Técnica Fotografar a via láctea

Obrigado pelas respostas.
A kit 18-55 is stm não tem marca infinito. A máquina ser uma 1000d com ISO max 1600 tb não ajuda no live view.
Entretanto já mandei vir sigma 17-50 2.8, deve ajudar. Senão posso pedir uma 500d emprestada que já faz iso mais alto. Vamos a ver :)
 
Vamos a ver xD
estava um pouco apreensivo porque quando andava a considerar lentes
novas (já estava para comprar isto há uns tempos) andei a namorar a Canon 17-55 2.8, e vi uma review (Ken Rockwell) a defenderque a lente só ganhava à 18-55 is stm pela abertura e que a ultima era mais sharp. Etc. Depois li mais umas e conclui que a esmagadora maioria desdiz isso.
O budget não me permite ir para a canon portanto sigma it is.
Próximo passo corpo novo, a ver se consigo uma 77D ou 80D em promoção. Ou uma 7D mk2 em Mega promo.
 
Como não consigo editar o post anterior e já reportei para trocarem os links das imagens (não me aparece a opção de edição dos posts), segue um re-post. Peço a um moderador/admin que elimine o post anterior.

Aqui vão duas fotografias tiradas este verão na serra do Gerês.

Prado da Rocalva:


Pedra Bela:

DSCF3642_zpsyckj5ko4.jpg
[/URL][/IMG]

Usei uma X-Pro 1 com a lente de kit XC16-50mm.
 
Uma D5600 + Sigma 18-35mm 1.8 já faz uns truques interessantes.

Entre uma D5600 com uma 18-35 1.8 e uma FF com uma 24-70mm 2.8 (já que não há 1.8 - há uma sigma 24-35 f2, mas não ouço muita gente a falar nela) a coisa vai ser mais ou menos semelhante.

Tens, para as FF coisas mais wide e luminosas (14-24, 15-30mm 2.8, a 20mm 1.8), mas isso é para quem gosta mesmo :D
 
Entretanto já chegou a minha sigma 17-50 2.8. Estou a gostar da lente mas apesar de ser mais luminosa (com a 18-55 no live view nem sequer conseguia ver as estrelas no wide end, tinha de focar em algo longe e fazer exposições de 2s para cima), agora já consigo ver algumas no live view mas continuo com problemas em focar. Na marca infinito as estrelas não ficam nítidas e mesmo com ISO a 1600 não consigo que sejam brilhantes o suficiente para focar bem. Alguma técnica xpto para ficar bem as estrelas sem ter de comprar uma máquina com ISOs mais elevados?
 
ja te disseram que não se foca nas estrelas, focas em algo distante (se tiveres lua no ceu foca aí) que esteja iluminado/consigas iluminar. com cuidado metes a lente em MF e apontas para as estrelas, sem mudar a distancia focal nem tocar no anel de focagem.
 
Entretanto já chegou a minha sigma 17-50 2.8. Estou a gostar da lente mas apesar de ser mais luminosa (com a 18-55 no live view nem sequer conseguia ver as estrelas no wide end, tinha de focar em algo longe e fazer exposições de 2s para cima), agora já consigo ver algumas no live view mas continuo com problemas em focar. Na marca infinito as estrelas não ficam nítidas e mesmo com ISO a 1600 não consigo que sejam brilhantes o suficiente para focar bem. Alguma técnica xpto para ficar bem as estrelas sem ter de comprar uma máquina com ISOs mais elevados?

Foca de dia na lua, tira uma foto para te lembrares onde ficou a posição do marcador do foco e depois já sabes, isto com abertura a f/2.8 óbvio. É só um método de resolver a tua questão, só funciona para uma determinada distancia focal, por exemplo 17mm.


Deixa o foco automático por amor da santa, se vês estrelas no ceu no live view, faz focagem manual com zoom no maximo, deverá ser bastante simples. Antigamente quando o live view era ranhoso ou nem se quer existia, os fotografo tiravam uma foto para o infinito, reviam a foto e ajustavam o foco. Tanta maneira de se fazer uma coisa simples.
 
Bom malta, ontem comprei um tripe e fui tentar qualquer coisa, claro que com lua cheia não consegui nada acima de ISO 200 (com a lente 18-140 f/3.5) :P

agora é so esperar duas semanas.

Já agora arranjei o photopills para o android e aquilo parece fantástico, recomendam outras ferramentas?
 
Muito boas as últimas fotos desta página.

Tenho mesmo que experimentar fazer fotos do céu. Foi algo que nunca tentei.

Tenho que tentar perceber as melhores técnicas de captura e edição. E arranjar uma aplicação para dar indicação das horas e isso...

O material a ser usado será uma Nikon D600 + Nikon 28mm Ais f2.8. É a lente mais wide que eu tenho e a menos luminosa curiosamente. Depois só mesmo a 50mm ou a 85mm.
 
Eu estou completamente rendido ao PhotoPills. A app está muito boa. A fotografia da lua cheia e castelo que tenho na Galeria, foi planeada com o PhotoPills.
Os planos podem ser adicionados à agenda da google.
 
Back
Topo