Técnica Fotografar a via láctea

Essa ficava melhor (para mim claro está) se baixasses a câmara de forma a enquadrares as sombras e os "pretos" ao nível do horizonte.
E com mais uma ou duas exposições acima para um panorama que apanhasse mais da Via láctea.
Isto dito por um noob neste tipo de foto :D
 
Aqui vai a minha humilde contribuição:
cno.jpg

Tirada com uma modesta Xiaomi Yi :D, com ISO@3200; 7.9s exposição, stack de 6 fotos no DSS e algum post-processing no photoshop
 
Boas... Tenho uma EOS 550d com a lente do kit 18-55 mm.

Nunca me estreei nesta área. Que settings recomendam? O sítio onde vou fotografar é para os lados de Viana do Alentejo. Posso dizer que vou de propósito lá para este fim e não queria que fosse uma viagem em vão (com maus resultados....)
 
Última edição:
ISO máximo, abertura máxima e uns 10s de exposição, depois ir ajustando a partir daí.

A abertura máxima neste caso é os valores de f mais baixos certo? Porque pelo que sei é que quanto maior o número f, menor é abertura (menos luz passa) e a profundidade de campo é maior, e quanto menor o número f, maior é a abertura e mais luz passa e a profundidade de campo é menor.
 
Última edição:
Já agora se me pudessem tirar umas dúvidas que tenho, normais de quem ainda está a iniciar-se na área...

Como faço para obter imagens nítidas? Isto é, sei que tenho que usar a focagem manual no modo live view, mas como fazem para obter um ponto de referência? Vi qualquer coisa dos pontos AF mas não percebi muito bem... A lente não tem a opção de focar no infinito, e obviamente vou usá-la no mínimo (nos 18 mm) para apanhar o máximo possível do céu.

Quais as melhores horas para fotografar? Convém não haver lua no céu certo?

Usam alguma aplicação que diga quando é que a lua já não se vê e que as condições sejam as melhores?
 
Back
Topo