Fotografia do Momento

helius

Power Member
Fotografia do Momento​


Este tópico vai mostrar semanalmente uma fotografia de um autor consagrado, de forma a divulgar e incentivar a cultura visual inerente ao universo fotográfico. Vão ser abordadas obras tanto clássicas como contemporâneas. Este tópico procura ser um incentivo à experimentação e aprendizagem de novas formas de ver, procurando em simultâneo descobrir as características técnicas que permitiram o resultado final.
Propomos então que cada user aprenda com as fotografias apresentadas e faça tentativas de chegar a resultados semelhantes, pois, como em todas as artes, é através do estudo dos mestres que se aperfeiçoam técnicas e se definem estilos prórpios.
1502023.jpg

Rose and Driftwood - Ansel Adams - 1935​
Contextualização:
Uma natureza morta pelo mestre Ansel Adams. Um olhar directo e treinado que demonstra como luz e textura podem criar uma bela fotografia a partir de elementos simples.
Considerações Técnicas:
A luz provém (provavelmente) de uma janela situada acima da mesa, numa hora em que a luz solar não entre directamente pela mesma. Nota-se alguma direccionalidade da luz, o que produz umas sombras que realçam a textura quer das pétalas quer da madeira onde a rosa assenta, sem no entanto terem um recorte "duro" presente numa iluminação directa. A abertura utilizada deve ter rondado o f/8, a julgar pela nítidez apresentada nas pétalas. Foi respeitada a regra dos terços, o que contribuiu de forma positiva para a composição simples desta fotografia. O sistema de zonas, apanágio deste autor, possibilitou uma grande variação tonal dentro do preto e branco da foto, dando-lhe uma grande riqueza dinâmica
Se decidirem estudar e reinterpretar as fotografias que vão sendo apresentadas semanalmente, não hesitem em partilhar com a comunidade, mostrando as vossas fotos (em thumbnail com link para versão maior)
cumps
 
Última edição:
Fotografia do Momento


Iª Fotografia​


K07497B006387.jpg

Donyale Golden Earrings - Charlotte March - 1966​

Contextualização:
Este é um retrato realizado por Charlotte March na década de 60. Retrata a modelo Donyale Luna e é uma das fotos mais consagradas desta autora. Uma foto rica em termos estéticos, onde a pose da modelo em conjugação com os brincos, fornecem uma composição de grande impacto visual.
Considerações Técnicas:
Foi usada uma única fonte de luz, de dimensões reduzidas, posicionada em frente do modelo e ligeiramente elevada, como podemos constatar pela projecção de sombras e pelos catchlights
nos olhos. O fundo utilizado foi de cor escura (provávelmente preto) no entanto é possível ver alguma separação entre as sombras e o fundo.
A abertura usada foi relativamente pequena (talvez entre f/5.6 e f/8), pois todos os elementos principais da composição estão em foco e nítidos, só existindo um suave bokeh a partir do final das orelhas.
A velocidade de obturação deve ter sido razoavelmente elevada, de forma a controlar a possível luz ambiente existente.
A presença de grão é visível, e é uma das características intrínsecas da fotografia analógica, particularmente nos rolos p&b.
De notar que a iluminação apesar de um pouco dura (devido ao uso de uma fonte de luz pequena) está equilibrada, apresentando riqueza tonal e detalhe ao longo de toda a gama dinâmica.
Reinterpretações Zwame:
;
IIª Fotografia


1502023.jpg

Rose and Driftwood - Ansel Adams - 1935​
Contextualização:
Uma natureza morta pelo mestre Ansel Adams. Um olhar directo e treinado que demonstra como luz e textura podem criar uma bela fotografia a partir de elementos simples.


