Técnica Fotografar a via láctea

v2


v2


As minhas fotos ao cometa Neowise. Nunca tinha metido aqui. A primeira foi a vencedora do concurso de fotografia astronómica pelo Parque Biologico De Gaia na categoria TERRA E ESPAÇO. @xukuru Vamos lá ver se este ano há pelo menos ai umas chapas à Via Lactea xD
 
v2


v2


As minhas fotos ao cometa Neowise. Nunca tinha metido aqui. A primeira foi a vencedora do concurso de fotografia astronómica pelo Parque Biologico De Gaia na categoria TERRA E ESPAÇO. @xukuru Vamos lá ver se este ano há pelo menos ai umas chapas à Via Lactea xD
Eu este ano nem vou ser muito esquisito com o sítio.

Essa última fico muito fixe!
 
Boas povo,

Durante esta semana vou estar ali pela zona de Avis e por Evora. Algum spot porreiro para TENTAR tirar fotos à via láctea nas redondezas?

Já andei a explorar ali a zona via Google maps, talvez já tenha um local assim mais ou menos definido, mas se souberem de algum porreiro digam alguma coisa SFF.

Obrigado!
 
Spots que eu tenha guardado ai só mesmo para star trails, para via láctea não tenho nada... Fico a aguardar conselhos também :D
 
Boas povo,

Durante esta semana vou estar ali pela zona de Avis e por Evora. Algum spot porreiro para TENTAR tirar fotos à via láctea nas redondezas?

Já andei a explorar ali a zona via Google maps, talvez já tenha um local assim mais ou menos definido, mas se souberem de algum porreiro digam alguma coisa SFF.

Obrigado!
Tens o castelo de Valongo / Montoito
Uma foto minha de ha uns anos, não está boa, pois deveria ter feito uma exposição mais longa para primeiro plano e algumas outras correcções geométricas..
28683566306_8a29b6610c_c.jpg
 
Obrigado pela dica :) parece um sitio muito porreiro!!!

EDIT: isso não está fechado ao publico?
não....
Obrigado pela dica :) parece um sitio muito porreiro!!!

EDIT: isso não está fechado ao publico?
é "privado" não se consegue entrar dentro do castelo, mas á volta é pacifico....
olha ai a romaria quando passou o carro da google :)
https://www.google.pt/maps/@38.5181...4!1sUeivnWxvWTFE0gF7jJWyVQ!2e0!7i13312!8i6656
e do outro lado dá para grandes fotos de Nascer do Sol
 
Muito fixe, obrigado pela dica @maxim :D

BTW, ontem encontrei-me com um gajo que conheci no Instagram e fomos tentar fotografar a Estação Rádio Astronómica de Porto da Balsa, mas aquilo estava cercado e cheio de vídeo-vigilância... Acabamos por passar a noite em vários spots random da Pampilhosa e nascer do sol na Serra da Lousã. Bem, que brutalidade de noite!

O momento mais random foi fotografar a via lactea com uma retro-escavadora de fundo, mas ficou brutal :D
 
Muito fixe, obrigado pela dica @maxim :D

BTW, ontem encontrei-me com um gajo que conheci no Instagram e fomos tentar fotografar a Estação Rádio Astronómica de Porto da Balsa, mas aquilo estava cercado e cheio de vídeo-vigilância... Acabamos por passar a noite em vários spots random da Pampilhosa e nascer do sol na Serra da Lousã. Bem, que brutalidade de noite!

O momento mais random foi fotografar a via lactea com uma retro-escavadora de fundo, mas ficou brutal :D
depois mostra as fotos! entretanto adicionei-te no instagram
 
a 17mm a 500 rule dá cerca de 18s. A NPF dá cerca de 11. Até onde é seguro aumentar o tempo de exposição de forma a que não se note o arrasto?

Por exemplo, nesta foto foram 30s e nota-se o arrasto, mas não é muito… Seria seguro ir até aos 15s por exemplo? Não é que eu vá imprimir isto num A4 ou coisa parecida.

Night Sky by Nuno Silva, no Flickr
 
a 17mm a 500 rule dá cerca de 18s. A NPF dá cerca de 11. Até onde é seguro aumentar o tempo de exposição de forma a que não se note o arrasto?

Por exemplo, nesta foto foram 30s e nota-se o arrasto, mas não é muito… Seria seguro ir até aos 15s por exemplo? Não é que eu vá imprimir isto num A4 ou coisa parecida.

Night Sky by Nuno Silva, no Flickr
Matavelhos,
vi a foto e os detalhes. vejo que tens uma maquina APS, sendo assim uma 17mm transforma-se numa 26-28mm (equivalência Full frame ) +- e sendo assim

NPF -> 5segundos
regra dos 500 -> 18s

logo 30 segundos é arrasto certo.

cumps e boas fotos!
 
Fresquinha, ainda a queimar do forno :)

Tirada ontem à noite, editada no portátil (monitor fraquito, espero que as cores estejam aceitáveis). Era para esperar até chegar a casa, mas oh pá… Não resisti.

Foram 40 fotos a 13s com ISO 3600, tiradas com uma cânon 77D e uma 17-55 USM a 17mm e a F/2.8. Adicionei também 17 black frames. Tudo isto junto no Sequator.

O que eu acho disto… Talvez pudesse puxar mais a exposição para os 15s sem ter arrasto notório nas estelas, isto é, sem fazer zoom 1:1. Poderia ter baixado o ISO também, acho que acabou por ficar com bastante ruído o que pode ter implicações nas cores e afins. Poderia também ter feito uma exposição mais longa para o fundo. Nem estava vento, por isso poderia-me ter safado bastante bem com uma exposição de 20, 30, ou mais segundos para o background. Acho que posso melhorar a edição também. Estava para ver uns tutoriais mas preferi avançar para ver o que era capaz tendo em conta o que já sei.

Resumindo, estou bastante satisfeito com os resultados. Foi a minha 2.ª tentativa e a primeira tinha sido bastante má. Esta safa-se razoavelmente bem. Se um dia tiver outra oportunidade, espero atingir melhores resultados :)


Via Láctea by Nuno Silva, no Flickr
 
Última edição:
Back
Topo