Técnica Fotografar a via láctea

Aqui ficam as minhas duas primeiras tentativas minimamente bem sucedidas em fotografar o nosso belo universo :)

(Tiradas há umas horas com uma D5100 + 18-55)

b08dc1482d1245740efcffbe4e847897.jpg


d49710ab04d113fd7f18437e4564324f.jpg


Cumps

Aqui fica uma versão menos azul :007:

57ae8aa4061068b5cc7c0a3cea3df64d.jpg
 
Bem, depois de no final do mês passado ter-me aventurado pela primeira vez em fotos da Via Lactea, hoje lá me dei ao trabalho de tentar editar a foto. Foi a primeira tentativa, dai que não esteja grande coisa.

São 19 exposições de 6s num total de 114s @ ISO 3200 - 17mm f/2.8.

45346294451_bb4c7ec31a_o.jpg


Tendo em conta o numero de exposições, estava a espera de um resultado algo melhor. Que erros cometi nesta tentativa?

Junto um dos RAW para poderem analisar:

https://drive.google.com/open?id=1SjFmYCv7YoYkbjThJZhrPe_3vxUz1A15

Não sou grande apreciador de imagens tão escuras, mas se é o que estilo que tu gostas, diria que não há erros daqueles gritantes.
Se fosse eu, teria começado expor mais tempo (20secs?) de maneira a ter mais luminosidade e cor.



Aqui fica uma versão menos azul :007:

57ae8aa4061068b5cc7c0a3cea3df64d.jpg

O problema é que agora é magenta por todo o lado. Já viste como as nuvens e o próprio céu estão tão avermelhados, como se estivessem mergulhados numa tigela de tintol? :beerchug:
 
Não sou grande apreciador de imagens tão escuras, mas se é o que estilo que tu gostas, diria que não há erros daqueles gritantes.
Se fosse eu, teria começado expor mais tempo (20secs?) de maneira a ter mais luminosidade e cor.





O problema é que agora é magenta por todo o lado. Já viste como as nuvens e o próprio céu estão tão avermelhados, como se estivessem mergulhados numa tigela de tintol? :beerchug:

Sim, mas a ideia também não era ficar mais para o preto.

Cumps
 
Exposição para o céu noturno: 26x15" f/4 ISO12800
Exposição para o terreno: 6x160" f/4 ISO6400

"Alien Worlds"

Local: Serra do Gerês


Alien-Worlds.jpg
 
Última edição:
Como o tempo está uma bela caca ultimamente, a que 2 meses quê não saio de casa...

Alguém já ouviu falar do itelescope.com?
É uma plataforma de venda de tempo em telescópios para qualquer pessoa, muito bem equipados e calibrados.

O custo é ligado apenas ao tempo de exposicao, e se houver lua tens desconto, se houver nuvens nas frames não pagas, se houve problema no guiding também não, etc

Como estou com o bichinho fiz uma conta e vou ver se marco tempo para fazer um plano e recolher uma imagens.

Pelo valor do equipamento e como os observatórios estão espalhados nos dois emisferios e em locais com Dark e altos, pode valer a pena para muita coisa.
 
Péssimo trabalho de edição e bastante arrastamento nas estrelas, mas como foi a minha 2ª edição com o PS, nem sabia seleccionar um object ou adicionar uma layer:facepalm:.
Amanha filtro melhor as lights para o stacking, isto foram 42x 190s em 50% no DSS.

Rosetta Nebula tirada ontem no Couço a uns fantásticos -4ºC com a minha Nikon D5600 e uma tamron foleira 70-3000 F/5.6

https://imgur.com/gallery/PWCDGnm
4LKZSG0.jpg
 
Uma pergunta, já alguém tentou tirar fotos do céu com um telemóvel?

Tirada numa outra noite num Honor 8 30s iso 3200 F 2.2 32mm

da para notar a via lactea, mas estava a apontar mais para o telescópio :p
com staking e focagem manual se calhar ficava bem, ca para mim vou tentar isso para a próxima


wZDCetQ.jpg
 
Tirada numa outra noite num Honor 8 30s iso 3200 F 2.2 32mm

da para notar a via lactea, mas estava a apontar mais para o telescópio :p
com staking e focagem manual se calhar ficava bem, ca para mim vou tentar isso para a próxima


wZDCetQ.jpg

Nada mau, está bem melhor que as que tirei, tenho que afastar-me da cidade para ver se consigo algo melhor.
Usaste a aplicação original do Honor?
 
Depois de ter fotografado algumas vezes a Via Láctea no verão onde é possível captar o centro galáctico que é a parte mais luminosa e interessante da galáxia, fui agora de inverno em que o centro galáctico nunca se chega a mostrar no céu noturno, mas outras partes do disco galáctico está sempre presente. O meu objetivo principal seria captar o céu noturno na direção onde se encontra constelação de Oríon, mas também enquanto estudava a zona queria encontrar sítios para fotografar a Via Láctea do lado oposto, na direção noroeste e este foi precisamente um desses locais.
Queria aproveitar ao máximo a noite e consegui, apesar da passagem de neblinas (uma que durou quase 2 horas no cair da noite), consegui céus razoavelmente limpos que me permitiu fotografar sobre temperaturas de 0 °C, uma vantagem, pois temos um sistemas de refrigeração natural para o sensor da máquina (menos ruido) , muita geada e carreiros de água congelados às dúzias.
A foto foi tirada na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés do lado Espanhol na zona de Lobios.

“Night Odyssey”


Night-Odyssey.jpg
 
Back
Topo