1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fotografia a P&B

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Rui Marto, 27 de Junho de 2008. (Respostas: 34; Visualizações: 2032)

1. Rui Marto

Rui Marto Power Member

No seguimento de uma conversa noutro tópico:

Também sou da opinião que é mais fácil tirar uma foto a P&B. Aliás, ainda ontem estava a dar um programa na MTV em que estavam a mostrar uma sessão fotográfica e no final a juri disse logo "é muito mais difícil tirar uma boa foto a cores". Ela disse isto quando viu a primeira foto a cores, no meio de algumas 10 a preto e branco.

2. helius

helius Power Member

No meu ponto de vista o P&B é antes de mais uma opção estética, para mim (que prefiro preto e branco às cores), o facto de a imagem estar a P&B provoca um nível de distanciamento e abstracção.. para mim a fotografia tem que se mostrar como tal, não apenas como uma mera reprodução da realidade..

a fotografia a cores não tem esse impacto imediato de desconexão, de fracturação de um momento, o que não quer dizer que não goste de fotografias a cores.. existem muitos momentos que são enriquecidos pela utilização da cor (por acaso a foto que votei no passatempo deste mês era a cores, a nº 5 :))

dito isto, eu fotografo sempre a cores, a conversão é sempre feita em pós-produção.. e para obter uma boa foto p&b tem sempre de se partir de uma foto com boas cores..

cumps

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

E será que isso é regra?

Como disse o Kisai, numa foto a cores tens que... tomar atenção às cores. Não só a conjugação, mas também a saturação, tons, etc.

Eu faço o mesmo que tu, tiro tudo a cores, excepto quando uso rolos P&B, no entanto tenho fotos a P&B cuja passagem para preto e branco não foi uma opção. Fotos com cores pouco apelativas ou até em que o WB falhe completamente, etc, o passar para P&B resolve sempre isso.

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n sou grande adepto do preto e branco.
    a minha participação do mes passado foi a preto e branco como forma de "mascarar" as cores pobres e deslavadas do meio da tarde.
    uma boa fotografia a p&b é um jogo perfeito de sombras e equilibrar os tons, n deixando umas pontas em highkey e ouras em lowkey.

depois nem todas as fotos ficam bem a preto e branco. n percebo o fascinio de fotografar um campo de flores e depois passar a preto e branco

5. Pure_Scotch

Pure_Scotch Power Member

GrandeNabo,

Permite-me só uma última opinião no que diz respeito ao PB.

Todos os mestres da fotografia utilizam preferencialmente o PW. Basta fazer um pouco de pesquisa no Google....

Cartier Bresson, um dos mais famosos e reconhecidos fotógrafos de todos os tempos, dizia, além da sua mais famosa frase em que se referia ao momento decisivo, que “a realidade é a cores e a fotografia a preto e branco”.

Abraços.

6. michael c

michael c Power Member

Como disse e volto a reforçar, as melhores fotos a p&b são fotos que funcionam bem a cores. Isto porque se funcionam bem a cores terão bom contraste o que se vai depois refelctir no p&b. Conjugar as cores não é fácil, é certo, mas tambem não é sempre possivel porque simplesmente o lugar, a luz, os adereços ou os objectos presentes na cena não o permitem.

Para mim é tão dificil obter uma boa foto a cores como a p&b. Geralmente as fotos que estão estragadasa cores quando são passadas a p&b nunca ficam grande coisa. Pode atenuar mas é apenas uma fuga. Os pretos e brancos excelentes são aqueles que têm por bases excelentes cores.

Cumps,
    michael c

7. helius

helius Power Member

é verdade que em certa medida se pode "disfarçar" alguns erros de cor quando se passa para p&b, no entanto o processo vai ser mais moroso e com resultados não tão satisfatórios.

Além disso é sempre possível acertar as cores em photoshop, claro que dá ainda mais trabalho do que um p&B, mas a partir do momento em que se encontra o método, torna-se um processo relativamente rápido..

para os entusiastas da cor, recomendo vivamente o video-tutorial Photoshop CS3 Beyond Skin - Lynda.com. Vemos o poder das Curves (Adjustment-Layer) no domínio da correcção de cor de uma forma extremamente precisa, excelente tutorial mesmo..

edit/ o tutorial que eu estava a pensar é o Beyond Skin, também do Lynda.com, mas o Photoshop CS3 Color Correction também é bastante bom..

cumps

Última edição: 27 de Junho de 2008
  8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Para mim também, mas isso é porque sou nabo... lol

Ora... E durante a foto não dará na mesma mais trabalho?

