Técnica Fotografar a via láctea

Agora vai ser a minha vez de deixar as minhas contribuicoes e mini-guia :)



Via lactea a sul: 5 frames, Samyang 16mm, f/2.0, 160s, ISO1600
19780515_1903094773037751_4604820190113378565_o.jpg

Quando dizes 160s eh totais ou por frame? Eh que se for por frame... isso e' uma bela de exposicao... 800 segundos!

Como achas o iOptron? Estou a pensar compra-lo ... aqui custa 300 dolares +/-

edit:

afinal o q estou interessado eh o sky adventurer que me foi recomendado ao inves do ioptron:

https://www.google.com/search?q=sky...er&aqs=chrome..69i57&sourceid=chrome&ie=UTF-8
 
Última edição:
Quando dizes 160s eh totais ou por frame? Eh que se for por frame... isso e' uma bela de exposicao... 800 segundos!

Como achas o iOptron? Estou a pensar compra-lo ... aqui custa 300 dolares +/-

edit:

afinal o q estou interessado eh o sky adventurer que me foi recomendado ao inves do ioptron:

Foram 160s por frame
Ainda so tive tempo de usar umas 2 ou 3 vezes, não consigo dizer muito, mas aqui ficam algumas cenas que notei (não é comparacao, apenas o que eu acho porreiro e mais chato):

PROS:
  • Compacto (flat) e em aluminio, apenas 2 elementos (o aparelho e o monoculo)
  • Facil de calibrar (inclui o monoculo que pode ser removido), juntando a app ao telemovel ficas com a indicacao onde por a Polaris na matriz
  • As 4 pilhas AA duram horas (cerca de 24h), ou entao apartir de uma entrada AC/DC ou powerbank (com ligeiro mod), no meu caso, prefiro pilhas nestes equipamentos porque quando nao estao em uso durante semanas ou meses, as pilhas podem ser substituidas, no caso de baterias elas comecam a pifar por falta de uso
  • Configuracao para 1x e 1/2x de velocidade, para tirar fotos a metade da velocidade e manter o back e o foreground ambos mais nitidos
CONS:
  • O parafuso worm de ajuste vertical tem folga de alguns milimetros, nao cria problemas, mas seria fixe não ter folga (nao sei se é so no meu ou se é geral para todos os parafusos worm)
  • Impossivel de mover a cabeca automaticamente, tem que ser manual (uso uma ball head na DSLR)
  • Por vezes o mexer a camera pode tirar a Polaris fora do ponto de calibracao, tem de ser re-calibrada de novo
  • Por vezes quero calibrar e a camera esta em frente do monoculo, ou quero por de volta o monoculo mas nao tenho espaco porque a camera esta em frente

Acho que tudo depende do que queiras gastar e como vais fazer uso dele.
É obvio que se queres uma coisa em condicoes tens de ir para tripes maiores tipo telescopio.

Podes ler uma review aqui tambem: http://philhart.com/content/star-adventurer-review
É importante relembrar o facto de que o Phil nesse site ja tem alguns anos nesse campo, nao podemos esperar comprar um tripe desses e obter super fotos logo no inicio ;)

Aqui na Polonia o Sky-Watcher Star Adventurer fica por 1600zl (375eur)
O iOptron, o meu comprei por 1500zl, sendo o preco dele inicialmente era 1800zl (420eur) na mesma loja que o Star Adv. em cima (esta fora de stock agora)
 
Ja tinha lido acerca do Sky Watcher, pela mesma pessoa que fez a review e td.. A net em algumas coisas é pequena pequena :D

Algo a pensar no futuro, obg pela review :)
 
Eu não sei como voces conseguem apanhar tão bem a via látea
Bem, eu fui com o meu velho à serra do caramulo, ao parque eólico e das que eu tirei, esta deve ter sido a melhorzita enfim.

Com a minha modesta 7D + 17-40mm

IMG_1858_2.jpg
 
Mas não é por aí.
O melhor astrofotógrafo daqui, já era o melhor quando usava, se não estou em erro, uma Nikon D5200 com a 18-55mm de kit :D
 
Sim mas, como disse acima, não é por aí.
Ruído têm todas, mesmo as FF.

Localização, posição da via láctea, iluminação, meteorologia (condições climatéricas), etc.
Tudo isto é mais importante do que a ferramenta que vais usar a seguir.

Lógico que, quem gosta e pode, vai acabar por fazer upgrade às ferramentas.
Mas é possível muito boas fotos com coisas mais modestas.

Outra coisa muito importante, que não "oiço" falar aqui, é a importância da edição.
Este é um estilo de fotografia que requer muita edição.

Cumps
 
Sim mas, como disse acima, não é por aí.
Ruído têm todas, mesmo as FF.

Localização, posição da via láctea, iluminação, meteorologia (condições climatéricas), etc.
Tudo isto é mais importante do que a ferramenta que vais usar a seguir.

Lógico que, quem gosta e pode, vai acabar por fazer upgrade às ferramentas.
Mas é possível muito boas fotos com coisas mais modestas.

Outra coisa muito importante, que não "oiço" falar aqui, é a importância da edição.
Este é um estilo de fotografia que requer muita edição.

Cumps

Relativamente À edição, já li algumas coisas, de pessoas que fazem múltiplas fotos com elevados tempos de exposição, que depois, presumo eu, sejam colocadas em camadas e feita uma espécie de média?! (isto é uma questão)

Eu já vi vídeos dessa técnica para tirar o ruído de fotos, e percebo o funcionamento em objetos parados, mas no que toca às estrelas, isso a mim não me entra, isto porque a Terra está em rotação, logo as estrelas mudam de posição. A não ser que se usem daqueles dispositivos que rodam a máquina...
 
As estrelas "movem-se", mas podes alinhar e croppar no fim.
Usas exposições diferentes para a paisagem física (horizonte, montanha, sei lá) e usas essa técnica para as estrelas.
Dá trabalho e demora mais tempo, mas se fores rápido não vais ter grande movimento.

Cumps
 
Tens que fazer edições separadas para o céu e chão. Para o chão é simples porque à partida estarão todas alinhadas. Para o céu é que tens que alinhar uma a uma. Mesmo que tentes alinhar automaticamente, não vai sair grande coisa. Os cantos das lentes distorcem bastante as estrelas e o photoshop passa-se com o alinhamento.

@MylleZ , duma exposição para a outra nota-se bem o movimento. Usando essa técnica, facilmente gasta ali 3 ou 4 minutos para uma foto.

Eu devia fazer mais vezes isso.
 
Bem após ler este tópico lá fui eu ontem à noite todo contente para Sintra tentar tirar umas fotos da via láctea... Num sitio com escuridão quase total finalmente consegui a olho nu e após esperar para me habituar ao escuro localizar a via láctea. Aqui apeteceu o primeiro problema. Como raio conseguem vocês focar numa estrela?
Com a 55-250 consigo sem problemas, agora com a 18-55 f3. 5 é impossível. Tentei ainda focar manualmente através do vf, mas a 18mm simplesmente não consigo ver qqr estrela no vf, e em live view mesmo com ISO no max não parece nada. :(
 
Focas para o infinito (aquele 8 invertido que está no anel de focagem). As vezes tens de ajustar um ou dois milímetros para achares o ponto certo. Podes fazer umas fotos teste até teres as estrelas focadas. Em alternativa podes iluminar um ponto relativamente distante com um foco de luz e usares o live view para focares. Sempre em modo manual claro, senão a máquina vai estar a tentar focar e nunca tira a foto.
 
Back
Topo