Fotografar comida

Rui Marto

Power Member
Estou perfeitamente de acordo com a recomendação do Rui Marto. A Tammy 17-50/2.8 dá perfeitamente para esse trabalho. Não sendo "macro" dá para encher um enquadramento com uma sobremesa pequena. Não dá evidentemente para focar detalhes para fotos mais artísticas, mas penso que isso poderia ficar para mais tarde. A abertura f/2.8 da lente também é muito útil para limitar o DoF e assim dar um toque artístico às fotos (coisa que a 18-55IS não consegue fazer).

Não me agrada a sugestão do Warlord. A light-tent é para quando se quer um contexto completamente neutro. Ora não sei de que tipo de espaço estas a falar, mas acho que o ambiente é pelo menos 25% do valor da refeição e por isso deve ter lugar nas fotos. Fotos dos pratos sobre um fundo indiferente (toalha branca) fazem-me lembrar aqueles menus das tascas reles em que os turistas escolhem o prato por uma foto que invariavelmente tem sempre melhor aspecto que o prato como ele é realmente servido.

E como será para tirar fotos de objectos estáticos, o tripé de 25 euros e as longas exposições resolvem perfeitamente a questão da iluminação (que também convém ser a iluminação do sítio).

Para fotografar o espaço inteiro a grande angular da 17-50 é insuficiente, mas é suficiente para enquadrar o contexto de um prato (talheres, louça, mobiliário, illuminação, etc.)

Não podia estar mais de acordo. Para mim uma foto de comida é tipo isto.

Já para fotos mais criativas, continuo a recomendar o flash (exemplo).
 
Última edição:
fikei com a ideia (errada talvez) que o objectivo seria fotos dos pratos/sobremesas confeccionados para colocar num menu/ementa.

nao sei k ementas vcs andam a ver, mas nas que vejo nao tens espaco para enkadrar o prato com o ambiente circundante, ao fazer isso irias so conseguir colocar 3-4 pratos por pagina (caso contrario o prato propriamente dito ficava reduzido a meia duzia de pixels) o que poderia resultar numa ementa extensa de varias paginas sem necessidade. ja para nao falar que num restaurante nao consegues variar muito, a decoracao e semelhante logo o ambiente a volta do prato seria quase sempre o mesmo, nao me parece k se ganhe em repetir o mesmo em cada prato...

sim uma foto como a que o rui mostrou e sem duvida muito mais bonita que o prato visto de cima, talvez seja o ideal para uma foto de publicidade ao restaurante, agora td depende do fim a que se destina...e para um menu/ementa o prato visto de cima ou de lado permite numa pagina conseguires ver (em tamanho perceptivel) varios pratos.

maior parte dos menus k vejo apresenta o prato sobre fundo branco, o prato parece flutuar sobre o vazio, dai achar k c/ a lightbox consigas um resultado positivo, ou entao como o strobe disse, usar um tripe.

num restaurante kando pego num menu e penso em morangos para sobremesa estou a espera de ver uma foto de uma taca cheia de morangos cobertos de chantili (quanto maior melhor), e nao um unico morango a cair sobre a agua... talvez tb resulte, nao sei... e como as imagens k se ve no mcdonalds, os hamburguers parecem gigantes e deliciosos, de criatividade tem 0, no entanto por alguma razao eles fazem assim, e ninguem tem duvidas k isso ja deve ter sido mais k estudado por eles :P
 
A foto do morango foi o primeiro exemplo que arranjei de uma foto onde obrigatoriamente tinhas que usar flash. No entanto o que pretendia e que não encontrei, foi algo do género de uma foto que vi aqui há tempos num restaurante no algarve, em que tinham uma taça de fruta com um fio de chocolate a escorrer.

De resto não sabemos o que é pretendido ao certo, mas também não costumo ver ementas com fotos, muito menos para cada um dos pratos. Onde costumo ver fotos é no prato do dia, que fica destacado, ou então espalhadas pelo restaurante, à entrada, etc.
 
Fotografando comida

NOTA: Isto se está a ficar off-topic, visto que já não se está a falar de lentes. Agradece-se que a discussão seja deslocada para local próprio.

nao sei k ementas vcs andam a ver, mas nas que vejo nao tens espaco para enkadrar o prato com o ambiente circundante, ao fazer isso irias so conseguir colocar 3-4 pratos por pagina

Não precisas de mostrar todo o prato. Considerando que os pratos são quase sempre redondos desperdiçar-se-ia muito espaço. A técnica é fazer um crop apertado.

maior parte dos menus k vejo apresenta o prato sobre fundo branco, o prato parece flutuar sobre o vazio

Pode ser só uma questão de gosto meu, mas conheço esses menus e acho-os foleiros.

A foto do morango foi o primeiro exemplo que arranjei de uma foto onde obrigatoriamente tinhas que usar flash.

Uma outra aplicação do flash é para tornar visível o vapor e dar um ar de comida "acabada de sair do fogão"

Fui buscar aos meus contactos alguns exemplos. Deixo aqui estes de duas senhoras que têm particular jeito tanto na cozinha como na fotografia :



E agora vou mas é almoçar! :drooling: :drooling: :drooling:
 
pelo que tenho visto por aí, quer na net, quer nos livros de iluminação, existem essencialmente duas formas de fotografar comida, isoladas em branco (ou outra cor) ou inseridas num "cenário" como aquele exemplo que o Marto mostrou, julgo que a primeira opção faz mais sentidos para algum tipo de catálogo, ou para inserir noutros meios como na web,

a 2ª opção tem uma vertente mais publicitária, pois associa determinada refeição ou alimento a um contexto que pode ser de estilo de vida, de originalidade do alimento em causa, etc..
 
Viva,

Antes de mais agradeço as respostas prontas e ajuda de todos, como sou um pouco verde no assunto toda a ajuda é bem vinda.

Vou tentar responder a algumas das duvidas que colocaram.

Não posso contar muito da finalidade das fotos pois como devem entender o segredo é a alma do negócio, mas fica aqui prometido que assim que a empresa avança venho aqui apresentarvos (sem nenhuma intenção de publicidade, mas apenas por consideração pela ajuda que me estão a dar). Em geral, o objectivo é ter fotos como as que o strobe mostrou e a primeira do exemplo que o Rui Marto deu, ou como estas:



É claro que ainda vou ter que aprender muito até conseguir fazer fotos parecidas com estas. A parte essêncial das fotografias será a comida em si, mas como disse o helius associa-la a um contexto ou a uma determinada situação de forma a torna-la mais apetecivel e até sugerir ao cliente como poderá compor e apresentar o seu prato.

O Flash está na minha lista de compras, mas vocês estão a referir-se a um flash normal como este ou um próprio para fotografia macro como este? Para além disto também irei comprar um tripé.

Quanto as lentes que sugeriram se não me enganei é esta. Será que com ela conseguirei obter os resultados que pretendo? Ou será necessário adquirir uma macro, se fosse qual sugeriam? Falei em adquirir a que vem no KIT, porque a diferença do preço entre comprar apenas o corpo da máquina ou comprar o KIT com a lente Canon EF-S 18-55mm IS são 70€, enquanto que ela adquirida a parte custa o dobro.

Os preços que refiro são sem IVA visto que irei adquirir o equipamento em nome da empresa em sites como a DigiWoWo ou pix-pro, sendo assim isento de IVA e ficando mais em conta ;)

Abraço,

Marco
 
Back
Topo