9. Kisai

Kisai Power Member

/signed, a cor é bastante mais difícil de trabalhar que o preto e branco. Também ontem vi essa tal sra da moda a dizer que o trabalhar com um foto a cores é muito mais difícil.

Pessoalmente se pensarmos numa das fotos mais "marcantes" da história da humanidade:

Será que a P&B teria o mesmo efeito ? I rest my case !

10. helius

helius Power Member

olha que não fica nada mal.. ;)

11. jmmsmm

jmmsmm Power Member

é engraçado que mesmo a B&W o azul dos olhos "está lá"... ;)

12. Kisai

Kisai Power Member

são verdes páh :P realmente ela não fica mal mas arranjo já uma foto que fica mal a preto e branco

13. michael c

michael c Power Member

Não fica mal porque como eu já referi uma foto que funcione bem a cores funciona também bem a preto e branco...:007:

@Rui Marto, acho que não tem a ver com ser nabo ou não (até porque nabo por aqui só há um:p), tem a ver com o facto de uma boa foto a p&b ser tambem muito dificil de obter, tão ou mais dificil que uma a cores a meu ver.

Cumps,
    michael c

14. jmmsmm

jmmsmm Power Member

estou a ficar daltónico...:wow:

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Isso é um raciocínio contraditório:
    - Qualquer foto que funcione bem a cores funciona bem a P&B.
    Logo a partir do momento em que tiras uma boa foto a cores, tens a versão P&B garantida. Mas:
    - Uma foto a P&B pode ser tão ou mais difícil de obter que uma a cores.
    Então, mas assim já não basta tirar uma a cores e converter...
    :)

No entanto a discussão inicial era precisamente o contrário:
    "Qualquer foto que funcione bem a cores funciona bem a P&B"
    Mas
    Qualquer foto que funcione bem a P&B funciona bem a cores?

E não serão mais as fotos que funcionam a P&B que as que funcionam a cores?

16. strikereg

strikereg Power Member

É obvio que uma boa foto a P&B é muito mais fácil de conseguir que uma boa foto a cores, basta pensar que uma boa foto a cores tem que ter todos os ingredientes de uma boa foto a P&B (criatividade, mensagem, enquadramento, contrastes de luz, nitidez, esocolha da abertura e velocidade do obturador, etc) mas acrescenta todos os outros relacionados com a cor (contrastes de cor, combinações de cor, a criatividade e mensagens directamente relacionadas com as cores, etc).

Se uma foto a cores tem que ter todos os ingredientes de uma foto a P&B e mais alguns, então é mais difícil.

17. xtr3me

xtr3me Power Member

Também me parece que é mais fácil sacar uma boa foto (e estou a dizer mesmo boa, e não razoável) a p&b do que a cores, mas também me parece que, caíndo-se no exagero de usar o p&b para tudo e mais alguma coisa (na procura dessa facilidade de obter uma boa foto), também se exagera nas críticas que se fazem a estas fotos. Isto é, parece que a p&b todas as fotos são excelentes, o que não é minimamente verdade.

De qualquer maneira, em termos de composição, apesar de ser mais difícil uma foto a cores, penso que também quando se imagina a foto que se quer tirar a p&b se torna necessário pensar no enquadramento e no ambiente que a foto vai ter. Não basta pegar numa foto e passar um filtro no photoshop.

18. god_dice

god_dice Power Member

Já que fui eu que em certa maneira "despoletei" tudo isto vim cá mandar as minhas postas de pescada também... :D

Numa coisa todos estamos de acordo, o P/B é habitualmente usado para disfarçar uma foto que não ficou com umas boas cores. Também concordo que por norma, dependendo da foto, se torna mais complicado obter uma boa foto a cores que uma razoável foto a P/B. Digo isto porque sei que por exemplo em retratos, a luz tem de ser bem pensada assim como o WB tem de estar bem regulado se bem que este ultimo aspecto e RAW é fácil de corrigir. Já tirei uns retratos e não gostei muito das cores e nem passando para P/B se salvou a foto pois não tinha aquele contraste e mesmo as tonalidades não davam o efeito que pretendia... Isto penso que vai de encontro às opiniões de todos.

Agora onde muita gente costuma falhar no P/B é exactamente na sua conversão. Muitas vezes acabam só por passar um filtro Monochrome, ou dessaturar, ou meter em Grayscale. Uma foto a cores estando bem no momento em que se tira, é extremamente fácil obter-se o resultado pretendido. Mas como referi no post que veio do outro topico, para mim obter uma foto a P/B torna-se um processo mais moroso pois vou ajustando vários parametros e todos esses parametros vão fazer a diferença.

