Técnica Fotografar a via láctea

Por acaso lancei o isco, porque estava a pensar ir a algum lado, mas fui para o aeroporto e acabei por me perder nas horas e lá fiquei até depois do por do sol, já bem tarde para me aventurar em quilómetros até sei lá onde...
De facto, tal como previsto, algumas nuvens no céu estão a estragar a noite para isso...
 
Eu já tentei fazer astro fotografia umas duas ou três vezes mas sempre sem sucesso :( Ainda recentemente estive nos picos da Europa de férias (tudo programado sem ter em conta fotografias), fui todo lambão a pensar que poderia ter sorte e juntar até uma boa foto,e pumba lua cheia.

Estive também na portela do homem, mas também não consegui nada. Acho que estou a falhar algo, ou melhor muita coisa. Provavelmente tudo, isto é, desde a preparação até à técnica.
 
À parte a fotografia em si (objetiva para isso, local específico que enquadre bem a foto, etc, etc), tens sempre de ter em conta a meteorologia e a luminosidade no local para onde vais, e de uma forma genérica a posição dos corpos no céu nessa noite.
Existem muitas aplicações para telemóvel que ajudam
 
Eu sei. Tirando os picos que não preparei nada. No Gerês até preparei, mas devo ter feito algo mal e não deu. É uma área complexa, que eu gosto, mas é complicado para mim pois não gosto muito de andar sózinho pelo meio do mato ehehe.
 
Pois, isso é uma questão importante. Também não gosto muito de andar sozinho pelo meio do desconhecido, a altas horas da noite, com escuridão e em locais isolados. Nunca se sabe quando não sei cai em algum sitio e lá se fica esticado.
O resto é uma questão de perder algum tempo. Com a ajuda de uma ou outra ferramenta, acaba por não ser difícil preparar tudo convenientemente
 
uma coisa muito importante é não desistir, 99% das minhas saídas nos primeiros anos tive uma unica foto de jeito.
Dei me conta disso quando a minha empresa quiz fazer um artigo para a newsletter e pediu fotos, eu apenas tinha 3 fotos que achei de jeito para mostrar XD.

Ora então porque disse para não desistir, porque a cada saída aprendia algo novo ou melhorava a técnica um pouco.

Seja na avaliação do spot, na lista de equipamento a levar, na arrumação, na companhia, no farnel, na roupa, existem duzias de coisas que podem falhar sem sequer pensar no obvio de ter esquecido baterias ou o cartão da maquina.
 
Eu por aqui sinto falta da companhia. O meu grupo de amigos não liga puto a isto e não é fácil convencer povo a ir nestas aventuras. Para não falar em algumas bocas que às vezes oiço. Sei que é na brincadeira, mas é ***** para quem quer aprender e sabe bem das atuais limitações.
 
Tens um grupo bem bacano no Facebook que é super prestável e convida sempre a malta nova, seja para eventos grandes como pequenos "ajuntamentos"

https://www.facebook.com/groups/196400023771177/

Quanto aos amigos e às bocas...
Nao sei que idade tens mas eu há muito que aprendi, nem todos têm os mesmos gostos e por acaso tenho amigos com diversos hobbies e todos gostamos de passar umas horas a exprementar os hobbies dos outros, sejam eles físicos ou intelectuais baratos ou caros, mas se houves bocas, deve ser de conhecidos e não amigos.
 
Eu por aqui sinto falta da companhia. O meu grupo de amigos não liga puto a isto e não é fácil convencer povo a ir nestas aventuras. Para não falar em algumas bocas que às vezes oiço. Sei que é na brincadeira, mas é ****** para quem quer aprender e sabe bem das atuais limitações.

Se fores da zona de Lisboa, podemos combinar. Ando a pensar ir dar umas voltas para espichel, zona de Alcácer, mourao etc.
 
@RedHeart , na altura em que fui o portão só estava encostado. Mas segundo sei, agora está sempre lá alguém durante o dia a controlar as visitas, e quando vai embora fecha aquilo. Acredito que se pedirem devem deixar.

@Meje , é do vento!
 
@xukuru , talvez lá tenha passado alguém antes de ti e tratou do assunto :-D.
Da última vez que lá passei, no ano passado, estava fechado. De dia, acho que o senhor que por lá anda deixa, mas em troca de uma at€nção.
 
Boas, ontem fui dar um salto ao cabo espichel e tirei umas fotos. fiz 150 exposicoes de 6 segundos a iso 3200 17mm f2.8. tirei mais 20 darks e 20 bias. Quando juntei tudo no DSS os resultados foram um pouco abaixo da expectativa.
 
Última edição:
Back
Topo