nem um distance window tens de usar o viewfinder.
 
Yap, de facto esqueci-me de procurar pelo termo mais básico, estava a procurar por stars e sky em vez de astrophotography. Já me apontou para outros nomes que depois posso usar para pesquisar, pelos poucos preços está fora de questão comprar seja o que for, mas um dia destes talvez investigue o como fazer um.

Obrigado.

Procura por "home made motorized equatorial mount". Também podes optar por comprar um telescópio com montagem motorizada...sempre ficas com um telescópio/objectiva, que permite outros voos em astrofotografia. Podes sempre montar a camara através do telescópio, para fotografares astros, ou "em cima" do telescópio, para fazeres fotos do céu/via láctea (piggyback - http://www.astronomyhints.com/piggyback.html), aproveitando o motor.
 
Back
Topo