Fotografia estúdio

Eu acho que estão a centrar a questão na potência da luz e não no essencial, que é a qualidade da luz.

Eu acho que um bom flash ttl como o sb600 é um investimento excelente.. E quem pensa tirar fotografias em interiores devia obrigatoriamente ter um.

Agora, o problema é que para fotografia de catálogo uma fonte de luz, mesmo que disparada contra o tecto para ser tão difusã quanto possível, é insuficiente. Duas fontes de luz parece-me o mínimo dos mínimos e 3 será o ideal em muitas situações.

A qualidade acaba por estar interligada à potência. A qualidade da luz depende do tamanho da fonte. E a potência vai-te permitir com maior facilidade obteres uma fonte grande.
De notar que quando tens o flash apontado a uma parede/tecto, o que define o tamanho da fonte de luz é o tamanho efectivo do círculo de luz projectado nessa mesma parede.

Portanto, se tiveres um flash com potência para encher a sala toda com luz, de preferência com a lâmpada exposta (sem modificador nenhum, o que vai permitir a luz ser emitida em todas as direcções), acabas por ter uma luz com bastante qualidade.
 
E se for:

SB-50X VS. Tenda Softbox com luzes baratas

Qual é que ganha?

não dá para por nesses termos pois são equipamentos distintos..

A qualidade acaba por estar interligada à potência. A qualidade da luz depende do tamanho da fonte. E a potência vai-te permitir com maior facilidade obteres uma fonte grande.
De notar que quando tens o flash apontado a uma parede/tecto, o que define o tamanho da fonte de luz é o tamanho efectivo do círculo de luz projectado nessa mesma parede.

Portanto, se tiveres um flash com potência para encher a sala toda com luz, de preferência com a lâmpada exposta (sem modificador nenhum, o que vai permitir a luz ser emitida em todas as direcções), acabas por ter uma luz com bastante qualidade.

tens razão que a luz desse modo fica difusa, no entanto perde uma qualidade que é de grande importância, a direcção de luz.. se não puderes jogar com a direcção de luz e com a familia dos ângulos, vai existir sempre dificuldades com as reflexões indesejadas (dependendo do sujeito fotografado)

cumps
 
O flash que falas é um flash do tipo D-TTL, pelo que nas nikon desde 2004 para cá, que estão desenhadas para i-TTL não será a melhor opção.. Se queres comprar um flash compra um SB600, SB800, ou SB900.. Qualquer um deles é espetacularmente bom.


Agora, muito sinceramente acho que estão a colocar mal a questão. Não pode ser flash ou softbox.. São coisas para fins diferentes.. E um não anula a necessidade do outro.


Se queres fazer fotografia de objectos em casa, acho que uma softbox é essencial. Tal como é essencial ter vários pontos de luz.. 2, no minimo dos minimos, mais de 3, idealmente. Embora com um ponto de luz e alguma imaginação, reflectores e afins, permita fazer setups que também resultam..

É que a questão não é só iluminar com luz difusa, como querem fazer crer com a questão do reflector de 5 metros (a parede) fotografar objectos implica muito mais do que isso..

Repara nesta moeda fotografada com 2 setups de luz diferentes:

coins2upng5.jpg



Basta mudar os angulos de incidencia das luzes para tornar os detalhes muito mais visiveis ou mais ocultos.. E depois para cada objecto vais necessitar de ajustar o setup, porque ou são redondos e não reflectem, ou são espelhados e reflectem demasiado, etc.. etc...

Só com um unico flash até podes conseguir luz difusa, mas nunca conseguirás o nivel de controlo que te permite ter 3 ou 4 pontos de luz diferentes. Como eu acho que comprar 3 ou 4 flashes é um investimentos que não se justifica, recomendo 3 ou 4 candeeiros..



Agora, se fotografares pessoas em interiores, como é obvio não vais andar com a softbox atras de ti e a meter as pessoas lá dentro (embora os fotografos profissionais o façam muitas vezes), e ai, um flash com cabeça rebativel faz verdadeiros milagres..


Resumindo.. Flash ou softbox? Ambos... Mas cada um para um fim, são coisas com fins diferentes.
 
Última edição:
tens razão que a luz desse modo fica difusa, no entanto perde uma qualidade que é de grande importância, a direcção de luz.. se não puderes jogar com a direcção de luz e com a familia dos ângulos, vai existir sempre dificuldades com as reflexões indesejadas (dependendo do sujeito fotografado)

cumps

Quando falo de qualidade, falo apenas de difusão. Controlo é uma coisa à parte. Claro que tendo várias fontes de luz e directas, o grau de controlo é muito mais elevado, sem qualquer sombra de dúvidas, mas isso também não significa que o grau de controlo de luz reflectida seja 0. Nem pouco mais ou menos. Ninguém te obriga a disparar para o tecto.
 
