Técnica Fotografar a via láctea

qual é a camera?
é que o DSS nao gosta de todos os tipos de raw, importar no PS ou LR, ajustar a lente,converter para tiff e depois importar para o DSS é recomendado.

depois o que normalmente sai do DSS não tem saturação nenhuma, ou ajustas no output ou noutro programa.

Se partilhares as raw podemos fazer uma pequena prova do que cada um consegue sacar delas.
 
Eu uso o Sequator que é melhor para fotos com ultra grande angulares. Com o DSS também se consegue grandes resultado. Não sabemos como juntaste as fotos no DSS. Mas sim, é sempre melhor juntar os tiff's todos. Depois a foto final precisa de ser editada no photoshop se possível, pois a informação está lá, mas está "escondida". Ajustamento de níveis e vários stretchs de curvas, saturação, etc.
O céu também precisa de ser minimamente escuro, um céu com muita poluição luminosa, a não ser que uses filtros que cancelem certo tipo de cumprimentos de ondas de luz. Fica difícil.
 
Última edição:
The-Rise.jpg


Após mais um ciclo da Lua, teria agora outra oportunidade para fotografar a Via Láctea no Gerês. O local escolhido teria um pouco mais de poluição luminosa que os anteriores, mas como a poluição luminosa não é único fator, sendo que a própria paisagem tem um peso enorme e queria explorar esta zona. Foi um dia em cheio, com nuvens suficientes para fotografar o pôr do sol e mais tarde teria céu limpo para astrofotografia. A foto foi tirada a alguns metros a sul do Vale do Alto Homem numa zona de prados.
Nesta foto é possível visualizar três planetas : Marte à esquerda, Saturno no centro galáctico e no canto inferior direito podem visualizar Júpiter.
Total de exposição para o céu noturno: 475s composto por 19 frames a 25s f/2.8 ISO6400 (stacked)
Total de exposição para o terreno:831s composto por 5 frames com uma média de 165s a f/4 ISO6400 (stacked)

“The Rise”
 
Dia 29 e 30 teremos mais um fim de semana perfeito para fotografar o céu nocturno se a meteo estiver de acordo. Alguém daqui alinha ir para o Gerês? Estava a pensar ir para as montanhas de Pitões das Júnias. Normalmente as minhas saídas envolvem caminhadas em montanha/hiking entre 10km a 14km no total para apanharmos os melhores locais. Ir de manhã e vir de madrugada.
 
Última edição:
Dia 29 e 30 teremos mais um fim de semana perfeito para fotografar o céu nocturno se a meteo estiver de acordo. Alguém daqui alinha ir para o Gerês? Estava a pensar ir para as montanhas de Pitões das Júnias. Normalmente as minhas saídas envolvem caminhadas em montanha/hiking entre 10km a 14km no total para apanharmos os melhores locais. Ir de manhã e vir de madrugada.


Em principio estarei disponível, pelo que alinho!
 
Dia 29 e 30 teremos mais um fim de semana perfeito para fotografar o céu nocturno se a meteo estiver de acordo. Alguém daqui alinha ir para o Gerês? Estava a pensar ir para as montanhas de Pitões das Júnias. Normalmente as minhas saídas envolvem caminhadas em montanha/hiking entre 10km a 14km no total para apanharmos os melhores locais. Ir de manhã e vir de madrugada.
Se tiver a minha camera gostava de alinhar, é rezar para que chegue e que a ida se realize, porque sou novato e assim acho que podia aprender um bocado com quem sabe mais um bocado.
 
O detalhe está excelente, mas a via láctea está demasiado azul para o meu gosto. De qualquer maneira excelente trabalho.

Obrigado. Sim, eu dei-lhe com um filtro azul no final para combinar com o terreno. As fotos noturnas, as tonalidades frias ficam sempre bem. Eu nesta via láctea consegui capturar o detalhe, mas o amarelo e as outras cores das nebulosas e enxames ficaram quase sem informação devido à poluição luminosa. Quando passo o filtro azul, a via láctea acaba por ficar com essa tonalidade também. Em Pitões das Júnias já não tive tanto esse problema. Apesar que as estrelas no centro galáctico, são mesmo azuis. Antares é vermelha. E num céu escuro classe 1/2, Marte fica bem vermelho nas fotos.
 
Eu uso o Sequator que é melhor para fotos com ultra grande angulares. Com o DSS também se consegue grandes resultado. Não sabemos como juntaste as fotos no DSS. Mas sim, é sempre melhor juntar os tiff's todos. Depois a foto final precisa de ser editada no photoshop se possível, pois a informação está lá, mas está "escondida". Ajustamento de níveis e vários stretchs de curvas, saturação, etc.
O céu também precisa de ser minimamente escuro, um céu com muita poluição luminosa, a não ser que uses filtros que cancelem certo tipo de cumprimentos de ondas de luz. Fica difícil.

Obrigado! Estive a experimentar o Sequator e de facto os resultados são melhores, especialmente depois de ligar a opção remover distorção.
Então costumas primeiro converter darks e lights para .tiff e só depois os processas no sequator? Fazes ajustes a esses .tiff, como remoção de aberrações, distorções, ajustes de exposição/contraste, ou convertes so para .tiff fazes o stack e depois ajustas em PS/LR?

Já agora que definições costumas usar no Sequator?
 
Obrigado! Estive a experimentar o Sequator e de facto os resultados são melhores, especialmente depois de ligar a opção remover distorção.
Então costumas primeiro converter darks e lights para .tiff e só depois os processas no sequator? Fazes ajustes a esses .tiff, como remoção de aberrações, distorções, ajustes de exposição/contraste, ou convertes so para .tiff fazes o stack e depois ajustas em PS/LR?

Já agora que definições costumas usar no Sequator?

Eu não uso darks... só ajusto um pouco os níveis de luminosidade ao raw (não reduzo ruído e tiro o sharp), converto para tiff, mando tudo para o Sequator. Depois edito no PS. O Sequator tem vários tutoriais pelo youtube que explicam melhor. Foi daí que descobri o programa.
 
Foto foi tirada na Serra do Xurés (perto de Pitões das Júnias) quando estava a vir embora e decidi tirar mais uma foto. O centro galáctico já passava o horizonte por essa altura, mas este céu noturno bastante escuro não me deixou ficar mal, pelo que ainda consegui capturar bastante detalhe.
Exposição para o céu noturno: 11x25" (f/2.8 ISO6400)
Exposição para o terreno: 3x150" (f/4 ISO6400)

“Ancient Starlight”


Ancient-Starlight.jpg
 
25 segundos não é muito tempo para uma só exposição? Se fizer tanto com a minha 12mm (APS-C) nota-se movimento nas estrelas (no tamanho original, não assim tão pequeno).

Ainda bem que tiveste céu limpo. Aqui no centro tem estado sempre nublado ao início da noite. Quando se dissipa já a lua vai alta.
 
Back
Topo