Fotografia do Mês - Junho/2009 - Vícios

Status
Fechado a novas mensagens.
Mesmo assim, como o kryo disse, uma exposição tem implicações nas quais o pessoal não está a pensar.

Logo a primeira são os custos das impressões. Vais fazer o quê? Uma exposição de 15x20s rascas da *****? Ou impressões fine art que por vezes ultrapassam os 100€ por foto? :p O intermédio seria uma impressão profissional perto de A3, que mesmo assim já deve andar perto (ou passar) os 10€/foto. No total seriam quê? 150€ em fotos?

A seguir temos o problema do pessoal "pensar web". Quantas fotos vencedoras têm resolução suficiente para ser impressas em tamanhos acima de A4? E qualidade quando vistas nesse tamanho? Ainda este mês tivemos o exemplo, em que o próprio autor afirmou que a foto está nítida apenas nestas resoluções.
 
A ideia da T-Shirt como prémio inicial é muito boa, e uma sugestão que já tinha dado ao Metro há uns tempos. Bom ver que realmente a estão a por em práctica.

Realmente a exposição era uma boa ideia, no entanto há um grande número de entraves como já foi dito. Talvez fosse mais viável criar um pequeno grupo independente do concurso da fotografia do mês onde os membros tivessem interesse em participar numa pequena exposição mas preenchecem outros requesitos, como por exemplo ter um certo número de posts, ser membro há algum tempo, ter fotos em resolução suficiente e não se importar de investir algum dinheiro que seria necessário mesmo que a Zwame patrocinasse a exposição.
 
Não fazia ideia que a impressão de uma foto pudesse chegar aos 100€.
Ai fica complicado.

A ideia principal é dar mais aos utlizadores e tenho a certeza que muitos gostariam de ter as suas fotos expostas.

Nós conseguimos tudo. Lá chegaremos :)
 
vcs estao a levar isto muito a serio, e kal era o mal de expor os 15x20s rascas da ***** num ***** espaco k decida apoiar a iniciativa? vcs nao estao a pensar alugar uma sala no CCB ou algo parecido pois nao? acho a ideia interessante, mas e algo k comeca por baixo, tanto em orcamento como em qualidade dos prints, do espaco e das proprias fotos em si. kem nao kiser ver as suas obras primas impressas a resolucoes "normais" ou misturadas com fotos de noobs, basta expressar a sua vontade em nao as publicar...
 
Acho que a conjugação dos termos funcionaria muito bem.
Senão vejamos, pegando na ideia do davidoff poder-se-ia fazer algo nos seguintes moldes:

* a criação de um grupo inicialmente restrito onde estivesse demonstrada a vontade do utilizador em publicar/expor a sua fotografia (talvez se pudessem recorrer aos albuns para tal), sendo que com isso, viria uma pequena ajuda de custos (possível parte ou total da impressão) para compensar a balança e se unir ao montante reunido (ou espaço) pela zwame

* incentivo ao concurso de fotografia, dando como prémio não só a t-shirt, como a possibilidade de ver a sua fotografia exposta nesta mesma publicação.
Seria aliciante, e provocaria a meu ver, um empenho redobrado.

* a publicação poderia ser mensal ou ter um rotatividade mais reduzida, trimestral.
Isto porque inicialmente é fácil reunir um bom conjunto de fotografias, mas depois pode tornar-se complicado, e assim sempre se juntam os sucesso de três meses do concurso para ajudar.


Com isto tudo, viriam também as vontades de fazer batota (que já se verificam em tempos, embora controladas pela administração), e outro pontos negativos.
Todavia creio que compensariam face às vantagens e visibilidade da implementação de este sistema.
 
concordo, não é necessário impressões fine-print para organizar uma pequena exposição, já se conseguem impressões razoáveis a preços bastante competitivos em alguns laboratórios..

em relação à selecção das fotografias, acho que tinham que se definir alguns critérios base, de forma a que se obtivesse uma exposição relativamente coerente..

cumps
 
Ferrari, não percebi bem a tua proposta. Estás a falar duma seleção de fotos para expor fisicamente ou de uma espécie de publicação mensal estilo revista on-line ?
 
Última edição:
vcs estao a levar isto muito a serio, e kal era o mal de expor os 15x20s rascas da ***** num ***** espaco k decida apoiar a iniciativa? vcs nao estao a pensar alugar uma sala no CCB ou algo parecido pois nao? acho a ideia interessante, mas e algo k comeca por baixo, tanto em orcamento como em qualidade dos prints, do espaco e das proprias fotos em si. kem nao kiser ver as suas obras primas impressas a resolucoes "normais" ou misturadas com fotos de noobs, basta expressar a sua vontade em nao as publicar...

concordo, não é necessário impressões fine-print para organizar uma pequena exposição, já se conseguem impressões razoáveis a preços bastante competitivos em alguns laboratórios..

em relação à selecção das fotografias, acho que tinham que se definir alguns critérios base, de forma a que se obtivesse uma exposição relativamente coerente..

cumps

O mal de expores 15x20s rascas da ***** é a própria imagem que isso passa. Se queres fazer as coisas convém fazer com algum nível, para passar uma certa imagem de seriedade.
Para mim, aquilo que referi como intermédio, é o que considero com mínimo para uma exposição. E não é caro ou inviável, apenas apontei que se fosse a ZWAME a pagar, ainda eram uns 150€ no total. Agora se aderirmos ao que foi sugerido, de o pessoal contribuir para os custos, aí então é perfeitamente viável e o único entrave é mesmo a qualidade da foto original.

Não fazia ideia que a impressão de uma foto pudesse chegar aos 100€.
Para este efeito esse tipo de impressões não é viável. Mas para teres noção 100€ é um valor muito muito por baixo. Já vi fotos minhas em impressões que custaram cerca do triplo disso.
 
Última edição:
em ultimo caso faz-se uma exposicao com molduras electronicas, cada user tem direito a uma e passa as suas fotos la, assim ja nao ha problema na qualidade da foto original :P
 
O mal de expores 15x20s rascas da ***** é a própria imagem que isso passa. Se queres fazer as coisas convém fazer com algum nível, para passar uma certa imagem de seriedade.
Para mim, aquilo que referi como intermédio, é o que considero com mínimo para uma exposição. E não é caro ou inviável, apenas apontei que se fosse a ZWAME a pagar, ainda eram uns 150€ no total. Agora se aderirmos ao que foi sugerido, de o pessoal contribuir para os custos, aí então é perfeitamente viável e o único entrave é mesmo a qualidade da foto original.

também não estava a falar do mais barato possível :) é preciso é encontrar um compromisso na relação qualidade/preço..

e já agora, para expor acho que tinha de ser dimensões um pouco superiores ao 15x20, senão das duas uma, ou ficava muito vazia, ou com demasiadas fotos para preencher o espaço físico
 
e se o espaco fisico for pekeno? se for nas paredes de um cafe ou de uns placards na entrada de um vulgar centro comercial?

ou sou eu k estou a pensar "mt pekeno" ou sao vcs k estao a pensar "mt grande".
 
acho que o Metro estava a pensar no café da ***** cá de Coimbra, o espaço não é muito grande, mas nas exposições que por lá passam acho que nunca vi nada de tamanho inferior a 20X30..
 
Eu quando participei no concurso da epson mandei 3 fotos impressas na ***** de Alvalade em 20x30 papel mate e achei que estavam muito bem. Penso que seria o suficiente para começar.

Quanto aos requesitos, como já existe sempre um tema mensal e um Vencedor acho que era por ai que se começava, dando a conhecer a todos os futuros participantes os requesitos necessarios que, no caso de ganharem, tinham que ter para poderem expor a sua foto, dos que já participaram e ganharam e os que vão participar e não preenchem o requesitos para expor, estaria um apresentação digital para esses casos, penso que seria justo e não ficava ninguem de fora. Caso seja necessario um aumento de fotos a expor, poderia-se alargar até aos que ficaram em 3º.

É a minha simples e humilde opinião, heheh:x2:

Abraço para todos!
 
Acho que a conjugação dos termos funcionaria muito bem.
Senão vejamos, pegando na ideia do davidoff poder-se-ia fazer algo nos seguintes moldes:

* a criação de um grupo inicialmente restrito onde estivesse demonstrada a vontade do utilizador em publicar/expor a sua fotografia (talvez se pudessem recorrer aos albuns para tal), sendo que com isso, viria uma pequena ajuda de custos (possível parte ou total da impressão) para compensar a balança e se unir ao montante reunido (ou espaço) pela zwame

* incentivo ao concurso de fotografia, dando como prémio não só a t-shirt, como a possibilidade de ver a sua fotografia exposta nesta mesma publicação.
Seria aliciante, e provocaria a meu ver, um empenho redobrado.

* a publicação poderia ser mensal ou ter um rotatividade mais reduzida, trimestral.
Isto porque inicialmente é fácil reunir um bom conjunto de fotografias, mas depois pode tornar-se complicado, e assim sempre se juntam os sucesso de três meses do concurso para ajudar.


Com isto tudo, viriam também as vontades de fazer batota (que já se verificam em tempos, embora controladas pela administração), e outro pontos negativos.
Todavia creio que compensariam face às vantagens e visibilidade da implementação de este sistema.

Já contactei 2 das lojas que costumo ver colaborarem estou à espera que digam alguma coisa.
O que estiver ao nosso alcance nós fazemos. Se algum de vocês tiver algum contacto falem em nós e peçam-lhes para contactar connosco.

concordo, não é necessário impressões fine-print para organizar uma pequena exposição, já se conseguem impressões razoáveis a preços bastante competitivos em alguns laboratórios..

em relação à selecção das fotografias, acho que tinham que se definir alguns critérios base, de forma a que se obtivesse uma exposição relativamente coerente..

cumps

Definam vocês que são os entendidos. Eu tenho uma proposta assim de repente :D

Ferrari, não percebi bem a tua proposta. Estás a falar duma seleção de fotos para expor fisicamente ou de uma espécie de publicação mensal estilo revista on-line ?

Podemos ter os dois. Mas já explico.

O mal de expores 15x20s rascas da ***** é a própria imagem que isso passa. Se queres fazer as coisas convém fazer com algum nível, para passar uma certa imagem de seriedade.
Para mim, aquilo que referi como intermédio, é o que considero com mínimo para uma exposição. E não é caro ou inviável, apenas apontei que se fosse a ZWAME a pagar, ainda eram uns 150€ no total. Agora se aderirmos ao que foi sugerido, de o pessoal contribuir para os custos, aí então é perfeitamente viável e o único entrave é mesmo a qualidade da foto original.


Para este efeito esse tipo de impressões não é viável. Mas para teres noção 100€ é um valor muito muito por baixo. Já vi fotos minhas em impressões que custaram cerca do triplo disso.

Essas fotos que falas eram por causa das gajas não era do fotografo :D
Agora a sério. Por uma questão de custo já lá chegamos.

acho que o Metro estava a pensar no café da ***** cá de Coimbra, o espaço não é muito grande, mas nas exposições que por lá passam acho que nunca vi nada de tamanho inferior a 20X30..

Essa foi a minha primeira ideia sim.

se a ***** patrocinasse o espaco e desse um desconto nas impressoes acho k era de aproveitar...


Vamos lá então á minha ideia.

Descobri esta revista por acaso: http://www.bokehmagazine.com/
O que tem dizem vocês? :D

Tem tudo aquilo que está ao alcance de vocês. Pode ter artigos ou apenas ser uma montra de fotografias. Uma entrevista a um de vocês por edição por exemplo.

