1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fotografar comida

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Rui Marto, 19 de Março de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 2006)

  1. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Não podia estar mais de acordo. Para mim uma foto de comida é tipo isto.

    Já para fotos mais criativas, continuo a recomendar o flash (exemplo).
     
    Última edição: 19 de Março de 2009
  2. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    fikei com a ideia (errada talvez) que o objectivo seria fotos dos pratos/sobremesas confeccionados para colocar num menu/ementa.

    nao sei k ementas vcs andam a ver, mas nas que vejo nao tens espaco para enkadrar o prato com o ambiente circundante, ao fazer isso irias so conseguir colocar 3-4 pratos por pagina (caso contrario o prato propriamente dito ficava reduzido a meia duzia de pixels) o que poderia resultar numa ementa extensa de varias paginas sem necessidade. ja para nao falar que num restaurante nao consegues variar muito, a decoracao e semelhante logo o ambiente a volta do prato seria quase sempre o mesmo, nao me parece k se ganhe em repetir o mesmo em cada prato...

    sim uma foto como a que o rui mostrou e sem duvida muito mais bonita que o prato visto de cima, talvez seja o ideal para uma foto de publicidade ao restaurante, agora td depende do fim a que se destina...e para um menu/ementa o prato visto de cima ou de lado permite numa pagina conseguires ver (em tamanho perceptivel) varios pratos.

    maior parte dos menus k vejo apresenta o prato sobre fundo branco, o prato parece flutuar sobre o vazio, dai achar k c/ a lightbox consigas um resultado positivo, ou entao como o strobe disse, usar um tripe.

    num restaurante kando pego num menu e penso em morangos para sobremesa estou a espera de ver uma foto de uma taca cheia de morangos cobertos de chantili (quanto maior melhor), e nao um unico morango a cair sobre a agua... talvez tb resulte, nao sei... e como as imagens k se ve no mcdonalds, os hamburguers parecem gigantes e deliciosos, de criatividade tem 0, no entanto por alguma razao eles fazem assim, e ninguem tem duvidas k isso ja deve ter sido mais k estudado por eles :P
     
  3. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    A foto do morango foi o primeiro exemplo que arranjei de uma foto onde obrigatoriamente tinhas que usar flash. No entanto o que pretendia e que não encontrei, foi algo do género de uma foto que vi aqui há tempos num restaurante no algarve, em que tinham uma taça de fruta com um fio de chocolate a escorrer.

    De resto não sabemos o que é pretendido ao certo, mas também não costumo ver ementas com fotos, muito menos para cada um dos pratos. Onde costumo ver fotos é no prato do dia, que fica destacado, ou então espalhadas pelo restaurante, à entrada, etc.
     
  4. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Fotografando comida

    NOTA: Isto se está a ficar off-topic, visto que já não se está a falar de lentes. Agradece-se que a discussão seja deslocada para local próprio.

    Não precisas de mostrar todo o prato. Considerando que os pratos são quase sempre redondos desperdiçar-se-ia muito espaço. A técnica é fazer um crop apertado.

    Pode ser só uma questão de gosto meu, mas conheço esses menus e acho-os foleiros.

    Uma outra aplicação do flash é para tornar visível o vapor e dar um ar de comida "acabada de sair do fogão"

    Fui buscar aos meus contactos alguns exemplos. Deixo aqui estes de duas senhoras que têm particular jeito tanto na cozinha como na fotografia :

    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

    E agora vou mas é almoçar! :drooling: :drooling: :drooling:
     
  5. helius

    helius Power Member

    pelo que tenho visto por aí, quer na net, quer nos livros de iluminação, existem essencialmente duas formas de fotografar comida, isoladas em branco (ou outra cor) ou inseridas num "cenário" como aquele exemplo que o Marto mostrou, julgo que a primeira opção faz mais sentidos para algum tipo de catálogo, ou para inserir noutros meios como na web,

    a 2ª opção tem uma vertente mais publicitária, pois associa determinada refeição ou alimento a um contexto que pode ser de estilo de vida, de originalidade do alimento em causa, etc..
     
  6. Viva,

    Antes de mais agradeço as respostas prontas e ajuda de todos, como sou um pouco verde no assunto toda a ajuda é bem vinda.

    Vou tentar responder a algumas das duvidas que colocaram.

    Não posso contar muito da finalidade das fotos pois como devem entender o segredo é a alma do negócio, mas fica aqui prometido que assim que a empresa avança venho aqui apresentarvos (sem nenhuma intenção de publicidade, mas apenas por consideração pela ajuda que me estão a dar). Em geral, o objectivo é ter fotos como as que o strobe mostrou e a primeira do exemplo que o Rui Marto deu, ou como estas:
    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

    É claro que ainda vou ter que aprender muito até conseguir fazer fotos parecidas com estas. A parte essêncial das fotografias será a comida em si, mas como disse o helius associa-la a um contexto ou a uma determinada situação de forma a torna-la mais apetecivel e até sugerir ao cliente como poderá compor e apresentar o seu prato.

    O Flash está na minha lista de compras, mas vocês estão a referir-se a um flash normal como este ou um próprio para fotografia macro como este? Para além disto também irei comprar um tripé.

    Quanto as lentes que sugeriram se não me enganei é esta. Será que com ela conseguirei obter os resultados que pretendo? Ou será necessário adquirir uma macro, se fosse qual sugeriam? Falei em adquirir a que vem no KIT, porque a diferença do preço entre comprar apenas o corpo da máquina ou comprar o KIT com a lente Canon EF-S 18-55mm IS são 70€, enquanto que ela adquirida a parte custa o dobro.

    Os preços que refiro são sem IVA visto que irei adquirir o equipamento em nome da empresa em sites como a DigiWoWo ou pix-pro, sendo assim isento de IVA e ficando mais em conta ;)

    Abraço,

    Marco
     

Partilhar esta Página