Fotografar interiores

adec_12

Power Member
Boas, gostaria de saber a vossa opinião de como tirar fotografias em interiores com luz artificial com prioridade de abertura (sem tripé). Qual será o modo recomendado?
Cumprimentos
 
sem tripe, o ideal era usar um flash externo, em alternativa usar uma abertura na lente o maior possivel e ficar estático enquanto se tira a foto.
Se nao fores muito esquesito com a qualidade, podes subir o iso que ajuda.

Que maquina tens?
 
Normalmente fotografo com prioridade à abertura, o que se torna complicado em ambientes com pouca luz; as fotos por vezes ficam tremidas.Existe alguma forma de enganar o sensor?
 
se fotografas com prioridade a abertura a makina escolhe o tempo de exposicao adequado para a foto ficar bem exposta. se tens pouca luz e normal k o tempo de exposicao seja elevado para segurar a makina na mao sem tremer, por isso tens 3 opcoes:

-usar um tripe (ou apoiar a makina sobre algo)
-usar um flash
-aumentar a abertura (f/menor)

deduzo k "enganar o sensor" seria diminuir o tempo de exposicao, mas isso iria fazer com k a foto ficasse subexposta (escura)

atencao k mesmo usando um flash a makina em modo Av vai continuar a usar um tempo de exposicao maior para o background, se nao kiseres muda p/ modo P ou M ou define o flash como high-speed-sync.
 
Normalmente fotografo com prioridade à abertura, o que se torna complicado em ambientes com pouca luz; as fotos por vezes ficam tremidas.Existe alguma forma de enganar o sensor?

Enganar o sensor? Tens que o enganar por um sensor mais novo looool. Desculpa. Bem agora falando a sério. A regra para as fotos não ficarem tremidas, é que a velocidade de obturação deverá ser sempre maior ou igual a 1/distancia focal utilizada no momento.
Por exemplo se tiveres uma distância focal de 18mm, (x1.6=28.8 mm no caso dos sensores APS-C de algumas Canon) Logo a velocidade mínima é 1/30. Pah claro que se tiveres mãos que não tremam muito, ou tripé, ou IS, então esquece lá essas regras. Não sei se era isto que pretendias mas se não for diz e tenta explicar melhor.
 
A regra para as fotos não ficarem tremidas, é que a velocidade de obturação deverá ser sempre maior ou igual a 1/distancia focal utilizada no momento.

Desculpa, explica melhor isso sff, eu percebi as continhas e tal, mas qual é a diferença entre tirar a 30mm usando 1/50s e a 60m usando 1/50s (segundo essa teoria precisavas de alguma coisa como 1/100s para nao ficar tremida)
 
Desculpa, explica melhor isso sff, eu percebi as continhas e tal, mas qual é a diferença entre tirar a 30mm usando 1/50s e a 60m usando 1/50s (segundo essa teoria precisavas de alguma coisa como 1/100s para nao ficar tremida)

?? Segundo as contas dele 1/100 é para tirar fotos a 100mm, fotos a 60mm 1/60. eu tb uso essa regra e por norma, não tem falhado muito.
 
Bem é assim tenho ouvido isso em vários workshops. Por acaso um deles até tenho aqui a info em pdf. Se quiseres envio-te para o mail ou algo assim, basta enviares-me isso por PM. Está lá tudo explicado. Já usava esta técnica quando fotografava em filme. Tecnicamente não faço ideia o porquê mas também nunca me interessei pela razão disso.
 
pelo que percebi, tinha que multiplicar a focal pela crop.

nao digo que nao resulte mas se resulta, resulta porquê? aperceberam-se disso por acaso?

Li aqui no fórum, penso até pelas palavras do Timber, no tópico de modos manuais, ou algo do género. É capaz de ter alguma explicação lógica, mas como não sou nenhum expert na área não sei explicar, só sei que funciona, basta tentar.
 
Não é dificil de perceber que numa focal maior uma deslocação de 1 mm se reflecte numa maior deslocação aparente do objecto que estamos a fotografar, é a mesma coisa que dar um tiro a 10 metros e a 200 metros, qualquer movimento por mais pequeno que seja a 200 metros representa bastante no alvo, enquanto que a 10 metros quase não se nota.

Sim ok, tens razão. Mas porquê aquelas contas. Porquê aqueles valores. Isso é que não sei explicar.
 
Aqueles valores foi o que o pessoal ao longo de muitos anos achou ser o adequado para cada distância focal, sendo a regra de 1/DF bastante fácil de decorar. Se calhar para 100mm 1/83 seria suficiente, mas 1/100 é muito mais fácil de fixar.


Podes ter razão. Mas sinceramente não tenho a certeza disso. Bem o que importa é que é isso que se usa.
 
A regra 1/DF é apenas um "bom ponto de partida". Não é uma fórmula exacta.

Tem a sua origem no full-frame, pelo que em teoria numa máquina com factor de crop 1.5x deviamos usar a fórmula 1/ (1.5 x DF).

Esta "fórmula" deriva da relação entre a distancia focal e o campo de visão.

Exemplo:

Uma lente 20mm tem 94 graus de campo de visão (em FF). Uma variação de 1 grau corresponde a aproximadamente 1% da frame. Uma lente 200mm tem 12 graus de campo de visão (em FF, novamente), e uma variação de 1 grau corresponde a 8%. Assumindo que o fotógrafo treme o mesmo com a lente 20mm e a lente 200mm, o impacto dessa vibração é 8x maior.

Como disse, 1/DF é apenas um ponto de partida e não contabiliza a estabilidade da técnica do fotógrafo. Na minha experiencia, com uma boa postura consigo 2/DF (em crop 1.5x). Quando se trata de fotografar pessoas em distancias focais curtas (< 50mm) o problema nem sequer é o camera shake mas sim o próprio movimento dos sujeitos (a não ser que estes estejam imóveis a posar para a foto).
 
A regra do 1/"distancia focal" aplica-se aos sensores full frame... Com sensores crop convém fazer as respectivas conversões..


Depois é como tudo, uma boa posição de fotografia, sem estar em esforço.. Possivelmente um cotovelo apoiado, etc.. etc.. Pode ajudar a ganhar 1 ou 2 stops sem ficarem as fotografias tremidas. Uma lente estabilizada, pode ajudar a ganhar entre 2 e 4 stops..



E por fim, há o velho truque, de disparar um burst de fotos iguais.. Porque como já devem ter percebido, nestas coisas não existe um valor em que as fotos fiquem nitidas e no valor seguinte fiquem desfocadas.. O que acontece é que à medida que vamos usando velocidades mais lentas, a percentagem de fotos tremidas começa a aumentar, mas não saem todas tremidas.. Assim, um truque fácil é disparar uma sequencia de fotos e escolher a mais nitida. Normalmente, nas Canon é facil, como os JPG's são comprimidos sempre com a mesma qualidade, basta escolher o JPG com maior tamanho do burst, porque é aquele que reteve mais detalhe. No caso das Nikon é preciso ver mesmo no PC, porque as Nikon costumam comprimir sempre num tamanho +/- fixo, usando mais ou menos compressão conforme a foto tem mais ou menos detalhe e assim os tamanhos não servem de indicação..



Tudo isto ajuda quando se trabalha no limite.. Mas não há nada como uma lente com boa abertura.. E subir um pouco o ISO, o que nas máquinas mais modernas não é problema, e fotografa-se descansadinho da vida.. Ou então, melhor ainda, um flash externo.
 
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