fotografia macro

catpower

Power Member
Ola a todos

Para ter fotografia macro a baixo custo em reflex com a lente de kit o que aconselham como melhor opção? Anel inversor, extension tube ou filtros close up?

Obrigado
 
Anel inversor ou para maior flexibilidade, extension tubes.
Ambos sao baratissimos.
No entanto, como as lentes de kit sao normalmente nao mt sharp, podes gastar mais uns poucos euros e comprar uma prime MF e ficas com um setup melhor.

Mas se queres comecar a brincar, recomento extension tubes.
 
Anel inversor ou para maior flexibilidade, extension tubes.
Ambos sao baratissimos.
No entanto, como as lentes de kit sao normalmente nao mt sharp, podes gastar mais uns poucos euros e comprar uma prime MF e ficas com um setup melhor.

Mas se queres comecar a brincar, recomento extension tubes.


True. Também não acho que a lente do kit te vá dar resultados por aí além em macro, precisamentre por ser um bocado soft. Mas tenta com extension tubes e a lente do kit e se os resultados não forem satisfatórios, mais tarde fazes o que disse o edumad ou compras mesmo uma lente macro dedicada.
 
Atenção que tubos de extensão em lentes que não tenham controlo manual da abertura são asneirada, porque regra geral os tubos não passam a leitura da abertura para a máquina.

A solução mais prática e barata são mesmo os filtros close up, e há alguns bastante bons, como os Raynox (raynox 250), mas este já é um pouco puxado no preço.

Tenho tubos de extensão e tenho filtros close up comprados no ebay, e sinceramente os tubos de extensão são bastante mais trabalhosos, sendo que os resultados não são muito melhores.

O ideal é mesmo juntar uns trocos e comprar uma lente macro 1:1 em segunda mão, que se arranjam como novas, e custam a metade do preço (arranjei uma Tamron 90mm a metade do preço).
 
Sim eu tenho nocao que nao ha melhor que um lente dedicada, e eu quero comprar uma, mas tambem nao é assim tao facil encontra-las em 2a mao...
 
Sim eu tenho nocao que nao ha melhor que um lente dedicada, e eu quero comprar uma, mas tambem nao é assim tao facil encontra-las em 2a mao...

No ebay há sempre delas. Comprei uma Nikkor 60/2.8 AF-D impecável por 250 euros (é carita, mas também é das Nikkors mais nítidas alguma vez feita)
 
solucao mais barata serao os close up filters, mantens autofocus e controlo abertura (perdes algum IQ, foco infinito, mas podes por e tirar os filtros facilmente)
intermedia, extension tubes mas tens de ter em atencao uns k garantam controlo de abertura e sejam compativeis com a tua lente, senao limitas mt as fotos k podes tirar (ja k vais sempre com abertura maxima e o DOF e minusculo), tb tens os TC mas so sao compativeis c lentes FF.
mais cara e melhor, lente macro dedicada :)
 
o controlo de abertura depende do extension tubes k comprares, mas a partida mantens.

agora o k perdes por usares a d60 e o autofocus em lentes k nao tenham motor incorporado, com ou sem extension tubes.
 
Atenção que tubos de extensão em lentes que não tenham controlo manual da abertura são asneirada, porque regra geral os tubos não passam a leitura da abertura para a máquina.

A solução mais prática e barata são mesmo os filtros close up, e há alguns bastante bons, como os Raynox (raynox 250), mas este já é um pouco puxado no preço.

Tenho tubos de extensão e tenho filtros close up comprados no ebay, e sinceramente os tubos de extensão são bastante mais trabalhosos, sendo que os resultados não são muito melhores.

O ideal é mesmo juntar uns trocos e comprar uma lente macro 1:1 em segunda mão, que se arranjam como novas, e custam a metade do preço (arranjei uma Tamron 90mm a metade do preço).
Metade do preço?
Como nova?
Onde?
 
Durante um pedaco nao estava a perceber... Depois e que me lembrei que as lentes de kit nao tem anel de abertura da lente...
Nesse caso recomendo usares os extension tubes qd arranjares uma lente MF.
Com jeito arranjas uma Helios 50mm + Extension tubes em M42 mount + adaptador M42-Nikon por £30-£35.
Ou podes ir por uma outra lente... procura por lentes M42 que devem ser mais baratas (excepto as CZJ).
 
consegues fazer batota com as lentes de kit se tiveres o botao de DOF preview, escolhes a abertura carregas no DOF preview enkanto desligas a makina e a lente retem essa abertura. mas tb e uma feature k nao existe nas D60...
 
Back
Topo