Onde é que quero chegar?
Onde eu acho que a comunidade merece estar, ou seja, ganharem mais exposição, quem sabe conseguirem eventualmente algum trabalho na área.
O que é que a ZWAME pode dar? É muito simples. Damos a exposição que é dificil ter noutro local. Damos a bandwich para uma publicação com a qualidade que tem que ter um brinquedo destes. Se conseguirmos ter publicidade perfeito. Trataremos de fazer com ela algo de útil não só para a ZWAME mas para divulgar ainda mais a parte de fotografia.

Podemos ver melhor estas coisas todas. Isto foi assim de repente mas penso que dá para ter uma ideia. Vejo o Rui, o strobe, o helius (tudo pessoal que conheci pessoalmente, não me pronuncio dos outros) que acho que têm muito valor. É altura de o colocarem cá para fora e deixarem de esperar que o sucesso entre pela porta a dentro. Precisam de visibilidade e nós no que pudermos estamos cá para a dar.

As galerias não servem? Teremos que arranjar um CMS que permita que sirvam :)
O céu é o limite.
 
Excelente, concordo plenamente.

edit: era excelente que se conseguissem passes zwame tipo imprensa para alguns eventos e participações de fotógrafos "conhecidos" todos os meses na publicação como essa revista que mostraste parece ter.
 
Última edição:
Metro epá é de louvar todo o teu esforço

tenho lido isto com bastante atenção :) e louvo todo o teu empenho e da equipe zwame.

acho que a tua/vossa ideia de "aumentar" o "visionamento" de certos e todos os membros destes "bocadinho do forum" é bastante louvável.

eu não sei muito de logistica, mas já organizei alguns eventos e este que propões é bastante fazivel!

acho que andares a sondar sitios que conheces para uma possível exposição é bastante bom, o problema da impressão facilmente se resolve (nem que seja ao extremo de cada user contribuir com a sua propria impressão - definida aqui por todos a qualidade papel etc etc - e enviar-te, e vejamos isto como uma caso "extremo"). Tive a ler também a Boken Magazine (o url que ai meteste) e pareceu-me uma ideia muito acessível e de fácil elaboração. ;)

acho que no que logistica diz respeito o que custa é dar o 1º passo dps corre tudo melhor das outras vezes (disponibilizo-me a ajudar se isso for necessário sem stree ;) ).

epá, em suma, acho uma grande ideia, e pelo o que vês (e eu vejo) tem apoiantes, agora, acho - modesta opinião - que os encargos não devem ficar só pela conta da equipa do zwame, este género de eventos "custa".

outrora tive um contacto dentro do grupo ***** e edimpresa (o das revistas como a O Mundo da Fotografia Digital) mas de momento ela (sim é uma ela lol) tá fora (missão no estrangeiro) e está de licença qualquer coisa, quando ela voltar (que é lá para o final do ano lol) pode-se sempre tentar mais qualquer coisa (umas pressõeszitas ou cunhas , chamem o que quiserm :P)

já agora deixo uma sugestão, há sempre aqueles café (não me lembro bem o nome) que não se importam de disponibilizar o espaço - normalmente por um preço pikinino :P - para expor arte. pode-se sempre tentar contactar um dono e ver a reacção. eu conhecia um e conhecia o dono, mas fechou pois o dono emigrou para o UK a fim de concluir um PhD em Robótica Avançada, mas sei que ele continua com o negócio em Terras de Sua Majestade pois mantemos o contacto :P mas fazer uma exposição em Londres de momento é pouco viável :P :P

bem, acho que já falei de mais LOL

qualquer coisa eu esclareço

P.S.

uma cena, esse meu amigo cobrava por cedência de espaço 25€/noite + 2,5% de comissão de vendas de cada quadro/escultura/foto, segundo ele, a malta que lá colocava a coisa "rendia-lhe". ahh o espaço era na zona de alcântra, o nome acho que era ArtCoffe ou qq coisa assim ligado a esses nomes não me lembro bem, mas é questão de se perguntar, nunca chegou a ter website por desleixo meu e dele :S lol

cumps
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo