1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Técnica Fotografar a via lactea

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Martins_, 24 de Abril de 2012. (Respostas: 1883; Visualizações: 163272)

1. matavelhos

matavelhos Power Member

Não é a via láctea mas é a minha 1.ª tentativa com algum sucesso de astro fotografia.

Apesar da localização ter sido mal escolhida, pois havia muita poluição luminosa da cidade circundante, consegui alguma coisa que se aproveite.

No caso do cometa, ele era totalmente invisível a olho nu. Foram precisas várias tentativas para o conseguir apanhar. O focu também foi algo complicado de se fazer, pois o meu tripé não é adequado para isto. Fazer astro num tripé de 40€ da Newer com uma cabeça com apenas 1 parafuso pode ser bastante frustrante.

Acabou por ficar com um bocado de arrasto nas estrelas, mas oh pá, já fiquei feliz por conseguir isto.

O facto de ter conseguido ver as luas de Jupiter fez a noite para mim. Foi algo que nunca tinha tentado e nem sequer pensado que dava para ver com uma simples 55-250mm, então fiquei extremamente contente :)

Neowise Comet
    by Nuno Silva, no Flickr

Jupiter and Moons
    by Nuno Silva, no Flickr

2. xukuru

xukuru Power Member

Também não fazia ideia que dava para apanhar isso sem telescópios! Muito fixe :clap:

3. rjSampaio

rjSampaio Power Member

depende o que consideras um telescópio, 250mm ja é muita fruta, e esta em crop.

Estou mais impressionado que de para destingir Io e Europa, deves ter tirado a foto por volta das 23:15 não?

4. matavelhos

matavelhos Power Member

Stacking de 19 fotos entre as 23h15 e as 23h17. 2s de exposição, ISO 12800.

Houve um momento depois disso que as luas ainda estavam mais separadas. Mas eu já estava numa de arrumas as coisas e vir embora, acabei por não tirar a foto.

A noite era para ser dedicada ao cometa, mas estava com mais pessoas que me fizeram olhar para Júpiter e uma coisa levou a outra. Por isso não tinha nada planeado, foi puro acaso.

EDIT: Esta teria sido uma foto ainda melhor. Tirada às 00:15
    https://photos.app.goo.gl/muFqyLutcm6VwCFfA

É surpreendente o que a 250mm faz. Então adicionando o zoom electrónico da máquina, é algo brutal.

Última edição: 23 de Julho de 2020
  5. rjSampaio

rjSampaio Power Member

fdx, pontaria XD

eu ontem estava a testar os binoculos novos por volta das 22 e não tinhas separacação, então foi confirmar ao stellarium XD.

mas para que esse ISO todo? são "estrelas" nao precisas de algo assim 400 ou 800 era mais que suficiente.

6. matavelhos

matavelhos Power Member

Se calhar tens razão relativamente ao ISO, principalmente neste caso em que tanto o planeta como as luas são bons pontos de luz. Mas como a lente tem uma abertura tão apertada e a exposição seria curta para não ter arrasto, pensei que tivesse que subir mais o ISO. Até para tentar apanhar mais estrelas na envolvente.

7. rjSampaio

rjSampaio Power Member

deixar isto aqui tambem, pois pode haver malta a tentar ver o neowise pelo stelarium no pc e nao apontam para o certo (como eu ja fiz:D)

edit

chamaram a ateção que o stelarium para mobile já não é gratuito.
    Em alternativa para mobile skysafari, faz o mesmo, a quem diga que é melhor inclusive.

Última edição: 24 de Julho de 2020
  8. Drackey

Drackey Power Member

https://www.instagram.com/p/CC33Fa8Hpkj/?hl=pt-br Eu tirei esta com a 75mm , não tinha mais zoom comigo. Estou tentado e testar o telescópio quando for a casa dos meus pais. A minha mulher é mestre a encontrar estrelas, cometas etc... só tive de perguntar onde é que aponto....hehehe

9. matavelhos

matavelhos Power Member

Desde que fui tirar as últimas fotos que tenho andado a pensar em comprar um tripé melhorzito. Aproveito e fico com este para suplente ou para segurar o flash/softbox.

Algum conselho para um tripé mais decente que seja mais estável? É que bastava eu mexer no anel de foco e era uma quantidade de vibrações enormes que dificultava o foco manual…

10. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Depende quanto queres gastar.

Eu como faço muito longas exposições e costumo ter vários kilos em cima, tenho um Omegon Titania 500 vindo da astroshop.

Tens mais baratos já com cabeças que para cameras apenas servem perfeitamente.

11. matavelhos

matavelhos Power Member

O que usas para ter vários kg? Neste momento o máximo que consigo ter é 1.7kg e estou a incluir o flash. Sem o flash fica em 1.2kg.

Quanto ao orçamento, sendo que este Newer de alumínio custou 40€ se calhar dava um salto para algo perto dos 100€

Gostava de ter um de carbono até para diminuir o peso quando ando com as tralhas às costas, mas acho que o orçamento fica curto. Não me importo de comprar nos usados.

Estive a ver algumas reviews mas nada me saltou à vista. Ou era Manfrotto ou Newers/copias de outras marcas em carbono.

12. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Trackers de astronomia, só o contrapeso é 1kg.

13. TheMadyor

TheMadyor Power Member

matavelhos ha N threads sobre isso, faz uma pesquisa.

Aqui mora um Vanguard alta pro 263ab e so' posso recomendar.

14. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Já agora, o dito Omegon com o tracker e algum equipamento.

15. _valve_

_valve_ Power Member

Fiquei curioso, como fazes a panorâmica com uma exposição tão longa?
    Cá na minha ideia tirava a primeira foto, mas quando fosse tirar a segunda já as estrelas estariam um bocado deslocadas da primeira foto, e por aí em diante. Ou isto é pp não se nota nada?

16. matavelhos

matavelhos Power Member

O photoshop ou o ligth room alinham isso tudo automaticamente.

17. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Desde que não demores varios minutos a fazer a panoramica, com um focal length tão grande, não deves ter muitas estrela a entrarem pelo frame ao lado.

18. xukuru

xukuru Power Member

Normalmente o software trata disso sem problema se não demorares muito a fazer a panorâmica.
    No entanto, já editei uma panorâmica com mais de 100 fotos que durou 1h a fazer as exposições todas e nesse caso teve que ser feita a união manualmente. O software não conseguia alinhar.

19. _valve_

_valve_ Power Member

Tenho tido azar nas minhas deslocações e nunca apanho a via lactea a horas que ainda consiga manter os olhos abertos.
    Até agora o melhorzinho que consegui foi isto:

sim, estava muito vento...:-D

20. xukuru

xukuru Power Member

Pelo menos desde junho que está visível logo após ficar noite. Agora fica visível antes das 23h. Tens é que apontar para o sítio certo :berlusca: