Fotografia e.. a timidez.

então n percebi

Errei ao focar esse ponto. Devia ter sido mais claro.
Falei em andar sozinho, mas nisso ninguém reparou... agora quando se trata de discutir um assunto que só por acaso, já foi discutido, está tudo de punho fechado para dar o soco.

Falo em andar sozinho, com uma máquina que dás nas vistas o que leva uma certa timidez, quer envolva pessoas ou não. Se fossem duas pessoas, mesmo que uma delas não tivesse máquina, a situação já muda bastante de figura. Estar acompanhado transmite alguma tranquilidade.

Tenho pena de não conseguir essa tranquilidade quando estou eu e máquina apenas, é sobre isto que gostaria falar...

De útil, tomei nota da sugestão do ruimoura em relação ao apontar para a máquina numa de " olha, importas-te ? ", porque sobre leis e privacidade existe outro tópico.
 
É vergonha de andar com a câmara, de dar nas vistas tipo "ah e tal sou fotógrafo". :)

isso n me preocupa minimamente.
sou apenas mais um de máquina em punho.

na maioria dos casos era olhado como qq outro.
ainda hj no aeroporto estava sozinho e tavam la 3 gajos na conversa. olharam pra ver quem era e continuaram na sua e eu de 70-300 quase até as canelas
 
É vergonha de andar com a câmara, de dar nas vistas tipo "ah e tal sou fotógrafo". :)

Yap, é mais ou menos isso.
Eu tenho sempre alguma vergonha em tirar a máquina para fora, mas no fim de a tirar e mandar um ou dois clicks, fico de tal modo absorvido que até me deito no chão se for preciso :D
 
Yap, é mais ou menos isso.
Eu tenho sempre alguma vergonha em tirar a máquina para fora, mas no fim de a tirar e mandar um ou dois clicks, fico de tal modo absorvido que até me deito no chão se for preciso :D

Pois, eu sei o que isso é e o destr0yer viu.

Tive que fazer sessões fotográficas em espaço aberto, com muito movimento. Eu a fotografar, regular luzes e dirigir modelos sem experiência, com uma multidão em volta a olhar.
Das primeiras vezes ainda ficava montes de tempo parado a pensar "que é que eu faço agora? tá tudo a olhar para aqui...", mas ao fim de uns dias já nem pensava nisso. Era como beber um copo de água. :p
 
Eu no início tinha alguns problemas, ainda me lembro que até para fotografar um labrador andei a ver do dono no jardim para lhe perguntar se podia, hoje em dia tiro, mas tenho manter a distância para não influenciar o comportamento das pessoas, depois muitas vezes sou capaz de abordá-las e mostrar a fotografia se achar que ficou algo de especial.

Se estiver em reportagem, não tenho pudores nenhuns, meto o cérebro no modo trabalho, e não me preocupo com isso. Muitas vezes é tempo que não me posso dar ao luxo de perder. :(
 
Errei ao focar esse ponto. Devia ter sido mais claro.
Falei em andar sozinho, mas nisso ninguém reparou... agora quando se trata de discutir um assunto que só por acaso, já foi discutido, está tudo de punho fechado para dar o soco.

Falo em andar sozinho, com uma máquina que dás nas vistas o que leva uma certa timidez, quer envolva pessoas ou não. Se fossem duas pessoas, mesmo que uma delas não tivesse máquina, a situação já muda bastante de figura. Estar acompanhado transmite alguma tranquilidade.

Tenho pena de não conseguir essa tranquilidade quando estou eu e máquina apenas, é sobre isto que gostaria falar...

De útil, tomei nota da sugestão do ruimoura em relação ao apontar para a máquina numa de " olha, importas-te ? ", porque sobre leis e privacidade existe outro tópico.

