Técnica Fotografar a via láctea

d3d5d31bc65a70c041a66c95977a66bc.jpg


edea38db658a6cf6646b98867f33da06.jpg


Foi o possível :D

Eu acho que estão excelentes!

Que settings usas-te?
 
@Dr.PhillCollins muito obrigado, confesso que não as acho "boas" porque estão apertadas e só apanhei a cauda.

Usei vários, foi a primeira vez que testei.

Usei a 16mm f1.4, foco manual no infinito, f1.4, ISO1600 - 3200, shutter speed entre os 2s - 15s.
 
Só era visível a ponta da cauda, havia bastante contaminação, não havia nada interessante no chão para dar algum sentido à via láctea e a 16mm (~24mm) é pouco wide para isto.

Não desgostei do resultado mas não é algo que se compare ao que se vê por aí lol

acho que é mais por aí. Falta um bocado de contexto. De resto not bad.

Este tipo de foto, para ter um bom resultado, tem que ser muito bem preparada. Senão só sai maravilha.

Já tentei na última chuva de estrelas tirar umas fotos ao céu e foram todas coco, porque não preparei bem as coisas. Acabei num local cheio de luz, sem campo de visão suficiente, aliado à minha pouca técnica, deu 0 lol
 
Depende do angulo, mas eu vou maioritariamente para a capela da peninha.

Vim agora mesmo da Radio Marconi, não há angulo para apanhar a via lactea a jeito, mas tirei umas fotos catitas.
 
Sintra https://goo.gl/maps/FA5GrJ9hwdo
http://www.cienciaviva.pt/veraocv/engenharia/eng2007/index.asp?accao=pesquisaform&pesqtxt=posat

Uma das fotos que tirei, foi mais para explorar o sitio, para a proxima devo fazer um startrail deve ficar fixe.
3TKtpyD.jpg


Já sei onde fica! cheguei a ir la a uma visita de estudo quando andava no liceu! XD Pelo dark sky finder essa zona aparece com bastante poluição luminosa. Como se compara com o cabo da roca ou a Peninha?

Na peninha estive a semana passada, mas não correu bem, estava imenso vento e frio. E ficar ali sozinho 2 horas a bater dentes e fotos... No cabo da roca um gajo ainda pode ir pro carro lol.
 
Tens mais poluição, mas como disse é pelo enquadramento.

Dependendo do angulo que queres, não tens mesmo de ir para o topo da peninha, podes ficar no espaço de estacionamento, esta muito mais abrigado do frio, e podes ficar no carro.
Eu proximo fim de semana vou para lá a ver se apanho a proxima chuva de estrelas, como é habito, o angulo é para Lisboa...
 
Tens mais poluição, mas como disse é pelo enquadramento.

Dependendo do angulo que queres, não tens mesmo de ir para o topo da peninha, podes ficar no espaço de estacionamento, esta muito mais abrigado do frio, e podes ficar no carro.
Eu proximo fim de semana vou para lá a ver se apanho a proxima chuva de estrelas, como é habito, o angulo é para Lisboa...

Costumas ir sozinho para a Peninha?
Não sei até que ponto aquela zona é "segura" para estar por lá sozinho com o equipamento. Ando com ideias de lá ir, mas fico sempre com algum receio por causa de "visitas surpresa"
 
Sozinho ou com mais uma pessoa, no parque de estacionamento apanho sempre mais um carro, mas a partir da meia noite ou uma já é raro.

Num próximo dia que lá vá eu aviso para quem quiser aparecer, claro que ao fazer publicidade aviso também que levo companhia e armas... Só para o caso.
 
Sozinho ou com mais uma pessoa, no parque de estacionamento apanho sempre mais um carro, mas a partir da meia noite ou uma já é raro.

Num próximo dia que lá vá eu aviso para quem quiser aparecer, claro que ao fazer publicidade aviso também que levo companhia e armas... Só para o caso.

Ahahah então é melhor não, com armas e tudo ainda me assaltas :D
 
É uma pergunta um bocado fora de tema do tópico, mas como é astro-fotografia acho que se enquadra.

Nas alturas das super Luas, não faltam por aí fotografias fantásticas da Lua. A minha pergunta é:

Que distancia focal é preciso para tirar uma foto à lua de jeito?
 
só da lua? sem enquadramento?
Entre 200 e 300mm já se ve qualquer coisa.

Aquelas mirror de 500mm servem bem e são super baratas, mas servem para pouco mais.

Eu adoro esta aplicação e estou sempre a usa-la, http://stellarium.org/ se deferires a tua camera e a lente que usas, sabes exactamente o tamanho que a lua (ou qualquer outro objecto estelar) vai ocupar na foto.

stellarium-014.png



Esta segunda imagem é como seria numa Nikon d800E, uma lente 200mm e um teleconversor de 2x, o rectangular vermelho seria as dimensões da fotografia.
Screen+Shot+2014-04-13+at+11.49.15+PM.png
 
Obrigado pela resposta @rjSampaio. Isto com uma 250 em ASP-C deve ser suficiente para algo razoável então.

Eu tenho essa aplicação no PC mas ainda não tive muito tempo para explorar. Parece-me um pouco complexa ao inicio. Tenho que procurar alguns tutoriais ou assim.
 
Eu tiro fotos com detalhe razoável com a 300mm em APS-C (equivalente a 450mm). Tenho fazer crop para se verem bem as crateras nos formatos convencionais.
 
Se fiz bem as coisas, com a 55-250 stm numa canon 77D em 250mm deve ser mais ou menos isto:



Só não sei se fiz bem em colocar em colocar a distância focal em 400mm tendo em conta que estou a usar um sensor ASP-C, ou se como coloquei as dimensões do sensor, devia colocar a distância focal em 250mm.
 
Back
Topo