Fotografia e.. a timidez.

e nunca vos aconteceu o inverso? estarem a tentar tirar uma foto a alguma coisa e as pessoas ficarem paradas a vossa frente montes de tempo percebendo perfeitamente k vcs estao a espera k elas saiam para tirar a foto? :P
 
Uma manifestação cumpre uma finalidade cientifica, didáctica ou cultural? Qual delas?

A lei que citaste não distingue entre fotojornalista e o zé da esquina que tira fotos com uma hp. O que é certo é que se pode tirar fotos a pessoas na rua, o que se faz com elas depois é que pode ser permitido ou não. Obviamente que o bom senso impera e se alguém vier ter comigo e me pedir para apagar a foto eu apago.

cumpre a finalidade noticia.
tt o jornalista como o zé podem fotografar e publicar fotos de acontecimentos que hajam decorrido publicamente.

se o jornalista e o zé fossem fotografar um gajo a comer bifanas numa roulote ou uma gaja com um decote até ao umbigo já era mais complicado.
n vejo como uma loira de decote ate ao umbigo pode ser considerado noticia ou ter alguma finalidade cientifica, didatica ou cultural.

n concordo com esse tipo de mentalidades.
vejo isso como falta de respeito, por isso n esperem que respeite essas atitudes
 
e nunca vos aconteceu o inverso? estarem a tentar tirar uma foto a alguma coisa e as pessoas ficarem paradas a vossa frente montes de tempo percebendo perfeitamente k vcs estao a espera k elas saiam para tirar a foto? :P

de cada vez que ia à FIL era santo
n havia ng à volta dos carros, mas assim que a máquina aparecia iam logo tds ver e mexer no carro :rolleyes:
 
mas agora estamos a comparar fotos jornalisticas com eu por-me a janela a fotografar as gajas que passam na rua?
estamos a comparar fotografar um artista na rua e apanhar publico por tras com ir fotografar criancinhas nos baloiços como o outro no algarve?

porreiro pá

Um cidadão comum também pode tirar fotos de interesse jornalístico. Basta estar no sítio certo à hora certa.
E para que conste, crianças com menos de 12 estão abrangidas por outras leis e não podem mesmo ser retratadas de forma reconhecível.

Quanto a interpretações, se quiseres tens aqui uma feita por um advogado:
Uma imagem obtida na rua, numa manifestação ou numa cerimónia pública não carece, em
geral, do consentimento dos retratados
.

Além de que eu tiro sempre fotos com finalidade artística/cultural, como disse o ruimoura. Não ando a fotografar os rabos das moças (Ok, ando, mas aí elas assinam a autorização :p).

E respondendo à pergunta que tinhas no outro post, tirar a foto não implica que a uses. E pode ficar só como recordação de algo que viste. Não há leis em relação a isso (uso pessoal) porque simplesmente não é controlável.
 
Última edição:
Um cidadão comum também pode tirar fotos de interesse jornalístico. Basta estar no sítio certo à hora certa.
E para que conste, crianças com menos de 12 estão abrangidas por outras leis e não podem mesmo ser retratadas de forma reconhecível.

Quanto a interpretações, se quiseres tens aqui uma feita por um advogado:
Uma imagem obtida na rua, numa manifestação ou numa cerimónia pública não carece, em
geral, do consentimento dos retratados.

Além de que eu tiro sempre fotos com finalidade artística/cultural, como disse o ruimoura. Não ando a fotografar os rabos das moças (Ok, ando, mas aí elas assinam a autorização :p).

nem eu disse o contrario.
eu proprio tenho na minha galeria fotos de algum (mt pouco) interesse jornalistico

agora fotografar um sem abrigo ou um velhote num banco de jardim à socapa, n é nem será fotojornalismo,
em relação ao advogado fala em eventos publicos e EM GERAL
gostaria de ouvir opiniões juridicas com base em fotografia de rua se isto é ou n legal
 
Quem aqui tem a certeza do que afirma? Não estou a falar de ter lido num blog ou ouvido falar, mas de quem tenha pedido conselho jurídico sobre a matéria ou conheça casos específicos em tribunal. Confesso que é uma questão que também me tem surgido, mas para o qual nunca encontrei uma resposta definitiva satisfatória.
 
