Técnica Fotografar a via láctea

Obrigado pelas opiniões. Expliquem-me só que contas é que fizeram para dar o tempo de exposição?

O que eu hei-de fazer é, provavelmente, experimentar todas as lentes e logo se vê haha
 
Já fiz com 11-16,18-55, 24-70, 50mm... E só ainda não tentei com a 70-200 porque..... Não.

É como diz o @xukuru ... O importante é disparar e ganhar experiência ;)

PS: 500/distância focal... E mesmo assim ainda tiro uns segundos ao tempo que der...
 
Há quem use 600/distância focal. Se o objectivo não for grandes impressões, é mais do que suficiente, e sempre se ganhar mais exposição.
Mas atenção que tudo tem um limite, mesmo que as contas digam o contrário. 500/16= 31,25s Mas isto é demasiado tempo. Idealmente não passo os 25s. Tenho algumas com 30s e não envergonham ninguém, mas quando começamos a puxar pelo zoom vemos que não é bem a mesma coisa. Como o @Mr.Henrique diz, tirar uns segundos mesmo assim.

Como o @matavelhos vai fotografar com uma 550D, que tem uma performance muito semelhante à minha G1x, posso já dizer que não vai ter muita margem para puxar pelos raws naqueles ISOs. Portanto pode esquecer tamanhos grandes, e apostar em tamanho de "Facebook" e "Instagram". Assim pode ir buscar um shutter mais longo que não vai notar o arrasto. Tira por um lado, dá pelo outro. Fica sempre a ganhar :P

Daqui a 2 semanas é lua nova. Por isso toca a ir para um sítio escuro fotografar!
 
Obrigado pela informação, vamos lá ver se arranjo companhia para uma aventura. Sinceramente ainda não me sinto à vontade para andar sozinho por aí com material que ainda vale umas boas centenas no meu caso às tantas da noite hahaha

Para não falar que dá sempre jeito ter alguem para dar duas de treta.

Vou-me materizar para o resto da vida por ter ido à serra da Estrela e não ter testado estas coisas.. Era o sitio ideal

Já agora, o que é uma impressão grande?! Por acaso tenho aqui uma foto tirada na serra da estrela que gostava de imprimir, mas nem sei bem até que tamanho consigo algo decente.
 
Referia-me mesmo ao tamanho da impressão. Tu podes imprimir telas bem grandes com essa máquina! Tem resolução mais do que suficiente para grandes dimensões (eu arriscava sem problemas 2m no tamanho maior). O problema é que as fotos às estrelas precisam de ISOs muito elevados, e isso degrada a qualidade da imagem. Por isso, quando maior imprimires, mais vais notar o ruído e a falta de nitidez.
 
Era exatamente o tamanho da impressão que eu queria saber. 2m já é enorme!!! Mas efetivamente o ruido de um ISO a 1600 na 550D já é algo bastante notório.
 
Bem, hoje vou arriscar fotografar a via láctea.
Segundo uma app, o centro vai estar visível entre as 2:40 e as 4:10 da manha, e' lua nova e o céu vai estar limpo. Estou a pensar ir aqui por haver pouca poluição luminosa, e fica apenas a 2h de distancia: https://goo.gl/maps/2uY6BhPHjDu

Alguma dica valiosa que possam dar?
 
Sem, tenho noção, vou usar a regra dos 333 :p
Tenho tripé, D7200, tokina 11-20 e sigma 17-50 (ambas 2.8). Levo também a 50mm f1.8 caso queira fazer panorama.

Tenho lanterna (nao tenho uma com luz vermelha ainda) e o remote trigger.
Vou começar com iso estúpido para rapidamente encontrar a via láctea, de depois devo suar uns 35 segundo a F2.8 e ISO 3200 a 11mm.
 
Se só ficou com arrasto nos cantos... Não está relacionado com o tempo de exposição (não tanto bah) mas sim com a lente ;) Os cantos vão estar sempre pior que o centro...

De qqlr forma, eu acho 35mm abusivo. Nunca usei.
 
Sim, por ser muito wide.
Foi experiência, o próximo local devo ter menos poluição luminosa, por isso tenciono limitar a 25/30, até porque devo usar a sigam a 17mm,nao gosto da distorção da 11mm...
 
Quero ir experimentar tirar umas fotos da milky way nesta madrugada de sabado.
Vai ser lua nova e a meteorologia diz que vai haver ceu limpo. Nao tenho propriamente um sitio... Vou seguir o ponto de encontro da malta que se reune por aqui para observar estrelas (fica a 10km de mim).
Tenho a 10-18mm e a 17-55m, qual usariam para fotos da milky way e qual usariam para star trail? Quero testar umas coisas mas nao vou ser guloso demais e esperar resultados espectaculares...
 
Desconhecendo a shaprness e presumindo que ambas tem o mesmo f#, eu usaria a 17mm. 10mm 'e tao wide que nas bordas ficas com imenso arrasto, e para o mesmo f# a 17mm deixa entrar mais luz.
 
Back
Topo