Olha a minha opinião de leigo, porque não percebo nada disto, é que as B&W são fotos mais sentimentais que as fotos a cores...
Olha que isso não é completamente verdade. Concordo que o P&B é mais nostálgico, sem dúvida, mas as cores têm a capacidade de transmitir um ambiente ou sentimento específico, que o P&B só por si não consegue de forma nenhuma. Não tens um P&B para transmitir calma/tristeza (cores frias) e outro para transmitir vivacidade/alegria (cores quentes).
Aliás, se fores ver a minha galeria, os nus estão a cores precisamente por isso, porque os tons quentes da pele normalmente transmitem calor e conforto, o que a meu ver dá outro grau de intimidade à foto e que na minha opinião não é possível com o P&B.
Lê
isto. Não sei se é bom ou mau, foi o que saltou no google, mas já te deve dar alguma ideia dos sentimentos ligados às cores.
Na minha opiniao, kem diz k uma fotografia a p&b da - trabalho k uyma a cores e pk n sabe converter, ou pk se limita a tirar a saturaçao da fotografia a cores ou algo do genero.
Independentemente de saberes converter ou não, é um facto que com o P&B tens muito menos em que trabalhar. Só tens a luminosidade para trabalhar e as opções são sempre preto ou branco e escala de cinzas.
Já com cores tens luminosidade, mas também tens tonalidade, saturação e vivacidade, sendo o resultado final uma "mistela" com 16 milhões (?!) de cores possíveis, por isso a variedade de tratamentos possíveis é infinitamente maior que a P&B.
Ou seja, tudo o que possas ter que pensar para o P&B, nas cores podes pensar no mesmo e um pouco mais, por cada cor.
Só ao nível do contraste, no P&B tens duas hipóteses (e valores intermédios):
ou
Enquanto que com cores:
e por aí fora...
Por último, para quem tenha prestado a devida atenção a estas "chapinhas", devem ter notado que existe ainda questão da conjugação de cores, que não existe no P&B. Não basta ser a cores, cada uma delas tem que "funcionar" bem com as restantes.
Além disso, lembra-te que, da mesma forma que há quem se limite a tirar a saturação para fazer um P&B, também há quem se limite a dar um toque ou outro no balanço de brancos e saturação para tratar uma foto a cores. Mesmo assim, como podes ver, já são dois passos para cor e apenas um para o P&B.
O nico problema e k as fotos a p&b, noralmente, sao mto mal compreendidas pelo publico em geral. E exactamente, e como ja disseram, pk uma foto a cores agrada mais facilmente ao average joe.
Desculpa, mas digo-te por experiência, tanto amadora como profissional, que não.
As pessoas reparam muito mais facilmente se deste um tratamento P&B à foto, do que se trabalhaste de alguma forma as cores (mais frias, mais quentes, etc). O que é normal, visto que a alteração é mais óbvia, mas faz com que as pessoas reparem mais nas fotos a P&B.
A juntar a isto, há e sempre houve uma enorme associação entre a fotografia a P&B e os grandes autores. Muitos porque não tinham mesmo outra opção, outros, tal como Cartier Bresson, porque achavam que fotografia tinha mesmo que ser a P&B. Houve inclusive muita relutância em relação à foto a cores, por parte de editores e galerias.
Devido a isto, o mais comum é o "average joe" ver uma foto P&B como uma foto mais artística e por isso com mais valor.
Daí que:
ja me aconteceu, dezenas de vezes, trabalhar uma foto a cores, e por exemplo, expo-la em alguma site. Muitas x mais tarde,passados as x meses, volto a essa foto e converto-a para p&b. Volto as expo-la e as pessoas muitas x gostam mais.
(...)
Simplesmente acho k uma fotografia a p&b tem muito mais alma. Isto quando tiramos fotografias de uma forma artisca.