claro, dá sempre para controlar de qual das paredes queres que venha a maior intensidade de luz e até dá para jogar com reflectores para dar mais direccionalidade à luz, mas pelas muitas experiências que tenho feito apenas com o SB600+reflectores, torna-se muito mais complicado obter determinados tipo de iluminação..
mas não te estou a dizer nada de novo, também já fizeste experiências apenas com um flash :) dá para obter resultados satisfatórios quando se procura uma luz homogénea, mas quando se quer uma luminosidade mais "criativa" é que a porca torce o rabo :)
 
claro, dá sempre para controlar de qual das paredes queres que venha a maior intensidade de luz e até dá para jogar com reflectores para dar mais direccionalidade à luz, mas pelas muitas experiências que tenho feito apenas com o SB600+reflectores, torna-se muito mais complicado obter determinados tipo de iluminação..
mas não te estou a dizer nada de novo, também já fizeste experiências apenas com um flash :) dá para obter resultados satisfatórios quando se procura uma luz homogénea, mas quando se quer uma luminosidade mais "criativa" é que a porca torce o rabo :)

Mas sabes perfeitamente que eu sou dos maiores defensores de flashes às resmas. :p Nem que sejam aqueles Metz de 30€.

Agora é a tal cena que já foi dito. Se o objectivo é só este tipo de fotos, acho que a caixa de luz é mais vantajoso, tal como referi logo no primeiro post. Mas se por outro lado o objectivo for apenas umas experiências, então acho o flash melhor investimento por ser satisfatório nesta situação e por ser excelente para N outras situações.

Já agora, só para demonstrar que se consegue alterar a luz, sem sequer tirar o flash da sapata:
web0001by6.jpg
web0002iy3.jpg
web0003wd9.jpg
web0004rz7.jpg
web0005ka5.jpg
web0006ui9.jpg
 
Última edição:
Já agora, só para demonstrar que se consegue alterar a luz, sem sequer tirar o flash da sapata:
web0001by6.jpg
web0002iy3.jpg
web0003wd9.jpg
web0004rz7.jpg
web0005ka5.jpg
web0006ui9.jpg

O problema de só ter uma fonte de luz é que nos teus exemplos das duas uma...

Ou a luz é demasiado dura e causa sombras desagradaveis neste tipo de fotografia, ou é demasiado frotal e quase que apaga o relevo na moeda... Acho que concordas comigo se disser que nenhuma delas pode ser considerada uma boa fotografia..


Agora, é claro que com imaginação, basta uma fonte de luz e obtem-se resultados suberbos como este:

silverdollar002nf8.jpg



O Setup:

silverdollar003xa1.jpg


[ O link para o original, porque isto não e meu... ]

Agora, mesmo com todo este setup, se reparares a moeda faz um pouco de sombra para a esquerda que poderia ser corrigida com uma segunda fonte de luz menos potente a incidir mais por detras.. Ou seja, com um ponto de luz podes fazer coisas muito boas, mas fica sempre aquela sensação que uma segunda lampada ajudaria..
 
O problema de só ter uma fonte de luz é que nos teus exemplos das duas uma...

Ou a luz é demasiado dura e causa sombras desagradaveis neste tipo de fotografia, ou é demasiado frotal e quase que apaga o relevo na moeda... Acho que concordas comigo se disser que nenhuma delas pode ser considerada uma boa fotografia..

Claro que concordo. Tal como disse, aquilo foi apenas para demonstrar que era possível ter algum controlo sobre a luz, mesmo sem sequer tirar o flash da sapata. Se tirar, ainda se obtém mais controlo.

Vê aqui uma "simulação" de duas fontes suaves:
web0001.jpg


Bastou-me tirar o flash da máquina e juntar duas folhas de papel (fora o fundo e base, que não são relevantes).

PS: Já agora, deixo aqui o meu setup:
 
Última edição:
Só mais uma coisa para acabar..

Com um flash para "compor" as sombras tens que fazer test shots, com lampadas por ir vendo ao vivo como é que a alteração da posiçãode uma lampada influencia a sombra e os reflexos no objecto.
 
Verdade. Essa é a parte mais chata de se usar flashes. No entanto um bom flash tem função de luz de modelação, embora possa só funcionar quando ligado à máquina (na sapata ou com shoe cord).
 
Vê aqui uma "simulação" de duas fontes suaves:


Bastou-me tirar o flash da máquina e juntar duas folhas de papel (fora o fundo e base, que não são relevantes).

PS: Já agora, deixo aqui o meu setup:

O fundo não está branco.:002: É muito complicado conseguir estourar o fundo só com uma fonte de luz nessa situação. Acho que o melhor que se consegue nessa situação é uma foto mais criativa como a que o mundano mostrou. Para manter a moeda bem destacada, sem reflexos e com o fundo completamente estourado acho que é bastante complicado.

Quanto ao cerne do tópico, softbox ou flash? Isso não se coloca, depende do que querias fazer e isso cada um é que sabe.

Cumps,
michael c
 
O fundo não está branco.:002: É muito complicado conseguir estourar o fundo só com uma fonte de luz nessa situação. Acho que o melhor que se consegue nessa situação é uma foto mais criativa como a que o mundano mostrou. Para manter a moeda bem destacada, sem reflexos e com o fundo completamente estourado acho que é bastante complicado.
Nem me dei ao trabalho de pensar nisso, visto que a foto que ele mostrou também não tem o fundo branco, muito pelo contrário.
No entanto voltamos à mesma questão, complicado não significa impossivel e o flash sempre tem outras utilidades, enquanto uma softbox é melhor mas só faz isto.
 
Back
Topo