Técnica Fotografar a via láctea

depende o que consideras um telescópio, 250mm ja é muita fruta, e esta em crop.


Estou mais impressionado que de para destingir Io e Europa, deves ter tirado a foto por volta das 23:15 não?

Stacking de 19 fotos entre as 23h15 e as 23h17. 2s de exposição, ISO 12800.

Houve um momento depois disso que as luas ainda estavam mais separadas. Mas eu já estava numa de arrumas as coisas e vir embora, acabei por não tirar a foto.

A noite era para ser dedicada ao cometa, mas estava com mais pessoas que me fizeram olhar para Júpiter e uma coisa levou a outra. Por isso não tinha nada planeado, foi puro acaso.

EDIT: Esta teria sido uma foto ainda melhor. Tirada às 00:15
https://photos.app.goo.gl/muFqyLutcm6VwCFfA

É surpreendente o que a 250mm faz. Então adicionando o zoom electrónico da máquina, é algo brutal.
 
Última edição:
Stacking de 19 fotos entre as 23h15 e as 23h17. 2s de exposição, ISO 12800.
fdx, pontaria XD

eu ontem estava a testar os binoculos novos por volta das 22 e não tinhas separacação, então foi confirmar ao stellarium XD.

mas para que esse ISO todo? são "estrelas" nao precisas de algo assim 400 ou 800 era mais que suficiente.
 
fdx, pontaria XD

eu ontem estava a testar os binoculos novos por volta das 22 e não tinhas separacação, então foi confirmar ao stellarium XD.

mas para que esse ISO todo? são "estrelas" nao precisas de algo assim 400 ou 800 era mais que suficiente.

Se calhar tens razão relativamente ao ISO, principalmente neste caso em que tanto o planeta como as luas são bons pontos de luz. Mas como a lente tem uma abertura tão apertada e a exposição seria curta para não ter arrasto, pensei que tivesse que subir mais o ISO. Até para tentar apanhar mais estrelas na envolvente.
 
deixar isto aqui tambem, pois pode haver malta a tentar ver o neowise pelo stelarium no pc e nao apontam para o certo (como eu ja fiz:D)



sim https://play.google.com/store/apps/details?id=com.noctuasoftware.stellarium&hl=en , vi agora para iOS e é pago? posso ter visto mal.

tambem tens o mesmo program, muito mais poderoso para pc/mac/linux, que têm a principal vantagem de permitir introduzir um telescopio/binoculos/camera+lentes que tenham para poder ver como ficaria a imagem do que querem com esse zoom/fotografia

Se quiserem ver o c/2020 F3 neowise (que é o nome completo e que devem procurar) na versão desktop têm de ir buscar a lista de cometas online
  1. F3
  2. plugins
  3. solar system editor
  4. solar system
  5. import
  6. escolher a lista e get orbital elements
Capture.jpg

edit

chamaram a ateção que o stelarium para mobile já não é gratuito.
Em alternativa para mobile skysafari, faz o mesmo, a quem diga que é melhor inclusive.
 
Última edição:
Desde que fui tirar as últimas fotos que tenho andado a pensar em comprar um tripé melhorzito. Aproveito e fico com este para suplente ou para segurar o flash/softbox.

Algum conselho para um tripé mais decente que seja mais estável? É que bastava eu mexer no anel de foco e era uma quantidade de vibrações enormes que dificultava o foco manual…
 
Depende quanto queres gastar.

Eu como faço muito longas exposições e costumo ter vários kilos em cima, tenho um Omegon Titania 500 vindo da astroshop.

Tens mais baratos já com cabeças que para cameras apenas servem perfeitamente.
 
O que usas para ter vários kg? Neste momento o máximo que consigo ter é 1.7kg e estou a incluir o flash. Sem o flash fica em 1.2kg.

Quanto ao orçamento, sendo que este Newer de alumínio custou 40€ se calhar dava um salto para algo perto dos 100€

Gostava de ter um de carbono até para diminuir o peso quando ando com as tralhas às costas, mas acho que o orçamento fica curto. Não me importo de comprar nos usados.

Estive a ver algumas reviews mas nada me saltou à vista. Ou era Manfrotto ou Newers/copias de outras marcas em carbono.
 
@Natto , já não me lembro quantas fotos precisei para fazer a panorâmica, mas foi tudo com o mesmo exif. Não fiz exposições diferentes para o céu e chão.

Fiquei curioso, como fazes a panorâmica com uma exposição tão longa?
Cá na minha ideia tirava a primeira foto, mas quando fosse tirar a segunda já as estrelas estariam um bocado deslocadas da primeira foto, e por aí em diante. Ou isto é pp não se nota nada?
 
Desde que não demores varios minutos a fazer a panoramica, com um focal length tão grande, não deves ter muitas estrela a entrarem pelo frame ao lado.
 
Fiquei curioso, como fazes a panorâmica com uma exposição tão longa?
Cá na minha ideia tirava a primeira foto, mas quando fosse tirar a segunda já as estrelas estariam um bocado deslocadas da primeira foto, e por aí em diante. Ou isto é pp não se nota nada?

Normalmente o software trata disso sem problema se não demorares muito a fazer a panorâmica.
No entanto, já editei uma panorâmica com mais de 100 fotos que durou 1h a fazer as exposições todas e nesse caso teve que ser feita a união manualmente. O software não conseguia alinhar.
 
Tenho tido azar nas minhas deslocações e nunca apanho a via lactea a horas que ainda consiga manter os olhos abertos.
Até agora o melhorzinho que consegui foi isto:



sim, estava muito vento...:-D
 
Pelo menos desde junho que está visível logo após ficar noite. Agora fica visível antes das 23h. Tens é que apontar para o sítio certo :berlusca:
 
Alguém conhece alguma app ou site com informação semelhante à da app clear outside?

A app não é atualizada há 5 anos, e penso que dada as actualizações do Android a APP já não funciona como deve ser. Não consigo pesquisar localizações nem gravar novas.
 
Back
Topo