Considerações Técnicas:
A luz provém (provavelmente) de uma janela situada acima da mesa, numa hora em que a luz solar não entre directamente pela mesma. Nota-se alguma direccionalidade da luz, o que produz umas sombras que realçam a textura quer das pétalas quer da madeira onde a rosa assenta, sem no entanto terem um recorte "duro" presente numa iluminação directa. A abertura utilizada deve ter rondado o f/8, a julgar pela nítidez apresentada nas pétalas. Foi respeitada a regra dos terços, o que contribuiu de forma positiva para a composição simples desta fotografia. O sistema de zonas, apanágio deste autor, possibilitou uma grande variação tonal dentro do preto e branco da foto, dando-lhe uma grande riqueza dinâmica
Reinterpretações Zwame:
_Rui Marto ;
cumps
 
Última edição:
é pena é não poderes publicar.. gostava de ver a tua interpretação..

daqui a uns dias já ponho aqui uma minha, vou ver se consigo que a maria se preste a mais umas fotos :)

cumps
 
vai chegar em breve :) mas realmente vou mudar o título para foto do momento, pois o tempo é curto e por vezes não tenho possibilidade de mudar semanalmente o destaque..

já agora pentrite, não queres fazer uma reinterpretação da que está agora? :)

cumps
 
nova fotografia do momento, desta vez uma natureza morta do mestre Ansel Adams.
Vamos lá ver se o pessoal adere a fazer umas reinterpretações desta :)

pus também a reinterpretação que eu fiz da primeira foto, mandem vir também as vossas :)

cumps
 
pus também a reinterpretação que eu fiz da primeira foto, mandem vir também as vossas :)

May I? :) A expressão dela está demasiado serena e há pouco ênfase nos brincos (também com argolas fininhas era complicado). A luz está lá, como já se esperava de ti.

Esta semana devo fazer uma reprodução de ambas. A minha maria descobriu ontem que afinal gosta de tirar fotos. :p
 
obrigado pelo feedback, os brincos foi mesmo os únicos que havia à mão :)... quanto à expessão concordo contigo, podia estar um pouco mais "assustada". Tirei depois algumas fotos já com outro tipo de poses que gostei mais dos resultados, depois ponho uma ou duas na galeria para o pessoal ver..

fico então à espera das tuas :) é sempre bom quando conseguimos que as "marias" posem para nós :) dependendo de modelos profissionais o caso torna-se mais complicado€€€

cumps
 
3 coisas:

1. Excelente iniciativa! Tinha conversado com o Rui sobre a importância da cultura da imagem, e tópicos como este são um exemplo do caminho a seguir.

2. Em relação à tua interpretação da imagem de Charlotte March acho que lhe falta uma coisa que dá muito encanto à imagem original, que é textura. Outra coisa que me chamou a atenção é a importância que o brinco do lado esquerdo (orelha direita) da imagem original tem não só para equilibrar assim como para dinamizar a composição. Ao estar relativamente perto do primeiro plano e com toda aquela luz que lá incide e é reflectida, acaba por trazer estabilidade a algo que poderia facilmente perder o equilíbrio por todo o peso que a mão trás para o lado direito. É a velha questão de saber conduzir o olhar. Por último, percebo que tenhas optado por fugir a um crop igual ao da imagem original, mas não sei se não terás excluído demasiado do pescoço..

3. Por fim, deixo só uma pequena provocação. Introduzir o Ansel Adams com uma imagem de uma natureza morta, com tantas imagens de excelência que este tem de paisagens é quase criminoso. Eu não tenho nada contra as naturezas mortas, mas também acho que é um tema interessante para desenhar ou pintar, para fotografar nem tanto. Percebo o seu interesse na prática de exercícios de luz controlada, mas não muito mais do que isso. Não leves isto a mal!

Mais uma vez, os meus parabéns pela excelente iniciativa!
 
obrigado pelo feedback dasens, concordo que há aspectos que podem ser melhorados, tenho outras fotos da mesma sessão que vão mais de acordo com a composição que falas, onde pus o brinco de "lado", no entanto como é uma argola muito fina não gostei muito do resultado..

em relação à foto do Adams, escolhi esta por ser mais fácilmente reinterpretada pelo pessoal, para ver se há mais aderência. As paisagens do Yosemite são sem dúvida um dos grandes marcos da fotografia de paisagem, mas como nem toda a gente tem a possibilidade de captar paisagens naturais de maior beleza, ou com a imponência que este tipo de fotografias pede, optei por escolher esta, que reflecte o olho e técnica de um grande autor, mesmo numa foto simples como esta.

De qualquer forma, se tiverem ideias para a próxima fotografia do momento elas são muito bem-vindas, e quanto mais ecléticas forem as escolhas melhor, para podermos apreciar todas as vertentes que são o que faz grande esta arte. A próxima estava a pensar em pôr uma de arquitectura ou então de street..

cumps
 
Back
Topo