Como alguém referiu, o P/B permite um maior distanciamento emocional, obriga-nos a procurar outros aspectos nas fotos enquanto que se uma foto a cores tiver umas boas cores, toda a gente acaba por dizer que está linda mesmo que a foto tenha pouco ou nenhum significado, isto porque tem umas cores engraçadas. Acho que nas fotos a P/B o enquadramento, a "história" e a mensagem terá sempre outro significado.
    Um exemplo simples, aquelas fotos tipicas da Praia da Ursa ao pôr-de-sol que se vêm por aí ao pontapé, uma foto dessas com o céu carregado de nuvens e com todas aquelas pedras durante o por de sol, se estiver a cores, o pessoal olha para a foto e vê aquilo como uma explosão de cor, de certo modo transmite uma certa alegria. Agora pensem na mesma foto, céu carregado de nuvens num P/B bem contrastado...O mais certo é haver muita gente que não irá gostar assim tanto como a foto a cores, mas a questão é que a mensagem passada por uma e outra versão acaba por ser quase contrária, na foto a P/B certamente irá dar mais uma perspectiva de um fim de dia tumultuoso. Acaba por ser natural haver quem goste mais de fotos a cores. Simplesmente porque é mais fácil de olhar para uma foto e a assimilação da foto é quase imediata porque as cores acabam por, de certa maneira, nos guiar o olhar. Numa foto a P/B já é preciso procurar um significado, a foto é válida como um todo, se houver um significado, um motivo forte, algo que prenda o olhar uma foto a P/B acabará por ter mais impacto. Por isso é que acho que há fotos que a P/B assumem uma dimensão que a cores nunca a teriam...

Mas que bruto testamento... :lol:

Para acabar quero deixar aqui 2 exemplos de fotos minhas:
    Esta é para mostrar que a mesma foto pode mostrar duas coisas completamente diferentes, a foto não está grande espingarda mas acho que dá para perceberem :P
    [​IMG][​IMG]

Uma foto que foi tirada com o intuito de passar a P/B:

E já agora, a "minha" miúda do Afeganistão :P

Acima de tudo, o que interessa é gostarmos das nossas fotografias porque não sendo nós profissionais na matéria (alguns de nós, julgo :P) o 1º objectivo da fotografia é agradar a nós próprios :D

Já agora, deixo aqui um link para uma galeria do dA: http://acukur.deviantart.com/gallery/
    Esse tipo de fotos, para mim, acho que nunca teriam o mesmo impacto se fossem a cores...É um exemplo de fotos tiradas com a intenção de serem passadas para P/B

Cumps

ah, e os meus parabéns a quem ler isto tudo até ao fim:lol:

Última edição: 28 de Junho de 2008
  19. ruimoura

ruimoura Power Member

Na minha modesta e amadora opinião o P&B só deve ser aplicado em algumas situações, e mesmo assim é de pensar muito quando deve ser realmente aplicado.

O que vejo muitas vezes, honestamente, é o P&B ser utilizado para disfarçar problemas nas fotos, incorrecções de cores, excessos, etc, que ficam obviamente atenuados ou desaparecem por completo com o preto e branco. Eu próprio o faço ... desde que sinta que o P&B não vai destruir o sentido da foto.

Há fotos que não fazem qualquer tipo de sentido a P&B, e perdoem-me, mas a foto acima da senhora do Afeganistão é decididamente uma delas. Há retratos que ficam magníficos a P&B, há retratos que ficam péssimos a P&B ...

A fotografia serve para transmitir a quem a está a ver todos os aspectos a mesma, levar a pessoa ao local da foto, sem ter lá estado, como sentimentos e até cheiros (imaginários), estados de alma, etc, não para os esconder.

20. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Li há uns tempos um artigo de um fotografo que agora não me recordo quem era que dizia o seguinte.
    A fotografia deve ser feita a cores quando estas interessam para a imagem a criar, quando contribuem com algo, se estas não contribuírem a foto deve ser a preto e branco.

Concordo completamente com esta opinião, o preto e branco não é uma técnica para disfarçar seja o que for, é uma opção estética bastante válida. Repara que também existem muitos ajustamentos que podes fazer ao P&B... A saturação não te serve de nada, mas o contraste e a luminância das cores influenciam bastante a imagem, tão dramaticamente como a saturação e vibrância na fotografia a cores.

Há mesmo fotos no concurso que não têm impacto nenhum a cores... Como aquele retrato do senhor com rugas, a foto 6 se não estou em erro...

Partilhar esta Página