fotografar objectos pequenos cromados

Inoculado

Power Member
queria colocar vos a seguinte questao, que me foi colocado por um amigo,

este apresentou me umas fotografias de uns objectos que tinha fotografado, objectos pequenos, dificeis de fotografar ,acontece que a base onde eles estavam apoiados no caso uma mesa de madeira ,reflectia no objecto e estragava a foto, ainda tentou com uma base mais escura mas acontecia o mesmo

a questao é :qual a melhor forma ou tecnica para fotografar objectos pequenos com uma Canon EOS 40D ,ja agora com uma lente 17/85?

obrigado e cumps
 
Se ele tem uma 40D devia saber como lhe mexer lol. No entanto penso que talvez se ele usasse uma superfície matte isso não acontecia. Uma folha branca ou uma cartolina. Desde que seja matte.
 
queria colocar vos a seguinte questao, que me foi colocado por um amigo,

este apresentou me umas fotografias de uns objectos que tinha fotografado, objectos pequenos, dificeis de fotografar ,acontece que a base onde eles estavam apoiados no caso uma mesa de madeira ,reflectia no objecto e estragava a foto, ainda tentou com uma base mais escura mas acontecia o mesmo

a questao é :qual a melhor forma ou tecnica para fotografar objectos pequenos com uma Canon EOS 40D ,ja agora com uma lente 17/85?

obrigado e cumps

Não sou grande entendido na matéria (ando a ler muito acerca disso), mas parece-me que a solução seja luz indirecta e um fundo o mais "baço" possível (cartolinas brancas e pretas fazem milagres).

Se tiveres alguma fonte de luz, em vez de apontares ao objecto, apontas a uma superfície branca, que vai reflectir e difundir a luz.

Para acabar com os reflexos é mesmo evitar superfícies polidas ou capazes de projectar qualquer tipo de reflexo (as tais cartolinas pretas ou brancas costumam resultar).
 
Se ele tem uma 40D devia saber como lhe mexer lol.

orpheusmyth, dizes em cima que se ele tem uma 40D devia saber mexer nela ,porque sabes de alguma opção, que ajude neste processo que ele não esteja a utilizar? não quero estar aqui a defende lo nem nada do género, mas compreendo que fotografar objectos desta dimensão ,não é o mesmo que fotografar paisagens ,eu já vi fotografias dele muito boas, de pessoas ,paisagens, edifícios etc, agora estas ele mostrou me e fui o primeiro a reprovar, ele concordou comigo e disse que realmente tinha tido dificuldades. eu disse lhe que devia ter colocado uma folha branca por baixo e não sei nada de fotografia nem tenho maquina sequer, por acaso também falei no vidro ,ao puxar um bocado pela cabeça.
agradeço as vossas respostas, a vossa experiência conta.
se tiverem conhecimento de uma opção na maquina em questão, que possa ajudar a tirar este tipo de fotografia ,comentem
 
orpheusmyth, dizes em cima que se ele tem uma 40D devia saber mexer nela ,porque sabes de alguma opção, que ajude neste processo que ele não esteja a utilizar? não quero estar aqui a defende lo nem nada do género, mas compreendo que fotografar objectos desta dimensão ,não é o mesmo que fotografar paisagens ,eu já vi fotografias dele muito boas, de pessoas ,paisagens, edifícios etc, agora estas ele mostrou me e fui o primeiro a reprovar, ele concordou comigo e disse que realmente tinha tido dificuldades. eu disse lhe que devia ter colocado uma folha branca por baixo e não sei nada de fotografia nem tenho maquina sequer, por acaso também falei no vidro ,ao puxar um bocado pela cabeça.
agradeço as vossas respostas, a vossa experiência conta.
se tiverem conhecimento de uma opção na maquina em questão, que possa ajudar a tirar este tipo de fotografia ,comentem

Eh pah digo isto porque quem tem uma 40D devia no mínimo perceber algumas coisinhas de fotografia. Não é comprar por comprar. Como podes ver as soluções apresentadas foram todas muito semelhantes. Para mim parece que ele tem um problema bastante óbvio com os reflexos. Mas se estivesse a criticar só para o mal não tinha respondido sequer.
 
O problema não tem nada a ver com a máquina, é uma questão de preparação e iluminação. Tal como já foi dito, a fotografia de produto não é tão fácil como parece.
 
Eh pah digo isto porque quem tem uma 40D devia no mínimo perceber algumas coisinhas de fotografia. Não é comprar por comprar. Como podes ver as soluções apresentadas foram todas muito semelhantes. Para mim parece que ele tem um problema bastante óbvio com os reflexos. Mas se estivesse a criticar só para o mal não tinha respondido sequer.

esta nao é a primeira maquina dele e segundo sei percebe bastante de fotografia ,mas como a fotografia é um campo bastante extenso, podia evitar comentarios assim, de certeza que ha poucos profissionais de fotografia amadores . uma coisa é fotografares coisas em movimentos ,carros em alta velocidade ,aplicas uma tecnica diferente de que quando fotografas um objecto estatico, mais uma data de extremos q podia colocar ,mas n é isso q esta em questao, n foste feliz no comentario ,porq nao fazias ideia do que ele sabe ou deixa de saber.

obrigado cardosoaac

cumps
 
A melhor maneira de fotografar pequenos objectos como brincos ou anéis é colocá-los sobre um fundo liso e contrastante como o tampo de uma mesa, com a máquina por cima a cerca de 1m

vi fotos dele em que ele fez isso e eram as q estavam melhorzitas a mesa é que era mt espelhada
 
A fotografia de produto é uma vertente muito especifica da fotografia e, como por diversas vezes já defendi, das mais difíceis de executar. Então quando se trata de pequenos objectos cromados tens aí uma das situações mais complexas com que te podes deparar.

Como já foi dito, pouco importa a máquina, que por acaso é boa. Importa sim é a iluminação. Como os objectos são pequenos o teu amigo não precisará de grande potência ao nível de luz para fazer a foto. Um flash compacto usado off-camera deve ser suficiente. Agora, algumas dicas para eliminar reflexos:

- O esquema de luz é importantíssimo. Se forem objectos mais ou menos lisos a melhor forma de os fotografar é colocar os mesmos sobre uma superfície branca (cartolina por exemplo) em cima de uma mesa. Depois, é necessário uma iluminação por contra luz. Idealmente o teu amigo poderá estender um lençol fino entre o flash e os objectos, cetim ou papel vegetal serão a melhor opção em termos de materiais para difundir a luz proveniente do flash que se encontrará por trás do lençol/papel vegetal no ângulo de 45º a apontar para baixo. Os produtos devem ser fotografados num ângulo de 45º superior frontal. Desta forma evitarás reflexos e terás uma luz suave e difusa dos tons altos para tons médios. Os produtos devem ser posicionados de forma a favorecer a anulação de reflexos. O fotografo deve procurar a melhor perspectiva para os evitar.

- Plasticina é um excelente material para "calçar" os objectos e dessa forma deixar os objectos direitos perante a incidência de luz, para que esta saia equilibrada.

- Para evitar sombras, poderão ser usados pequenos reflectores de esferovite ou papel k-line branco frontal e lateralmente. Para apoiar estes pequenos reflectores o ideal é ter pequenas peças de madeira onde eles encostem.

- É importante fotografar em RAW para depois poder "estourar "o fundo e controlar algumas sombras indesejáveis se necessário. Com os controlos extra que este formato permite acaba por ser mais fácil executar estas tarefas.

- A abertura deverá no minimo ser de f8, idealmente deverá ir para f11 ou f16 se possivel. Isto para que a profundidade de campo seja grande e o objecto fique inteiramente focado para mais tarde ser recortado se necessário.

Basicamente com estas pequenas dicas o teu amigo já deverá conseguir resultados mais aceitáveis. Agora tudo depende depois da persistência, mesmo com o esquema certo é preciso alguma paciência para as coisas resultarem da melhor forma. Caso o teu amigo não tenha e não consiga arranjar um flash, que compre uma luz potente (150W pelo menos) regulada para daylight 5400º Kelvin.

Boa Sorte.

Cumps,
michael c
 
Back
Topo