Técnica Fotografar a via láctea

Certo. Não fiz essa correcção, porque por algum motivo me deixava uma vinheta muito clara nos cantos da foto. Mas também não me tinha apercebido que se notava e agora depois de dizeres também noto.
 
Essa vinheta até devia ser a correção para o natural.
Pode ser que tinhas a lente errada na configuração.

Se eventualmente passares a tirar mais fotos para Stack, ao usares algo como o deepspacestacker podes tirar umas fotos de calibracao que corrigem isso é muito mais.

  • Darks (mesmos parâmetros mas com a lente Tapada) reduz hot pixeis
  • Offset/bias (mesmo parâmetros mas tempo no mínimo e lente Tapada) reduz o ruído nativo do sensor
  • Xpto (esqueci o nome) (mesmos parâmetros em Av e com lente iluminada a branco) elimina a vinheta
 
Alguém sabe com que lente foi feita essa fotografia ? E se não tem qualquer tipo de manipulação ?

essa qual? a que o @Meje meteu?
Ele disse claramente que é a comparação da original e a tratada no LR...
e quanto a lente, tambem esta escrito no post original dele Sigma 17-50 F/2.8, mas praticamente qualquer lente serve para este tipo de foto.
 
Fotão, caraças!
Não me lembro de todas as fotos que já cá passaram mas entra seguramente no TOP5 deste tópico.
Gosto muito das cores. Tem muita vibe de capa de livro ou cartaz de filme.
 
imagine_plan_shot.jpg

Escrevi um artigo sobre como imaginei, planeei e fotografei esta fotografia:

https://gicristovaophotography.com/isso-e-tudo-photoshop-ep-9-o-que-esta-por-tras-de-uma-fotografia/
 
Nunca mais pus aqui nada, muita coisa se passou desde que estive em malta e não tive nenhuma oportunidade de tirar fotos devido a pandemia.

Entretanto apeteceu-me experimentar algo a pouco.
uDMXgNB.jpg


  • Picture taken with a Xiaomi 9T Pro
  • 15x30s @ 800 ISO + 3x Dark
  • Staking with Sequator and plate with Astrometry
  • Bortle 8-9 City
 
Não é a via láctea mas é a minha 1.ª tentativa com algum sucesso de astro fotografia.

Apesar da localização ter sido mal escolhida, pois havia muita poluição luminosa da cidade circundante, consegui alguma coisa que se aproveite.

No caso do cometa, ele era totalmente invisível a olho nu. Foram precisas várias tentativas para o conseguir apanhar. O focu também foi algo complicado de se fazer, pois o meu tripé não é adequado para isto. Fazer astro num tripé de 40€ da Newer com uma cabeça com apenas 1 parafuso pode ser bastante frustrante.

Acabou por ficar com um bocado de arrasto nas estrelas, mas oh pá, já fiquei feliz por conseguir isto.

O facto de ter conseguido ver as luas de Jupiter fez a noite para mim. Foi algo que nunca tinha tentado e nem sequer pensado que dava para ver com uma simples 55-250mm, então fiquei extremamente contente :)



Neowise Comet
by Nuno Silva, no Flickr


Jupiter and Moons
by Nuno Silva, no Flickr
 
Back
Topo