1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fotografar Objectos com reflexos numa caixa de luz??

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por carlasilvaa, 14 de Maio de 2009. (Respostas: 17; Visualizações: 2907)

1. carlasilvaa

carlasilvaa Power Member

Algum de vós já experimentou fotografar objectos que produzem reflexos, tipo uma saqueta ou covete de plástico (muito brilhante) mas dentro de uma caixa de luz, e conseguir eliminar todos os reflexos e sombras? E focar todo o objecto?
    Para quem quem está a começar (como eu) está muito complicado....Helppppppppp

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Ora pensa lá um bocado. Se o reflexo é luz proveniente do ângulo simétrico ao da máquina, em relação à superfície do objecto, estando a fotografar numa caixa que dá luz de todos os lados menos do lado da máquina, como é que queres eliminar esses reflexos?

A situação ideal é fotografares às escuras, com ajuda de vários reflectores pretos e bloqueadores de luz (gobos/flags). Tens que usar uma fonte de luz grande e colocar algo preto no lado de onde vem o reflexo.

3. edumad

edumad I fold therefore I AM

Vais necessitar de multiplas fontes de luz/reflectores. Precisas de tornar a luz difusa usando uma softbox, dispara atraves de um grande tecido grande. Tudo o que o Rui estava a dizer.
    Tambem podes trabalhar a forma como a luz reflectida e captura usando um filtro polarizador.
    E claro, para apanhar todo o objecto bem focado usa uma abertura mais pequena (F maior), convem tambem nao estares muito perto do objecto, mais distante vais ter mais DoF.

4. carlasilvaa

carlasilvaa Power Member

È fácil para quem percebe ...tu sabes que eu não tenho conhecimento de qualquer técnica de fotografia...

O que eu tenho é uma caixa de luz (GRANDE), tenho flash externo ,tenho dois focos de 100wts, e um de mesa de 40wts, tenho uma mesa, e tenho uma sala sem iluminação natural.
    Já expirementei colocar as saquetas em cima da mesa branca, com o flash externo, e com as luzes apagadas, outra hipótese já usei os trés focos , e agora comprei uma caixa de luz, o que faz um trabalho bem melhor...
    Agora , reflectores pretos nunca experimentei...mas isso é fora da caixa de luz..certo?

5. ruimoura

ruimoura Power Member

6. carlasilvaa

carlasilvaa Power Member

filtro polarizador...sim esqueci-me de mencionar também uso...

edumad...mas eu prentendo usar a caixa de luz...neste caso como é que trabalho com a softbox??

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não percebeste o que eu disse... Esquece a caixa de luz. Se queres controlar reflexos, não podes estar a fotografar num local onde há luz de todos os lados (ou melhor, podes, mas dependendo do objecto só vai dificultar).
    E eu não disse que era fácil. Muito pelo contrário, é uma coisa bem complexa. Agora sabendo o que é um reflexo, não é difícil imaginar que dentro da caixa de luz não se vai muito longe.

Que objecto é que é? Forma e material?

8. carlasilvaa

carlasilvaa Power Member

São saquetas de plástico ou covetes c/ biscoitos. Mas o plástico delas é muito brilhante.
    Pensei que a caixa de luz fosse o mais indicado para este tipo de objectos. Acho que tenho de perceber melhor isso da luz.

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Luz é algo bastante complexo e dá pano para mangas. Incidência, tipo de reflexo, polarização, etc... Não é qualquer "macaco" que faz uma foto como deve ser em estúdio.

Se tiver tempo logo à noite faço-te um esquema que talvez dê para eliminares os reflexos (pelo menos a maioria, porque não estando eu a fotografar é sempre complicado ver as coisas). :)

Já agora, é para recortar no photoshop ou para ficar em fundo branco? Ou pode ser outra situação? Fundo preto/cinza ou num ambiente composto?

10. kryo

kryo Power Member

hum... softbox grande em cima, com acrilico branco por baixo?
    colocando reflectores pretos nos lados para evitar outras fontes de luz.

assim de repente, *penso* que seria a melhor opção.

edit: marto, LOL

11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sim, assim de repente parece-me a melhor solução. Mas se as bordas das covetes forem inclinadas, vai reflectir a parte de cima.

12. carlasilvaa

carlasilvaa Power Member

As fotos são para usar em folhetos , dos hipermercados, por exemplo do Intermarché.

Eu tenho de colocar num fundo branco, depois o "cortar" não me preocupo, eu mando a foto e eles é que fazem isso para o folheto.

Última edição: 14 de Maio de 2009
  13. ruimoura

ruimoura Power Member

Já agora, depois de uns testes feitos há uns dias com uns frascos de perfume, que são complicados de domar no que a reflexos diz respeito, acabei com um único "problema", que é o reflexo do vidro na base, no caso de um frasco redondo ou oval. Como a luz está a vir de cima, não estou a ver maneira de contrariar aquele reflexo.

Como estou a tirar as fotos num mini estúdio num sótão, daquelas mesmo de telhado, o tecto é muito baixo e estou a usá-lo como reflector (ainda por cima a tinta é daquelas bastante brilhantes), tendo como fonte e luz o flash apontado para cima em vários ângulos. Será que com uma segunda luz (constante) poderei contrariar estes reflexos na base? Como? É que parece-me que com uma luz constante vou arranjar é mais reflexos ...

Última edição: 14 de Maio de 2009
  14. kryo

kryo Power Member

tambem acho que sim, vais ter mais reflexos.
    esta aprendi com o meu professor: um elemento óptico convexo de uma lente qualquer estragada, pões na base e movimentas ligeiramente o frasco. deverá eliminar o reflexo

15. ruimoura

ruimoura Power Member

Vou tentar, acho que arranjo algo do género, obrigado :D.

E uma luz constante por baixo (a base teria que deixar passar luz, tipo um vidro "branco")? Estou agora aqui a imaginar essa possibilidade :\

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O vidro deve ser retro iluminado, especialmente sendo redondo ou oval. Tens é que escolher se queres preto com contorno branco ou branco com contorno preto.

[​IMG] Dá isto -> [​IMG]

[​IMG] Dá isto -> [​IMG]

17. ruimoura

ruimoura Power Member

Muito bom :-)

18. michael c

michael c Power Member

É fácil fotografar os tais sacos. Usa a contra-luz em 45º e dois reflectores brancos de lado. Vais ficar surpreendida com o resultado.:p

Se for necessário mais luz no rótulo coloca um reflector branco por baixo , directamente no ângulo de incidência da luz de cima. Coloca de forma a que o reflector apanhe todo o rótulo com reflexo para ficar uniforme.

Partilhar esta Página