Fotografar em RAW

o raw da 450D varia entre os 15mb e os 20mb, por isso da cerca de 200(na pior hipotese) a 275(na melhor hipotese). a 450D tem mais 2mp k a 40D e nao tem modo sraw :(

@Angell'S: nao me estava a referir a soma total mas sim a teres de trocar de cartao mais frekentemente.
 
o raw da 450D varia entre os 15mb e os 20mb, por isso da cerca de 200(na pior hipotese) a 275(na melhor hipotese). a 450D tem mais 2mp k a 40D e nao tem modo sraw :(

@Angell'S: nao me estava a referir a soma total mas sim a teres de trocar de cartao mais frekentemente.
sim eu percebi isso também..por isso andar a pensar num maiorzito para a próxima ;)
 
o raw da 450D varia entre os 15mb e os 20mb, por isso da cerca de 200(na pior hipotese) a 275(na melhor hipotese). a 450D tem mais 2mp k a 40D e nao tem modo sraw :(

@Angell'S: nao me estava a referir a soma total mas sim a teres de trocar de cartao mais frekentemente.

Hummm, não sabia que 2mp faziam assim tanta diferença...O RAW da 40D ronda os 15mb. Obrigado pelo esclarecimento ;)
 
o raw da 450D varia entre os 15mb e os 20mb, por isso da cerca de 200(na pior hipotese) a 275(na melhor hipotese). a 450D tem mais 2mp k a 40D e nao tem modo sraw :(

@Angell'S: nao me estava a referir a soma total mas sim a teres de trocar de cartao mais frekentemente.

A D90 alega uma capacidade de 259 fotos em RAW, mas lá está, é uma estimativa, tanto podem sair com 10 megas como quase 25 megas, como já apanhei um ...
 
sao compactados (c/ perda minima de "informacao visivel"):
However, there’s no 14-bit capture, nor a lossless uncompressed Raw option – Raw files are a lossy 12-bit only. The D90 is limited to 100 consecutive JPEGs at 4.5fps, with Raw capture it’s 11 frames.
http://www.macworld.co.uk/digitallifestyle/reviews/index.cfm?reviewid=3016
A diferença também pode vir do facto do RAW estar configurado para 12 ou 14 bits.
na 450D os raw sao tds lossless (compactados sem perda de informacao) a 14bits, na 40D da para escolher?
 
Na 40D, pelo menos que tenha visto não dá para escolher o 'tipo' de RAW. Podes sim escolher entre RAW e sRAW de resto não vejo por lá mais nada para escolher.
 
em raw nem a resolucao podes escolher.

Essa é óbvia :-)

Mas sim, o RAW da D90 é "compactado", só a partir da D300 é que tens a opção de ter o RAW não compactado, se bem que isso seja uma questão de pormenor, a diferença real não é significativa, se é que existe diferença :)

Já agora, o buffer da D90 não é esse ... Em RAW é de 9 fotos e em jpeg "fine" é de 25 fotos. Em jpeg "normal" é que passa para 100 fotos.

Artigo interessante sobre RAW na Nikon:

http://www.completedigitalphotography.com/?p=489

Em algumas makinas os raws sao comprimidos com ligeira perda de informação na zona dos highlights, por isso tenham isso em atencao se costumam sobre-expor ligeiramente.

So nas makinas mais €€€ podem escolher o tipo de compressao.

Por alguma razão é aconselhado tirar quase tudo a -0.3EV ou mesmo -0.7EV desde a D40 até à D80 (incluindo as D70). A D90 já não sofre desse mal, foi remediado :)

E nos jpegs ainda se nota mais, já agora ...
 
Última edição pelo moderador:
ja nas canon (em raw) podem sobre-expor ligeiramente para capturar mais detalhe nas shadows e depois recuperar os highlights, mas claro dentro de limites razoaveis e caso o metering esteja a funcionar devidamente :)

acho um pouco estupido nao dar para escolher lossless em tds as nikons e ja agora nao dar para escolher lossy em tds as canon (se isso aumentasse a capacidade no buffer)
 
Back
Topo