Fotografia a P&B

Ressuscitei o tópico porque actualmente ando com vontade de experimentar converter algumas fotos para preto e branco, mas ainda não encontrei um método de trabalho que me agrade. Como foi referido, simplesmente dessaturar a imagem ou passar a grayscale não dá grandes resultados.

Alguns tutoriais que recomendem?
 
Olha a minha opinião de leigo, porque não percebo nada disto, é que as B&W são fotos mais sentimentais que as fotos a cores...

Pessoalmente, as fotos a preto e branco deixam, ou podem deixar, uma nostalgia que eu não encontro nas fotos a cores... Dou muitas vezes comigo a olhar muito mais tempo para fotos a B&W que para fotos a cores. Se são mais ou menos trabalhosas, não sei. Se têm ou não mais valor, não sei... O que acho é que tudo isso é subjectivo... Cada um tem a sua opinião e como se costuma dizer "gostos não se discutem, lamentam-se..."

cUMPs...
 
Na minha opiniao, kem diz k uma fotografia a p&b da - trabalho k uyma a cores e pk n sabe converter, ou pk se limita a tirar a saturaçao da fotografia a cores ou algo do genero.

Eu sou um adepto fanatico de fotografias a p&b. Em grande maioria as k tiro sao a p&b. pk? Nao e por me dar - trabalho, pk quando tiro a foto (a cores) estou a ve-la a cores e apenas imagino a p&b.

Para mi , uma fotografia a p&b tem, mtas x e n sempre, muito mais força r alma. E obvio k n tou a falar de kem converte uma foto pra p&b para disfarçar falhas. Falo de kem realmente gosta do p&b e o converte com qualidade. As fotos a p&b geralmente, quando bem convertidas, sao mais dramaticas e mais misteriosas, logo, dao mais k pensar e criam mais impacto.

POr exemplo, para mim, retratos ficam sempre melhor a p&b. INcluindo essa foto da miuda afega, k mesmo sendo iconica como e, acho k quando bem convertida tem mto mais força, embora tb ache a foto excelente a cores. Foi por opçao do fotografo k ela assim ficou e fe-lo bem. Se ficasse a p&b tb ficaria.

O nico problema e k as fotos a p&b, noralmente, sao mto mal compreendidas pelo publico em geral. E exactamente, e como ja disseram, pk uma foto a cores agrada mais facilmente ao average joe.

Uma foto a p&b envolve muito mais do k lhe tirar a saturaçao. Envolve curves, envolve mexer nos canais de cor correctamente, envolve saber cuidar dos levels, envolve dodge&burn (ate no analogico), envolve saber funcionar com as sombras e highlights. Ja para n falar em duotone...

ja me aconteceu, dezenas de vezes, trabalhar uma foto a cores, e por exemplo, expo-la em alguma site. Muitas x mais tarde,passados as x meses, volto a essa foto e converto-a para p&b. Volto as expo-la e as pessoas muitas x gostam mais.

Se virem a minha galeria no olhares(link da assinatura), a maioria das fotos sao a p&b. N me deram - trabalho, ate deram mais do k muitas versoes a cores. Sim, tinham boas cores antes da conversao pk tenho esse cuidado. Simplesmente acho k uma fotografia a p&b tem muito mais alma. Isto quando tiramos fotografias de uma forma artisca. N quando se tira fotografias levianamente so pk e giro.

O mundo ja e a cores...
 
Última edição:
Alguns tutoriais que recomendem?

O meu workflow P&B "simples":

1. Capturar a cores

2. Converter para P&B usando um dos métodos (por ordem de preferência)

a. Módulo Grayscale do LR
b. Mistura de canais R-G-B ou P&B Filtrado (Google Picasa)
c. Saturação a zero (ou outro modo "automático" qualquer)

3. Ajustar exposição, preto, curva de luminância.

Depois ainda há os efeitos tipo grão, vignette, dodge&burn, etc.

Para quem não faz muito P&B isto já é bastante bom, mas é apenas a ponta do icebergue. Como disse o Hiver, fazer um bom P&B tem muito que se lhe diga. Em filme, a escolha da emulsão determina grande parte do resultado final. Em digital, o post-processamento dá muita liberdade.

Há quem tente imitar o look de certas emulsões "populares" de filme P&B:

http://www.digital-monochrome.co.uk/page1798.html
 
O meu processo processo e semelhante ao do Strobe. So por dizer k uso o sempre o photoshop em x do lightroom. Uso sempre o dodge & burn k acho essencial. Muitas x tb uso vignette.