Pois, mas eu li e reli o que citaste e a finalidade noticia não está lá. Estamos a falar de uma ilegalidade então, ou será porque as pessoas estão enquadradas num lugar publico?

vamos então definir o que é finalidade cultural, cientifica e didatica
onde é que uma noticia se encaixa?

eu por mim encaixo-a na cultural.

alem de que os jornalistas podem invocar direitos que o zé n pode, como o direito à informação.

uma manif ou um show de malabarismo são eventos que decorrem publicamente.
alguem sentado num banco a comer um gelado n vejo como se pode encaixar em alguma finalidade.

podes andar à roda o qt quiseres, mas por alguma razão há fotojornalismo e fotografia de rua
 
Se o Adolfo apanhasse este gajo na rua era um murro no focinho de certeza :D
http://www.youtube.com/watch?v=kkIWW6vwrvM

mt provavelmente.
que direito tem ele de fazer o que faz?
mas n sei como são as leis americas...

um belo dia vais na rua com a tua mulher/namorada e salta-te um gajo à frente a fotografa-la. suponho que saias de cena e o ajudes com os reflectores e afins :rolleyes:

ves alguem a fotografar o teu filho e perguntas se precisa de mais rolos/cartoes?
 
nem eu disse o contrario.
eu proprio tenho na minha galeria fotos de algum (mt pouco) interesse jornalistico

agora fotografar um sem abrigo ou um velhote num banco de jardim à socapa, n é nem será fotojornalismo,
em relação ao advogado fala em eventos publicos e EM GERAL
gostaria de ouvir opiniões juridicas com base em fotografia de rua se isto é ou n legal

Nem eu disse que isso era fotojornalismo.

O advogado refere três contextos: "na rua"; "numa manifestação"; "numa cerimónia pública". O que também não significa que sejam apenas estes. E claro que é em geral, há sempre excepções à regra, como é o caso das crianças, por exemplo, ou uma foto que já se saiba à partida que vai resultar em difamação.
 
Quem aqui tem a certeza do que afirma? Não estou a falar de ter lido num blog ou ouvido falar, mas de quem tenha pedido conselho jurídico sobre a matéria ou conheça casos específicos em tribunal. Confesso que é uma questão que também me tem surgido, mas para o qual nunca encontrei uma resposta definitiva satisfatória.

Como já referi, ontem isto foi falado na Sic, e estava lá um advogado que basicamente falou em torno do que já foi dito que vem no artigo 79 do código civil.
 
Como já referi, ontem isto foi falado na Sic, e estava lá um advogado que basicamente falou em torno do que já foi dito que vem no artigo 79 do código civil.

o que eu gostava de ver esclarecido é a ultima parte.
quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos.

por isto pode-se entender fotografar um monumento e quem estiver a passar ou fotografar quem estiver a passar
 
Eu evito tirar fotos onde as pessoas acabam por ficar destacadas ou possam violar a privacidade. Retratos, mesmo com permissão não meto aqui (tenho N fotos dos meus primos das férias excelentes e não meto ca obviamente)

Mas é algo que tento evitar, porque há pessoas que passam-se literalmente! Recordo-me de 2 casos...

-> Perto da FCT, vi um audi que ardeu quase que completamente. Resolvi tirar fotos e fui "apanhado" pelo dono a pedir explicação do porquê das fotos. Disse que é apenas para interesse pessoal e nada de publicar e ficou por ai. foi simpático e ainda explicou o porque do "acidente" (falha na bateria).

-> @ covilhã, uma bela igreja antiga, mas numa das laterais tinha umas 3 ou 4 idosas vestidas de negro e mal eu e o meu primo mais velho nem sequer foi preciso apontar... Bastou aproximar da igreja de maquina em punho e armaram um alto baile e já se iam embora...:rolleyes:
 
adolfo, olha aqui uma decisão de um tribunal com base nisto:
“A fotografia de um menor, tirada no pátio de colégio, em dia festivo e com a presença de muitas pessoas, não carece de consentimento para ser reproduzida em cartazes.

A reprodução feita nos seus cartazes, pelo xxxxx xxxxxxxxxx, de uma dessas fotografias não ofende o direito à imagem, por se tratar de facto que decorreu publicamente - art. 79, n. 2 do C. Civil."

Fotografia especificamente de um menor, nem sequer foi num local público e não foi sancionada. Inclusive a sua reprodução.

Quem aqui tem a certeza do que afirma? Não estou a falar de ter lido num blog ou ouvido falar, mas de quem tenha pedido conselho jurídico sobre a matéria ou conheça casos específicos em tribunal. Confesso que é uma questão que também me tem surgido, mas para o qual nunca encontrei uma resposta definitiva satisfatória.

