1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fotografar nascimento de bébé

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por El Gordo, 27 de Maio de 2009. (Respostas: 46; Visualizações: 4424)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. El Gordo

El Gordo Power Member

Pessoal,qual é q acham q será a melhor lente para fotografar um nascimento de bébé???presumo q seja melhor sem flash para o bem dele....tou a pensar usar a 50mm tudo em manual,visto ter uma D60 e a 50 n ter motor ou uso a 18/55 mm com focagem automática???
    Em termos de luz a sala tem uma janela grande e terá as luzes q são utilizadas em operações.....
    Aceito opiniões;)

2. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Boas.

Por acaso recentemente tive a promover em Coimbra um livro de um gajo que fazia fotografias de bebés prematuros. O que ele disse que usou foi sempre lentes muito luminosas devido a impossibilidade de fotografar com flash. Aconselho-te a usar a 50mm, visto que a 18-55, não é suficiente. No entanto depende do local onde queiras fotografar. Se for o nascimento mesmo aí tens muita luz e a 18-55 talvez dê, mas se for depois, conta estar num local com pouquíssima luz e então tens que usar a 50mm.

3. El Gordo

El Gordo Power Member

Será mesmo o nascimento..... eu pergunto pq n terei hipotese de no meio da operação trocar de lentes :p ...e queria captar "aquele" momento,entendes??mas obrigado pela ajuda

4. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Ele captou ambas as coisas. O que ele dizia era que com as lentes standart tinha tido dificuldades a fotografar alguns partos. A sala apesar de tudo tem uns focos potentes apontados para o acontecimento. Portanto penso que falta de luz aí não vais ter. Agora claro que a 50mm ajuda. No entanto não te esqueças que para fotografar com a 50mm tens que tar um pouco longe, mas isso podes tentar perceber a distância a que tens que estar.

5. pimpampum

pimpampum Banido

Esse gajo faz disso profissão? :D Xiça, há tipos com cada ideia! :x2:

6. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Ninguém disse que ele faz disto profissão. Ele fez isso para um livro para uma associação de ajuda a casais com bebés prematuros. Aliás o gajo nem é fotógrafo, é actor. No entanto as fotos até ficaram bastante boas e ele foi sempre aconselhado por fotógrafos profissionais.

7. Nufiol

Nufiol Power Member

Só uma dica,

Protege a máquina, não é raro haver fluídos a voar pela sala de partos na hora H.

Cumps!

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

eu levava uma compacta e gravava

9. Fatalit1-4

Fatalit1-4 [email protected] Member

Pelo menos não havia o risco de perder qualquer momento!
    Se tiver boa qualidade, tiras uns screens! Sempre deve dar para imprimir 10X15 ou 20X15!

10. pimpampum

pimpampum Banido

lol, gostei dos "fluidos" :p

11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pah, por acaso hoje vi lá no computador do estúdio umas fotos tiradas durante uma cirugia. Foram tiradas sem flash (obviamente) a [email protected] ISO400. As luzes de trabalho dos médicos são bastante potentes. Portanto aquilo que te recomendo é a 50mm, mas se puderes pede para acenderem uma luz dessas e apontarem para lá.

12. pimpampum

pimpampum Banido

E não esquecer de pôr o White Balance em Fluorescente :p

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Aquela que eu vi não era fluorescente, era de LEDs, por isso o melhor mesmo é tirar em RAW. :)

14. proenca

proenca Power Member

não vou dizer nada de novo, só uns pontos que já foram referidos e se devem reforçar :

-usa a lente mais luminosa que tiveres, flash é proibido, portanto , esquece a 18-55. A 50 ( seja a 1.8 ou 1.4 ) são boas para isto

- usa um filtro nas lentes, estão a gozar com os fluidos mas pode acontecer - e um filtro é sempre mais barato que uma lente

- isto vai parecer estranho, ridiculo mas depois agradeces-me : numa mesa em casa, mete uma bola ou um balão, enchido até ao que achas o que é a cabeça do puto. depois, com a 50mm, como não tens zoom, ve a que distancia ficas para quereres certos enquadramentos. lembra-te que se vais estar numa sala de operações, nao é ali, com coisas que não vão parar ou esperar por ti , que vais descobrir a que distancia vais ter de estar com aquela lente. brincar 30m ou 1h com a meloa em cima da mesa. em vez de disparares, qnd fores disparares, tira a maqunia e ve a que distancia estas.

e já agora, fotografa em RAW, caga la para os JPEGs. Usa o Lightroom ou o Capture One

boa sorte

15. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Também acho que terás luz suficiente por lá na altura, no entanto talvez seja melhor é preocupares-te em dar apoio à tua mulher e não atrapalhar os médicos andando por lá a trocar lentes, a pensar nos ângulos da foto, se tens luz suficiente, no ISO a escolher e qual a prioridade que vais dar.
    Partilho a opinião de levares uma compacta, pois penso que não vás querer fazer um poster do bebé a vir ao mundo, não sei...:rolleyes:
    O mais interessante para mim, será quando ele estiver ao lado da mãe e não propriamente o nascimento exacto.

Boa sorte e parabéns!

16. pimpampum

pimpampum Banido

Ora! (mas gostos não se discutem). :rolleyes:

17. Viva,
    Por ocasião do nascimento da nossa filha não levantaram objecções a utilizar o flash com luz indirecta, ou seja, virado para cima (o parto foi num hospital particular, se calhar são mais acessiveis e compreensivos).
    Usei a Nikon D50 + 18-135mm + Nikon SB400, e acho que as fotos ficaram melhores do que estava à espera, tanto que depois de dar o cd com as fotos ao médico, ele perguntou se fazia fotografia profissão/biscate remunerado :P , pois já tinha muitas fotos de partos mas aquelas tinham sido as melhores :rolleyes:.
    Para ser sincero, na altura metes a máquina a disparar em sequência e não tens cabeça para mais nada porque estás preocupado com a mulher e com o bébé...nem me lembro bem se tinha a máquina "à cara" ...também tinha colocado a máquina de filmar numa mesa no canto da sala, devidamente enquadrada...e na altura de começar a acção esqueci-me de carregar no "record" do telecomando...
    Se queres um conselho (que também me deram antes de ir para a sala de partos):
    Deixa-te ficar à cabeceira, vai falando com a mulher, segura-lhe a mão, etc...não vás para o lado do "canal de saída do bébé" por dois motivos:
    1. só atrapalhas o trabalho do médico e da parteira...
    2. depois de veres o bébé sair pelo "tunel of love" vais pensas que o "convívio" acabou :004:

Depois diz como correu.

Cumps,

18. El Gordo

El Gordo Power Member

Boas pessoal....
    Ontem n deu para vir aqui...
    Obrigado pelas opiniões..tirei informações em todas elas..como vai ser cesariana vou levar então a 50mm ,visto tb ser luminosa (1.8) .... vou tirar em RAW mas para isso acham q mexo no white balance??
    Obrigado mais uma vez...e está quase a chegar o dia :007:

19. Almeida100

Almeida100 What is folding?

Se vais tirar em RAW então mete o WB em automático (ou noutro setting qualquer), é indeferente.

20. spdsf

spdsf Power Member

Então mas sendo cesariana vais poder assistir ao parto?
    Pergunto porque tenho a ideia de que quando o parto é por cesariana não há possibilidade de assistir ao mesmo, nem mesmo o pai do bebé.

Já agora, no meu caso, à nove meses atrás, foi a própria enfermeira que me tirou a fotografia, a mim e à minha mulher com o nosso filho nos braços, com a minha velhinha sony p200, e com flash.

Última edição: 29 de Maio de 2009
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página