Fotografia e vídeo 360

mags

Power Member
Relativamente ao assunto do 360 qual a vossa opinião?
É um mercado ainda em expansão, é algo que não deu em nada, é uma tecnologia que requer equipamento para quem vê, tem a sua utilidade mas para coisas específicas...

Já me passou pela cabeça em me atirar para a frente com algum projeto nem que fosse como passatempo pessoal, mas correndo sites que vejo online considero que anda tudo muito parado e se calhar sem grande projeção. Daí ficar na dúvida se o terreno do 360 não será um pouco de areias movediças.

Até quando aparece algo no Facebook de 360...será que as pessoas gostam da sua interacção? Andar à volta com o telemóvel ou andar a rodar a imagem com com os dedos?
Já para não dizer que ninguém deve ter uns óculos para ter lá o telemóvel.

...
Tentei na pesquisa mas não encontrei tópico ou conversa do assunto, mas se já existir por favor façam um merge para o existente.
 
Fiz apenas dois vídeos 360º na vida e a pedido duma marca, mandara-me 3 câmaras e fizemos o vídeo (era um concerto no topo das Amoreiras), o vídeo foi usado em loja para demonstração e pouco mais, e chegou, a vontade de experimentar já era pouca e a experiência não foi incrível.

Desde que começou esta onda de câmaras 360 que digo que é um gimmick como foram as televisões 3D e afins (agora é o HDR), funciona para aplicações e fins muito específicos, mas nunca vai substituir o vídeo que temos agora, a ideia de boa realização é mostrar ao espectador aquilo que queremos que ele veja, de forma a ele perceber e interpretar o que está a ver da forma que nós queremos (dentro do possível, é uma generalização), o 360º não permite nada disso, porque além de teres de andar à procura das coisas, têm de ser sempre planos super largos, close ups em 360 são demasiado estranhos e distorcidos.

Para coisas como, mostrar paisagem, espaços interiores e exteriores, funciona, só um plano, muito provavelmente centrado, dá uma ideia de espaço porreira, sem cortes, porque saltar de um clip para outro a meio de um vídeo 360 é uma confusão enorme.

Resumindo, dá-lhe mais um tempo que já ninguém se lembra disso.
 
Fiz apenas dois vídeos 360º na vida e a pedido duma marca, mandara-me 3 câmaras e fizemos o vídeo (era um concerto no topo das Amoreiras), o vídeo foi usado em loja para demonstração e pouco mais, e chegou, a vontade de experimentar já era pouca e a experiência não foi incrível.

Desde que começou esta onda de câmaras 360 que digo que é um gimmick como foram as televisões 3D e afins (agora é o HDR), funciona para aplicações e fins muito específicos, mas nunca vai substituir o vídeo que temos agora, a ideia de boa realização é mostrar ao espectador aquilo que queremos que ele veja, de forma a ele perceber e interpretar o que está a ver da forma que nós queremos (dentro do possível, é uma generalização), o 360º não permite nada disso, porque além de teres de andar à procura das coisas, têm de ser sempre planos super largos, close ups em 360 são demasiado estranhos e distorcidos.

Para coisas como, mostrar paisagem, espaços interiores e exteriores, funciona, só um plano, muito provavelmente centrado, dá uma ideia de espaço porreira, sem cortes, porque saltar de um clip para outro a meio de um vídeo 360 é uma confusão enorme.

Resumindo, dá-lhe mais um tempo que já ninguém se lembra disso.
Concordo com o tua opinião mas qd vejo marcas como a Gopro a lançar o modelo Fusion pelo preço que é... nao sei ate q ponto podemos afirmar q o conceito está morto.

O que é um fato é q depois de ver o video da câmera nao comprava mesmo aquilo.

Mas como as marcas é que ditam as modas ja nao digo nada...
 
Concordo com o tua opinião mas qd vejo marcas como a Gopro a lançar o modelo Fusion pelo preço que é... nao sei ate q ponto podemos afirmar q o conceito está morto.

O que é um fato é q depois de ver o video da câmera nao comprava mesmo aquilo.

Mas como as marcas é que ditam as modas ja nao digo nada...
A GoPro já não é exemplo para ninguém, foram os reis de um nicho de mercado (que chegou a ser bem grande), mas hoje em dia estão na penúria, a concorrência está ao mesmo nível deles, há imitações por uma fração do preço que para o consumidor "normal" são mais do que suficientes. Juntando isto ao fracasso monumental que foi o Karma que o selling point era ser um drone mais portátil por se dobrar, especialmente porque menos de 24h depois do anúncio dele a DJI lançou o Mavic que ocupa facilmente 1\3 do espaço que o Karma ocupa.

Isto para dizer que, não creio que a GoPro esteja em posição de ser trendsetter.

Das únicas "modinhas de vender televisões" dos últimos tempos, a única que pode até vir a pegar, é o HDR, porque basicamente é exactamente o mesmo conteúdo mas em vez dos normais 8bits, tem 10 bits, o que aumenta consideravelmente a quantidade de cores que a televisão é capaz de reproduzir, e além de ser uma diferença facilmente visível sem óculos nem mais acessório nenhum, muito do conteúdo disponível hoje foi filmado com 10 ou mais bits (eu atualmente filmo regularmente com uma câmara que me dá Raws de 16 bit), portanto é apenas uma questão de voltar a exportar o conteúdo em comprimir para 8bit.
 
Back
Topo