Mas a maior parte das x nao se fica apenas por isto. Depende tb mto da foto, da quantidade de highlights e sombras k tem.
Mas e como ja disse, um p&b tem mto k se lhe diga. Axo k n ha uma formola so. E uma kestao de exprimentares o processo k te leva ao efeito k pretendes.
 
Já ouvi várias vezes a recomendarem fazer a conversão para BW no channel mixer mas ainda não percebi como é. Algum voluntário para me explicar?
 
Já ouvi várias vezes a recomendarem fazer a conversão para BW no channel mixer mas ainda não percebi como é. Algum voluntário para me explicar?

Image --> Adjustments --> Channel Mixer

Depois clicas no quadradinho no canto inferior esquerdo onde diz "monochrome", fazendo com que o único output channel seja o cinzento. Por fim, dependendo do efeito que queiras, seleccionas a intensidade em cada um dos canais Red, Green e Blue.
 
Olha a minha opinião de leigo, porque não percebo nada disto, é que as B&W são fotos mais sentimentais que as fotos a cores...

Olha que isso não é completamente verdade. Concordo que o P&B é mais nostálgico, sem dúvida, mas as cores têm a capacidade de transmitir um ambiente ou sentimento específico, que o P&B só por si não consegue de forma nenhuma. Não tens um P&B para transmitir calma/tristeza (cores frias) e outro para transmitir vivacidade/alegria (cores quentes).
Aliás, se fores ver a minha galeria, os nus estão a cores precisamente por isso, porque os tons quentes da pele normalmente transmitem calor e conforto, o que a meu ver dá outro grau de intimidade à foto e que na minha opinião não é possível com o P&B.

isto. Não sei se é bom ou mau, foi o que saltou no google, mas já te deve dar alguma ideia dos sentimentos ligados às cores. :)

Na minha opiniao, kem diz k uma fotografia a p&b da - trabalho k uyma a cores e pk n sabe converter, ou pk se limita a tirar a saturaçao da fotografia a cores ou algo do genero.

Independentemente de saberes converter ou não, é um facto que com o P&B tens muito menos em que trabalhar. Só tens a luminosidade para trabalhar e as opções são sempre preto ou branco e escala de cinzas.
Já com cores tens luminosidade, mas também tens tonalidade, saturação e vivacidade, sendo o resultado final uma "mistela" com 16 milhões (?!) de cores possíveis, por isso a variedade de tratamentos possíveis é infinitamente maior que a P&B.
Ou seja, tudo o que possas ter que pensar para o P&B, nas cores podes pensar no mesmo e um pouco mais, por cada cor.

Só ao nível do contraste, no P&B tens duas hipóteses (e valores intermédios):
001bk.jpg
ou
002lm.jpg


Enquanto que com cores:
003fm.jpg
004bv.jpg
005bs.jpg
006og.jpg
007ha.jpg
e por aí fora...

Por último, para quem tenha prestado a devida atenção a estas "chapinhas", devem ter notado que existe ainda questão da conjugação de cores, que não existe no P&B. Não basta ser a cores, cada uma delas tem que "funcionar" bem com as restantes.

Além disso, lembra-te que, da mesma forma que há quem se limite a tirar a saturação para fazer um P&B, também há quem se limite a dar um toque ou outro no balanço de brancos e saturação para tratar uma foto a cores. Mesmo assim, como podes ver, já são dois passos para cor e apenas um para o P&B.

O nico problema e k as fotos a p&b, noralmente, sao mto mal compreendidas pelo publico em geral. E exactamente, e como ja disseram, pk uma foto a cores agrada mais facilmente ao average joe.

Desculpa, mas digo-te por experiência, tanto amadora como profissional, que não.
As pessoas reparam muito mais facilmente se deste um tratamento P&B à foto, do que se trabalhaste de alguma forma as cores (mais frias, mais quentes, etc). O que é normal, visto que a alteração é mais óbvia, mas faz com que as pessoas reparem mais nas fotos a P&B.
A juntar a isto, há e sempre houve uma enorme associação entre a fotografia a P&B e os grandes autores. Muitos porque não tinham mesmo outra opção, outros, tal como Cartier Bresson, porque achavam que fotografia tinha mesmo que ser a P&B. Houve inclusive muita relutância em relação à foto a cores, por parte de editores e galerias.
Devido a isto, o mais comum é o "average joe" ver uma foto P&B como uma foto mais artística e por isso com mais valor.

