Técnica Fotografar a via láctea

Finda a época da via láctea, deixo aqui o que capturei este verão:

#1
wxPiPsM.jpg


#2
GVFL39L.jpg


#3
NQRmTXb.jpg


Espero no próximo ano já ter um sensor melhorzinho =)
 
ja te disseram que não se foca nas estrelas, focas em algo distante (se tiveres lua no ceu foca aí) que esteja iluminado/consigas iluminar. com cuidado metes a lente em MF e apontas para as estrelas, sem mudar a distancia focal nem tocar no anel de focagem.

Foca de dia na lua, tira uma foto para te lembrares onde ficou a posição do marcador do foco e depois já sabes, isto com abertura a f/2.8 óbvio. É só um método de resolver a tua questão, só funciona para uma determinada distancia focal, por exemplo 17mm.


Deixa o foco automático por amor da santa, se vês estrelas no ceu no live view, faz focagem manual com zoom no maximo, deverá ser bastante simples. Antigamente quando o live view era ranhoso ou nem se quer existia, os fotografo tiravam uma foto para o infinito, reviam a foto e ajustavam o foco. Tanta maneira de se fazer uma coisa simples.

Obrigado pelas respostas.

Não estou a usar o af.
Estou a tentar focar manualmente em algo longe. Tentei durante o dia na lua mas durante o transporte e mesmo com fita cola no anel de focagem e de zoom, aquilo sai do sitio. Depois o anel de focagem é bastante sensível e a ampliação digital limitada a 10x não ajuda. Tentei focar numas luzes de rua a uns 2km, e a seguir a fotos já saíram mais nítidas.
Mas parece-me óbvio que preciso de um sensor melhorzito.
 
Precisas é melhorar a tua técnica de foco... Se tiveres a lua de noite, fica na lua...
Sem duvida, havendo lua na mesma noite, não ha grande dificuldade, umas tentativas e consigo focar. mas depois não se consegue e ver a via lactea... lol

Mas agora tb já não ha grande coisa visivel... fica para o proximo ano.

Uma coisa que gostava tentar fotografar era Andrómeda. A ver se numa noite de bom céu consigo localizar.
 
Boas noites, sei que não é a via láctea, mas alguém vai tentar fotografar a chuva de meteoritos hoje?

não tenho acesso a muitas areas, ou vou para a serra de Sintra ou para costa, mas com é em direcção ao interior, não queria ter de ir as 4 da manha para ter alguma altitude...
 
Tens outra já em Novembro 17-18

lista de chuva de estrelas "principais" https://www.timeanddate.com/astronomy/meteor-shower/
Quadrantids
Quadrantids is the first meteor shower of every year, usually occurring between the last week of December, and January 12. It peaks around January 3 and January 4 and is best seen from the Northern Hemisphere. The radiant point for the Quadrantids lies in the constellation Boötes, close to the Big Dipper.

Lyrids
The radiant point of the Lyrids lies in the constellation Lyra. This meteor shower occurs between April 16 to April 26th of every year and can be seen from the Northern and Southern Hemisphere.

Eta Aquarids
The next major meteor shower of the year, the Eta Aquarids, occurs between late April and mid-May, peaking around May 5-6. It is best seen from the Southern Hemisphere, though observers in the Northern Hemisphere can also enjoy a sparser display. Meteoroids in the Eta Aquarids are remnants from Halley’s Comet. The radiant for this shower lies in the constellation Aquarius.

Perseids
The Perseid meteor shower occurs in mid-August, reaching peak activity around August 11-13. Its radiant point lies in the constellation Perseus and it is associated with the comet Swift-Tuttle.

Draconids
The Draconid meteor shower, occurs every October, peaking around October 7-8. The name of this shower comes from the constellation Draco the Dragon.

Orionids
The Orionid meteor shower, which is also associated with debris from Halley’s comet, occurs every October, peaking around October 21-22. The name of this shower comes from the constellation Orion.

Leonids
Leonids occur during the month of November, usually peaking around mid-November. It is associated with the comet Tempel-Tuttle and is named after the constellation, Leo.

Geminids and Ursids
The month of December is good for meteor shower watchers, with the Geminids gracing the skies in early December, peaking around December 13-14, and the Ursids that peak around December 22-23. The Geminids owes their name to the constellation Gemini and are the only major meteor shower not associated with a comet, but with an asteroid. Ursids, on the other hand, get their name from the constellation Ursa Minor.

Já agora uma certa grande superfície esta a fazer descontos em lentes, será que vale a pena investir numa NIKON AF-S 35mm F/1.8 por 209€?

Ou mais vale guardar mais um pouco e tentar arranjar uma wide-angle? esta é 44º
Tenho uma D5600 e uma 18-140 AF-S DX 18-140mm f/3.5-5.6G ED VR

Posso criar um tópico próprio mas como aqui a malta so fala disto :)
 
Obrigado pelas respostas.

Não estou a usar o af.
Estou a tentar focar manualmente em algo longe. Tentei durante o dia na lua mas durante o transporte e mesmo com fita cola no anel de focagem e de zoom, aquilo sai do sitio. Depois o anel de focagem é bastante sensível e a ampliação digital limitada a 10x não ajuda. Tentei focar numas luzes de rua a uns 2km, e a seguir a fotos já saíram mais nítidas.
Mas parece-me óbvio que preciso de um sensor melhorzito.

Sem duvida, havendo lua na mesma noite, não ha grande dificuldade, umas tentativas e consigo focar. mas depois não se consegue e ver a via lactea... lol

Mas agora tb já não ha grande coisa visivel... fica para o proximo ano.

Uma coisa que gostava tentar fotografar era Andrómeda. A ver se numa noite de bom céu consigo localizar.

Ontem perdi a cabeça, pela segunda vez (já no inicio do mês comprei uma Sigma 17-50mm f/2.8), e aproveitei a promo do aderente +100€ cashback Canon e comprei uma Canon 77D. Vamos a ver o que esta maquina me permite. Mas só pelo LCD articulado, e pelo ISO bastante superior, já devo conseguir melhores resultados e sem partir as costas (o meu tripé é manhoso e só é estável com um centro de gravidade mais baixo).

Entretanto descobri que parte de não conseguir encontrar as estrelas certas em LV devia-se à burrice minha de meter o brilho do LCD no mínimo... :facepalm:
Ontem meti no máximo e apesar de me cegar uns segundos (a canon devia fazer um night mode para o lcd) finalmente encontrei estrelas... LOL
 
Está gira.
Mas, e não querendo rebaixar o trabalho do teu amigo, já as vi bem melhores :D

Mas não deixa de ter mérito.
Não é qualquer um que tem fotos publicadas pela NASA :)

Cumps
 
Eu há uns dias também fui para o meio do Gerês e consegui qualquer coisa...mas até tenho vergonha de mostrar comparado com o que por aqui se mostra :D
 
Só era visível a ponta da cauda, havia bastante contaminação, não havia nada interessante no chão para dar algum sentido à via láctea e a 16mm (~24mm) é pouco wide para isto.

Não desgostei do resultado mas não é algo que se compare ao que se vê por aí lol
 
Back
Topo