1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Técnica Fotografar com flash externo

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por ruben frutuoso, 26 de Novembro de 2012. (Respostas: 18; Visualizações: 5489)

1. ruben frutuoso

ruben frutuoso Power Member

Boas pessoal
    Testei este fds pela primeira vez o flash externo (canon speedlight EX430II) e vi-me um bocado a rasca.
    Basicamente tive dificuldades em achar um exif em que conseguisse ter uma boa iluminação.
    Ou notava-se muito o efeito do flash na cara das pessoas, ou ficava mesmo muito escura a foto ou ainda um bom plano razoavelmente bem iluminado e o que estava por tras, quase sem luz.
    Devo dizer que o flash não estava a apontar diretamente para as pessoas, mas sim para o tecto, e estava com difusor.
    Nas fotos em que pretendo colocar a maquina na vertical (não sei se me estou a fazer entender), como devo fazer com o flash? Isto para que não fique um lado iluminado e o outro não.

Como disse, foi a primeira vez que o usei, tenho que desenvolver a minha tecnica com ele, mesmo.
    Conhecem tutoriais com o mesmo?
    Já combinei com umas amigas ir para o estudio da escola para continuar esta aprendizagem :)

Vou deixar algumas fotos, a ver se conseguem dar me uma ajuda

Canon 600D + 18-55IS II + EX430II

uma coisa que me irritou, foi ao fim de algum tempo as pilhas começarem com tempos de reciclagem enormes. São umas alcainas. Mas tenho umas Ni-MH da Panasonic de (2400mAh) que comprei, mas ainda não as consegui carregar como deve ser.

Última edição: 26 de Novembro de 2012
  2. pitogas

pitogas Power Member

Utilizaste algum difusor no flash?

3. ruben frutuoso

sim, usei um phottix, como isto

4. MEIA

MEIA Power Member

Esse tipo de fotos costumo utilizar ou um beauty dish ou um reflector
    Como não vou à bola destes reflectores, utilizo uma bocado de Kline e bostik(aquela que parece pastilha elástica azul)
    Até a mão a fazer de reflector dá ficas é com uma cor mais quente.

5. arkannis

arkannis Power Member

Olhando para o EXIF das fotos o problema é claro.
    Por ex, na 2a foto, em que o fundo está muito escuro, tens abertura f/11 e exposição de 1/180.

O plano onde fazes a medição de luz vai ficar sempre correctamente iluminado, é para isso que o flash serve.
    Se queres o fundo com mais luz tens que dar mais abertura e mais tempo de exposição.

6. ruben frutuoso

mas estes difusores não são bons? em relação a foto que meteste ilustratuva, eu quase que tinha o flash nessa posição, já a pensar em não ter zonas da cara e cabelo queimadas

eu percebo perfeitamente isso, a questão é que depois o 1º plano ficava queimado. Parece que a potencia do flash era sempre a mesma, o flash não devia fazer uma "medição" e adaptar a potencia? :/

7. MEIA

MEIA Power Member

Parece-me que tinhas o flash em manual com a potência máxima, tens que o colocar em TTL, não cheguei a ver o exif porque pensei que não tivesse.
    Gosto mais dos resultados com aquela posição do flash + reflector do que com o difusor e a apontar para a frente, mas o melhor mesmo é o beauty dish, mas é mais bem mais caro. Isto aplica-se a retrato.
    Esqueci-me de referir que pilhas alcalinas são más para utilizar em flash, utiliza recarregáveis e se possível as de marca "eneloop"

8. ruben frutuoso

como disse, utilizei as alcalinas pois as minhas Ni-MH estavam descarregadas.
    Sim, eu realmente não usei no modo TTL, no TTL ele vai regular a potencia do flash?

9. MEIA

MEIA Power Member

No modo TTL ele vai utilizar a potência necessária para teres uma boa exposição. Lê as instruções do flash e também as instruções da máquina, ajuda bastante ;)

Considero um erro querer-se utilizar sempre o manual tanto para a máquina como para o flash, nem sempre é a melhor opção.

Última edição: 26 de Novembro de 2012
  10. ruben frutuoso

eu quando o comprei li por alto. tenho mesmo que o ler com mais atenção. vou procurar uns tutoriais

11. dk.pt

dk.pt Power Member

quando costumo a fotografar eventos desse género com essa "luz", meto na maquina | velocidade 60 | diafragma 5,6 |iso 800| Balancemento de brancos nos 5000k e o flash automatico ou ttl com pouca força no flash. (e o flash apontar para tecto com folha kline como foi aqui dito)

12. schon

schon Power Member

O flash vai te iluminar e ajudar a expor onde ele reflete directamente. Num ambiente como estavas, com algum espaço atrás este fica muito escuro....
    Para tentar uma melhor sintonia entre o que é reflectido pelo flash e o resto, tenta abrir mais a lente, diminuir o shutter speed, e se necessário aumentar o ISO, e obviamente usa o TTL para auxiliar na exposição (para evitar queimar).
    Usando o TTL ele vai calcular a potencia do flahs a usar, tendo em conta o ISO, abertura shuttter speed, o que resulta numa exposição mais equilibrada entre o fundo e a parte da frente.

Última edição: 27 de Novembro de 2012
  13. ruben frutuoso

Muito obrigado pelas respostas. Vou ter em atenção aquilo que me estão a dizer. Esta ou na proxima semana vou para o estudio e depois posto os resultados.

14. sparrow

sparrow Power Member

para esse tipo de fotos não uses difusor.

o melhor é fazer como fazem os fotógrafos de casamento... uma cartolina presa com elástico a servir de reflector.

para fotos de pessoas colocas a máquina no M abertura 5.6 velocidade 1/80, iso 800, flash em TTL virado para o tecto e vais ver que as fotos saem todas apresentáveis.

Offtopic: a menina da segunda foto tem muitas fotos no forumfotografia tiradas pelo user Deim e que são excelentes fotos... se for um amigo comum tenta conversar um pouco com ele que o Deim tem fotos excelentes.

15. ruben frutuoso

Semelhante a imagem que o MEIA colocou?
    Muito obrigado, a ver se rapidamente tenho outra oportunidade para me redimir :)
    Acho que não será amigo comum, mas vou ver ;D

* a falar com ela descobri que o senhor é prof. na minha escola. HAHAHA

16. bruno3691

bruno3691 Power Member

O tecto é escuro e tambem nao ajuda, usa um refletor em vez de um difusor.
    Eu para esse tipo de eventos usava boa abertura, entre os 2.8 a 4.5-5.6 dependia do tipo de lente e do objecto, iso na casa dos 800 ou até 1600 para teres mais "fundo" em gerais e velocidades lentas, (consegues brincar com velocidades na casa dos 1/25)

17. ruben frutuoso

o tecto não era escuro, era branco. o segundo plano é que esta muito escuro

18. Boas tardes,

Sou novo neste forum e este vai ser o meu primeiro post por isso peço já desculpa se não me conseguir explicar bem.

Um amigo meu tem um bar e convidou-me para fazer a cobertura dos eventos para divulgar o bar, por aquilo que andei a ler é melhor ter o flash externo e a minha pergunta é:

Quais as características para escolher um flash para fotografar em bares/discotecas?

Se me pudessem mostrar alguns agradecia

Cumprimentos

19. qual o orçamento?

ser manual (es tu que defines a potencia) ou automatico (a maquina calcula automaticamente) condiciona logo a escolha.

Partilhar esta Página