Técnica Fotografar a via láctea

Depois de ter visto e fotografado o céu noturno de Trás-os-Montes, Montesinho. Senti que ainda tinha algo mais a fazer com a Via Láctea e não me ia ficar por ali. Sendo que a 14 de Agosto o pôr da Lua iria ser às 22:46 com 14.5% de iluminação e com o céu limpo e claro, seria agora ou nunca! Pois nos outros dias a seguir a Lua iria se pôr horas mais tarde pela noite.
O local escolhido já o conhecia de um trilho que tinha feito há vários meses e que achei de grande interesse. Fica na Serra do Xurés a alguns km's a noroeste de Pitões das Júnias. As montanhas ao fundo fazem fronteira com Portugal. Um dos locais mais escuros do Gerês-Xurés (classe 2 ou 3). Ao estudar o céu noturno do local no Google Earth reparei que o centro galáctico alinhava com o pico daquela montanha mais alta, portanto, foi só ir ao local compor a foto, confirmar mais uma vez pelo Star Walk 2 e esperar que o centro da Via Láctea passasse ali.
O céu noturno é tão bom como o de Trás-os-Montes com a particularidade de não ter Bragança a sul, logo tive menos skyglow e consegui capturar mais detalhe da Via Láctea perto do horizonte.
Foi feita com uma Tokina 11-20 f/2.8 a 20mm (30mm full frame equivalente), daí o centro galáctico conseguir ocupar uma boa parte do céu.
Para o céu fiz uma exposição total de 285 segundos composta por 19 frames/exposições de 15s f/2.8 ISO6400. (stacked)
Para o terreno fiz a seguir uma única exposição de 180 segundos f/2.8 ISO6400.

“Zone of Avoidance”

Gerês-Xurés


Zone-of-Avoidance.jpg
 
Malta, estou a pensar comprar uma montagem equatorial para a DSLR, o que aconselham?

Estou a considerar o
Skywatcher Star Adventurer mini
Skywatcher Star Adventurer
iOptron Sky Guider Pro
iOptron Star Tracker Pro

e um pouco mais caro

iOptron SmartEQ Pro+
 
Tenho o star Adventurer e gostei muito, ainda uso por ser mais fácil que montar que o heq5 para panorâmicas.

o mini só ganha pela personalização mais fácil do controlo do opturador (pelo telemóvel) , mas o último FW para o "nao mini" acrescentou alguns extras se quiseres fazer pelo próprio mount, mas prefiro sempre o controlo pelo intervalometro externo wireless (12€ na amazon).

Depois o mini não aguenta muito peso, no geral o normal é uma escolha melhor.

Agora os outros, estive a ver e na altura preferi o skywatcher mas já não me recordo porque, acho que foi pela opção de usar autoguider.
 
Obrigado!
De facto estou muito inclinado para o star adventurer! Estava a considerar era ser overkill visto haver opções por menos 100€ e tal euros. Depois começo a pensar que ja que gasto tanto mais vale ir para um SmartEQ pro e mais tarde comprar um telescopio, mas depois tb teria de ser uma telescopio pequeno... lolol
 
Malta, estou a pensar comprar uma montagem equatorial para a DSLR, o que aconselham?

Estou a considerar o
Skywatcher Star Adventurer mini
Skywatcher Star Adventurer
iOptron Sky Guider Pro
iOptron Star Tracker Pro

e um pouco mais caro

iOptron SmartEQ Pro+

Se for para fotografar só a Via Láctea, é mais fácil fazer stacking de varias fotos. Temos agora a Sequator que alinha as fotos num minuto ou 2 e de forma perfeita, mesmo usando lentes UGA.
Para corpos celestes de céu profundo, o iOptron ouvi falar bem dele. O AstroBackyard no youtube fez uma review e achou que era bom. Mas claro que têm sempre um peso limite e são mais apropriados para reflex com lente longa.
 
Se for para fotografar só a Via Láctea, é mais fácil fazer stacking de varias fotos. Temos agora a Sequator que alinha as fotos num minuto ou 2 e de forma perfeita, mesmo usando lentes UGA.
Para corpos celestes de céu profundo, o iOptron ouvi falar bem dele. O AstroBackyard no youtube fez uma review e achou que era bom. Mas claro que têm sempre um peso limite e são mais apropriados para reflex com lente longa.

Objectivo alem da VL seria tb fotografar uns DSO's estilo andromeda etc. Ja tentei ha uns tempos mas estar sempre a mover a camera a procura da galaxia acaba por ser tedioso.
 
Já agora, o que é possível fotografar num dia como o de hoje, com lua quase cheia? VL já sei que é para esquecer, mas com a lente tele num sitio com pouca poluição luminosa é possível ter bons resultados, ou nem vale a pena sair do sofá?
 
Com lua cheia depende em que posição está no céu. Se estiver perto do horizonte tiras na mesma fotos à VL muito boas, num sitio classe 2/3. Se a Lua já estiver muito longe da linha do horizonte pode estorvar um pouco, mas é possível tirar fotos à VL mesmo de lua cheia, tens é de estar num sitio escuro, longe das cidades. Já vi varias fotos e timelapses em que a lua iluminava o terreno e a VL aparecia muito detalhada. O mais importante até é mesmo a classe do céu.
 
Aproxima-se mais um fim de semana de lua nova (que ocorrerá sensivelmente entre as 18h e as 20h de domingo).
Especificamente amanhã, o sol põe-se às 19h57 e nasce no domingo às 07h14.
Para quem tem alguma dificuldade em encontrar a via láctea, por volta das 21h o braço poderá ser visto sensivelmente a sul (a cerca de 190º/200º), estendendo-se até próximo de Nordeste (a cerca de 30º). Pelas 00h estará aproximadamente em SW (225º) até NE (45º). pelas 03h em Oeste (270º) até Este (90º).
Baixem a app free SkySafari, (não sei se há para ios), para melhor a localizarem.
Em relação à meteorologia, escolham bem para onde vão, pois segundo o IPMA, poderão haver algumas nuvens em todo o litoral de Portugal, que se estenderão gradualmente ao resto do país ao longo da noite, com possibilidade de chuva fraca mais a norte, já mais para o final da noite/ início da manhã.
A temperatura mínima prevista andará entre os 15º/18º, por isso agasalhem-se.

Boas fotos!
 
Back
Topo