1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

fotografia macro

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por catpower, 4 de Dezembro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1150)

1. catpower

catpower Power Member

Ola a todos

Para ter fotografia macro a baixo custo em reflex com a lente de kit o que aconselham como melhor opção? Anel inversor, extension tube ou filtros close up?

Obrigado

2. edumad

edumad I fold therefore I AM

Anel inversor ou para maior flexibilidade, extension tubes.
    Ambos sao baratissimos.
    No entanto, como as lentes de kit sao normalmente nao mt sharp, podes gastar mais uns poucos euros e comprar uma prime MF e ficas com um setup melhor.

Mas se queres comecar a brincar, recomento extension tubes.

3. DiegoV

DiegoV Power Member

True. Também não acho que a lente do kit te vá dar resultados por aí além em macro, precisamentre por ser um bocado soft. Mas tenta com extension tubes e a lente do kit e se os resultados não forem satisfatórios, mais tarde fazes o que disse o edumad ou compras mesmo uma lente macro dedicada.

4. ruimoura

ruimoura Power Member

Atenção que tubos de extensão em lentes que não tenham controlo manual da abertura são asneirada, porque regra geral os tubos não passam a leitura da abertura para a máquina.

A solução mais prática e barata são mesmo os filtros close up, e há alguns bastante bons, como os Raynox (raynox 250), mas este já é um pouco puxado no preço.

Tenho tubos de extensão e tenho filtros close up comprados no ebay, e sinceramente os tubos de extensão são bastante mais trabalhosos, sendo que os resultados não são muito melhores.

O ideal é mesmo juntar uns trocos e comprar uma lente macro 1:1 em segunda mão, que se arranjam como novas, e custam a metade do preço (arranjei uma Tamron 90mm a metade do preço).

5. catpower

catpower Power Member

Sim eu tenho nocao que nao ha melhor que um lente dedicada, e eu quero comprar uma, mas tambem nao é assim tao facil encontra-las em 2a mao...

6. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Já tens a máquina/kit ou ainda vais comprar?

7. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

No ebay há sempre delas. Comprei uma Nikkor 60/2.8 AF-D impecável por 250 euros (é carita, mas também é das Nikkors mais nítidas alguma vez feita)

8. catpower

catpower Power Member

tenho o kit d60, 18-55 vr.

9. catpower

catpower Power Member

se eu comprar a macro sigma 105 para a d60 so perco o autofocus, exposiçao e todos esses controlos nao?

10. Warlord

Warlord [email protected] Member

solucao mais barata serao os close up filters, mantens autofocus e controlo abertura (perdes algum IQ, foco infinito, mas podes por e tirar os filtros facilmente)
    intermedia, extension tubes mas tens de ter em atencao uns k garantam controlo de abertura e sejam compativeis com a tua lente, senao limitas mt as fotos k podes tirar (ja k vais sempre com abertura maxima e o DOF e minusculo), tb tens os TC mas so sao compativeis c lentes FF.
    mais cara e melhor, lente macro dedicada :)

11. catpower

catpower Power Member

sim, a melhor soluçao é a lente dedicada, mas com a sigma 105mm continuo a ter o controlo de abertura?

12. Warlord

o controlo de abertura depende do extension tubes k comprares, mas a partida mantens.

agora o k perdes por usares a d60 e o autofocus em lentes k nao tenham motor incorporado, com ou sem extension tubes.

13. cmbc

cmbc Power Member

Metade do preço?
    Como nova?
    Onde?

14. edumad

edumad I fold therefore I AM

Durante um pedaco nao estava a perceber... Depois e que me lembrei que as lentes de kit nao tem anel de abertura da lente...
    Nesse caso recomendo usares os extension tubes qd arranjares uma lente MF.
    Com jeito arranjas uma Helios 50mm + Extension tubes em M42 mount + adaptador M42-Nikon por £30-£35.
    Ou podes ir por uma outra lente... procura por lentes M42 que devem ser mais baratas (excepto as CZJ).

15. Warlord

consegues fazer batota com as lentes de kit se tiveres o botao de DOF preview, escolhes a abertura carregas no DOF preview enkanto desligas a makina e a lente retem essa abertura. mas tb e uma feature k nao existe nas D60...

16. ruimoura

ruimoura Power Member

Algures :D

Foi no fórum de fotografia ... está completamente nova, como saída da caixa. E sim, custou praticamente metade do que custa nova (pelos preços que eu vi ... e o dono ainda me ofereceu extension tubes :D)

Partilhar esta Página