Daí que:
ja me aconteceu, dezenas de vezes, trabalhar uma foto a cores, e por exemplo, expo-la em alguma site. Muitas x mais tarde,passados as x meses, volto a essa foto e converto-a para p&b. Volto as expo-la e as pessoas muitas x gostam mais.
(...)
Simplesmente acho k uma fotografia a p&b tem muito mais alma. Isto quando tiramos fotografias de uma forma artisca.
 
Última edição:
Para mim o preto e branco é bom para transmitir uma ideia de charme clássico e é ideal para dar induzir uma carga pesada e/ou triste e morta a uma foto.
Acho que tanto o preto e branco como a fotografia a cores têm utilidade para gerar uma atmosfera que se cria em torno de uma foto e o seu cariz.
 
Última edição:
Concordo em parte co o k disseste Rui, mas nisso das cores quentes e frias k dao sensaçao de calor e conforto/alegria ou tristeza e melancolia/tristeza, tb podes conseguir de certa forma no p&b. Se kere uma ar pesado e triste , as fotos tem de ter grande contraste, mto mais pretos k brancos, uma expressao carregada, um ceu dramatico. Tb consegue transmitir alegria a econforto numa foto a p&b, ja depende de - contraste nas sombras, tons mais cinza k brancos.

Mas concordo obviamente. Um fotografia de uma paisagem com flores vermelhas e marelas da logo um sentido de alegria facil de perceber. Dai ter dito k e mais facial as pessoas ficarem WOW com uma foto a cores, como por exeplo alguns hdrs. Eu tb so fanatico por fotos a p&b pk gosto de explorar mto o lado negro na fotografia e a carga sentimental numa paisagem ou expressao.

Quanto ao trabalho k da, no meu caso, eu numa foto a p&b geralmente tenho mais trabalho. Sou extremamente meticuloso com o dodge&brun, com as sombras e as altas luzes. Dp ha pessoas k n tem esse trabalho.

Mas sim, concordo k se calhar para a maior parte das pessoas se passa o contrario, e tb concordo k em cores podes ter mais trabalho pk tens de epensar em mais tonalidades. No entanto, como eu disse, nem sempre e assim. POr isso n se pode generalizar k uma foto em p&b da sempre - trabalho. Nuns casos sim, noutros n.

Uma coisa e certa, numa fotgrafia a p&b demoras mais a apreciar e geralmente da-te mais k pensar, e acabas por apreciar o lado sentimental mais facilmente e mais profundamente, dai eu preferir o p&b. Mesmo em cores, sou de usar mto poucas cores.

E ovio k n xego ao extremo de dizer, ah, so uso p&b e fotos a cores sao uma m*&%#! N! tal como o Jedi Mind Trick disse, ambas servem para criar uma atmosfera. Por isso, e conforme a minha criatividade me diz k devo fazer.
 
Há aí coisas que dependem da pessoa. Eu disse que as cores podiam dar muito mais trabalho, não disse que as pessoas se davam a esse trabalho. Tu geralmente tens mais trabalho com o P&B porque gostas e exploras mais, mas acredita que se te puseres a explorar as cores na mesma media, perdias muito mais. Pouca gente trabalha as cores de forma "intensa". Mesmo eu, prefiro adoptar um sistema que me dê cores aceitáveis logo à partida, do que andar a partir pedra para conseguir tonalidades perfeitas, precisamente porque me dá mais trabalho.

E quanto a demorares mais a apreciar, também não é certo. Cores não são apenas cores, muitas vezes (em obras mais pensadas) têm significados e estão lá por uma razão. Logo tens sempre mais elemento para "descodificar". Novamente, tens mais elementos para analisar (tens todos os que tens no P&B e ainda tens as cores), só não perdes mais tempo se não quiseres ou não ligares.

Também não concordo com essa do WOW com as cores. Concordo que é mais fácil transmitir sentimentos, por isso mesmo, pelas cores que no P&B não tens, mas não é por isso que as pessoas ficam WOW com a foto. Da experiência que tenho, acontece precisamente o contrário, fotos a cores dificilmente sucitam o efeito WOW, quer pelo que referi anteriormente sobre a visão do "average joe", quer pelo facto de já estarmos habituados a ver tudo a cores.
 
Última edição:
Back
Topo