Neste ponto de vista também partilho. Acabo por me sentir mais a vontade fotografando "em grupo", nem que seja com 1 pessoa a mais do que eu pegar na maquina e dar voltas... Quer queria quer não uma dSLR dá muito nas vistas, principalmente a quem menos interessa... Eu mesmo com a compacta hesito em tirar do saco...

Agora acompanhado e passando aquela fase "tiro a maquina do saco ou não?", fico mais a vontade e é sempre a disparar.
 
a verdadeira street faz-se de 50mm!! lol

eu também já tive receio de abordar as pessoas e pedir-lhes para fotografar. entretanto, deixei-me de coisas, e passei a fotografar sem pedir primeiro à pessoa.
fotografo sem ela saber, vejo se ficou algo de interessante ou no minimo que me agrade, e ai sim, vou ter com a pessoa e peço-lhe para tirar umas fotos. tiro duas ou tres, e mostro essas. assim, tenho consentimento da pessoa envolvida, e não tenho chatices. caso veja que as fotos que tenho não me interessam, nem falo com a pessoa, sigo a minha vida, e ela a sua.

ps: que giro, anda o pessoal em direito durante um mês a analisar a problemática do direito à imagem, e aqui o pessoal em vinte minutos chega logo ao cerne da questão! pétáculo!...
 
A mim nao so nao me faz confusao fotografar alguem, desde que o objectivo seja nobre. Gosto muito de fotografia de rua.
Infelizmente as pessoas em portugal sao miuto antipaticas nesse aspecto. As x xegam mesmo a ser estupidas nesse aspecto.
Parece k toda a gente tem um grande problema com a sua imagem.

Se eu for fotografado e nem der por isso nao me faz diferença. Se der por isso, ou nem digo nada ou pelo -, e por mera curiosidade pergunto para o k e a foto. Nao me faz diferença. Ate pk tenho uma forma de me vestir digamos, fora do "normal", entao xamo um pouco a atençao, mas nao me faz diferença. Aspessoas veem-me. Ao fim ao cabo tb posso ficar gravado nas suas memorias.
Se por acaso, andar pela net e vir a minha foto a ser mal usada ha muitas maneiras de tratar do assunto. Mas tb nao ha muito que se possa fazer com uma foto de rua.

Agora, tirar fotografia aos rabos das senhoras ou decotes, a crianças abaixo dos 12 como disse o Rui Marto, isso ja anao acho correcto. De resto nao me pareçe mal.

Eu axo k os portugueses muitas x stressam com essas coisas pk, como nao contralam quase nada nas suas vidinhas acaba por ser nesse tipo de coisas em k lhes apetece mostrar algo. Ai, no supermercado, na fila pro autocarro, no transito quando conduzem...Por ai. LOL

Se forem ao japao e se puserem a tirar fotos as pessoas ninguem vos diz nada e se notarem ate sorriem.

Mas pronto, portugal...
 
Pedir não custa e é uma questão de educação. E se a pessoa não quiser, qual é o problema? Lá terá as suas razões, não nos cabe a nós decidir por ela mesmo que legalmente o possamos fazer. E por favor não falemos de países, que outras culturas têm coisas bem mais irritantes e retrógadas do que as pessoas não gostarem de ser fotografadas.

Mas se quiserem mudar mentalidades não andem a tirar fotos à socapa. Não ajudam em nada a vida por vezes já complicada de quem gosta de tirar fotografias na rua.
 
Estava a ler o tópico e lembrei-me de uma coisa.

E se tirassem uma foto a um sujeito, e ele começa a agredir e berrar alto e parte para a agressão, o que faziam? Olhem que não é preciso muito para apanhar um mal disposto em Portugal. :p
 
Estava a ler o tópico e lembrei-me de uma coisa.

E se tirassem uma foto a um sujeito, e ele começa a agredir e berrar alto e parte para a agressão, o que faziam? Olhem que não é preciso muito para apanhar um mal disposto em Portugal. :p

Canon 40D. corpo de liga de magnésio. rings a bell?
 
Back
Topo