Estudei legislação, portanto tenho algumas certezas do que estou a dizer. E também porque já vi este tema debatido várias vezes por advogados, tanto na televisão como em artigos.
De qualquer forma já ando há algum tempo para pedir a uma advogada para me redigir uns documentos (Model Releases). Aproveito e peço-lhe um parecer.
 
uma fotografia de um menor tirada num espaço privado n precisa de consentimento? :lol:
e ainda podem fazer cartazes?

será que foi por haver mts pessoas?

bem, mas dependerá da situação.
o parecer é tudo menos explicito
 
Tenho pena que se tenha focado no tema da privacidade.
Se calhar não me exprimi bem, mas gostaria de saber opiniões de pessoal que anda na rua, sozinho, esteja ou não a tirar fotos a pessoas. Obviamente que as pessoas carecem de uma atenção especial, mas gostava de fechar esse pequeno capitulo e discutir o que é que cada um faz quando anda sozinho a fotografar...

Timidez não serve só para as pessoas, serve para tudo um pouco.
 
Tinha ficado com a ideia que querias saber em relação às pessoas e inevitavelmente iria dar nisto. :)

Não dou tantos passeios quanto isso, até porque vivo no campo, portanto só se fosse timidez para com as flores. Já por exemplo em trabalho, em locais com muito movimento, não tenho qualquer problema em ir ter com as pessoas, falar, pedir para tirar fotos, trocar contactos se for preciso.

uma fotografia de um menor tirada num espaço privado n precisa de consentimento? :lol:
e ainda podem fazer cartazes?

será que foi por haver mts pessoas?

bem, mas dependerá da situação.
o parecer é tudo menos explicito

É simples: Foi um evento público e a publicação em nada afectou a honra e dignidade da pessoa.

A restrição em relação a crianças aplica-se apenas a menores de 12 anos. Pessoas dos 12 aos 18 continuam a ser menores, mas já não estão abrangidos por esta restrição.
 
Última edição:
Tenho pena que se tenha focado no tema da privacidade.
Se calhar não me exprimi bem, mas gostaria de saber opiniões de pessoal que anda na rua, sozinho, esteja ou não a tirar fotos a pessoas. Obviamente que as pessoas carecem de uma atenção especial, mas gostava de fechar esse pequeno capitulo e discutir o que é que cada um faz quando anda sozinho a fotografar...

Timidez não serve só para as pessoas, serve para tudo um pouco.


Sim eu percebi o que querias dizer no inicio. Pessoalmente, por vezes tenho vergonha de tirar fotos. Ou porque as pessoas depois são brutas ou simplesmente porque estou a tirar a foto a uma rapariga gira e ela ainda pensa que me estou a atirar a ela. Nem sempre sinto aquela disposição para tirar fotos livremente como poderia querer.
 
É um assunto que me deixa algo confuso. Quando decido pegar na máquina e andar a passear, sozinho, tenho uma certa dificuldade em fotografar pessoas. Sinto que estou a violar qualquer coisa, além de o medo de vir a ter problemas.

Não sei se isto só acontece a quem anda sozinho, mas vejo fotos brutais onde eu não tinha tomates de as tirar. Isto é, para descarga de consciência teria de pedir primeiro autorização à pessoa, o que em alguns casos se iria tornar na perda de uma boa oportunidade.

Dicas são bem vindas.

Cumprimentos,
André

Tenho pena que se tenha focado no tema da privacidade.
Se calhar não me exprimi bem, mas gostaria de saber opiniões de pessoal que anda na rua, sozinho, esteja ou não a tirar fotos a pessoas. Obviamente que as pessoas carecem de uma atenção especial, mas gostava de fechar esse pequeno capitulo e discutir o que é que cada um faz quando anda sozinho a fotografar...

Timidez não serve só para as pessoas, serve para tudo um pouco.

então n percebi
 
Sim eu percebi o que querias dizer no inicio. Pessoalmente, por vezes tenho vergonha de tirar fotos. Ou porque as pessoas depois são brutas ou simplesmente porque estou a tirar a foto a uma rapariga gira e ela ainda pensa que me estou a atirar a ela. Nem sempre sinto aquela disposição para tirar fotos livremente como poderia querer.

Isso é um problema muito grave e já tive algumas chatices por causa disso. Ou porque elas acabam por misturar as coisas e dar o corpo para mais alguma coisa além das fotos, ou porque aparece um namorado ciumento que acha que só porque fico todo contente a tirar fotos tenho algum interesse na namorada dele.
 
Back
Topo