1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fotografia sem SLR - longevidade ?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por portofino, 30 de Março de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 1021)

  1. portofino

    portofino Power Member

    Viva!

    É possivel fazer boas fotografias sem uma máquina SLR? Usando uma Point and Shoot ?
    Terá muita longevidade ? Sou adepto de fotos de nús, com o jogos de sombras e pretos e brancos. Low-keys e High-keys, acho que é esse o termo....é possivel fazer dessas fotos com uma dessas ?

    thanks
     
  2. _radeon_

    _radeon_ Banido

    Deixa-te disso... Point & shoot?
    Point & shoot é para gente que não percebe nada de fotografia. Só sabe apontar e carregar num botão.
    Se queres tirar fotografias tão complexas como as que falaste, já tens de ter alguns conhecimentos.

    E a maioria das point & shoot só fazem o que o nome indica. Não têm afinações praticamente nenhumas.

    Compra uma dSLR, nem que seja uma D40 que agora andam baratas.
     
  3. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Sim é possível. Nem todas as compactas são Point and Shoot, isso são máquinas completamente automáticas que só servem para apontar e disparar. Tens compactas, como a G9, G10, LX3, etc, que inclusive podem ser ligadas a flashes para trabalho de estúdio.
    Estás é obviamente mais limitado em certos aspectos, como a lente, por exemplo, que nas compactas não dá para trocar.
     
  4. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Com uma G9 ou G10 e uma boa cabecinha já consegues melhores resultados que muito menino com a DSLR da moda. São limitadas, mas isso também as DSLR são limitadas na medida do bolso do dono.
     
  5. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Uma boa "compacta" faz quase o mesmo que uma DSLR de entrada de gama, se nos mantivermos pela lente original (comparando com uma lente de kit até 55mm de uma DSLR). Digo quase, porque a DSLR tem *sempre* melhor qualidade de imagem, melhor performance em qualquer aspecto de imagem e tem sempre a possibilidade de expansão, coisa que uma compacta não tem.

    Portanto respondendo à pergunta, sim é possível fazer melhores fotografias com uma máquina compacta que com uma DSLR, mal era. Quem faz a fotografia não é a máquina, é o fotógrafo, o material disponível só vai limitar ou expandir as possibilidades do fotógrafo, mais nada. Há aí muita gente a tirar melhores fotos com um telemóvel do que alguns com DSLR de 800 euros, a fotografia não é só limpidez, focagem rápida e megapixels. A maioria das pessoas pensa isso, mas não quer dizer que o seja :-)

    Agora, uma compacta ao não ser expansível fica automaticamente mais limitada em termos de longevidade, isso aí nem sequer há dúvidas.
     
  6. LSeven

    LSeven I fold therefore I AM


    Nos dias de hoje o que não falta é utilizadores com SLR que não percebem nada de fotografia(eu sou um deles lol). Arrisco dizer que uma grande percentagem dos utilizadores com SLRs da gama mais baixa nunca saem do modo verde(não é o meu caso :))...

    Por outro lado existem muitos gajos que com uma compacta (em modo não P&S) fazem milagres, agora fazer fotografia de estudio já requer algo mais como o uso de iluminação que uma grande parte das compactas não tem capacidade de usar, não está relacionado com a imagem mas com a interação com os restantes equipamentos flash/iluminação/...
    Outra questão nas compactas é os efeitos de DoF que dificilmente se conseguem mesmo com aberturas baixas.

    Rui Marto/c3l5o/ruimoura:

    Os 3 disseram tudo, o factor mais importante é o fotografo, existem fotografos que com um conjunto de 50€ e um grande kit de unhas tiram fotografias premiadas...

    [​IMG]
    © 2001 David Burnett/Contact Press Images
    This prize-winning Holga image of Al Gore, shot for Newsweek, never ran in the magazine.

    Por outro lado existem fotografias que só são possiveis com determinado equipamento....
     
  7. timber

    timber Zwame Advisor

  8. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Não percebo bem o que queres dizer com isto... Se vais usar muito tempo a P&S? Se aguenta os elementos? Se as fotografias tiradas vão perder as cores com o sol?

    A resposta simples: dá.

    Mas é bem provável que, para essas fotos, precises de n coisas para além da máquina/sensor. Todas elas implicam um controlo muito cuidado da luz e isso normalmente envolve flashes e modificadores de luz. Ter uma máquina com sapata de flash ajuda bastante, mas também não é única possibilidade.
     
  9. Almeida100

    Almeida100 What is folding?

    É perfeitamente possível fazer boas fotografias com uma compacta. Aliás se estás a começar recomendo-te que compres uma máquina barata com modos manuais (ver por exemplo a excelente Canon A590) e depois mais tarde quando aprenderes o básico da fotografia e as limitações da máquina, então aí sim estarás em condições de perceber o que necessitas para evoluir, em vez de ires atrás da moda ou do marketing.

    E a compacta vai continuar a fazer-te muito jeito, mesmo se mais tarde optares por uma DSLR e montes de lentes.
     
  10. Almeida100

    Almeida100 What is folding?


    Muito bom:

    He carried two C-5050 cameras on straps around his neck, with one strap cinched shorter than the other, so that the cameras hung at slightly different heights on his chest. The cameras were set for 3-shot burst mode. When a long sequence of shots was called for, Majoli fired a 3-shot burst with one camera, dropped it, grabbed the other and shot a burst with it. The first camera wrote its images to the card, thereby clearing its buffer, while Majoli shot with the second. He just kept rotating from one to the other for as long as the action in front of him continued.
     
  11. Andre_pais

    Andre_pais Power Member

    Dar dá, é possível,
    Mas mais tarde ou mais cedo vais querer e precisar de uma SLR. Acredita.
    Conheco pessoas que fazem maravilhas com as compactas, mas a diferença para uma Reflex é enorme.

    Olhar para um lcd e para um viewfinder é MUITO diferente. Vais sentir na pele o problema da sensibilidade, os frames por segundo e os limites da lente.

    Uso uma powershot sx100IS e até agora nem sei se fiz bem ou fiz mal em comprá-la. A verdade é que a máquina nem um ano tem e vai ser substituida por uma SLR :(
     
  12. timber

    timber Zwame Advisor

    O ppl que não gosto de câmaras grandes continuará a inventar soluções desse estilo.

    Imagino que o Alex Majoli actualmente utilize ou uma Leica M8, ou uma P&S de qualidade estilo G10, ou mesmo uma Panasonic G1.
     
  13. LSeven

    LSeven I fold therefore I AM

    Em 2003 já havia a G3 por isso deve ser mesmo uma questão de preferencia/patrocinio.
     
  14. cardosoaac

    cardosoaac Power Member

    Eu penso que os maiores problemas residem mesmo nas limitações das "features", da qualidade da lente que se perde devido à polivalência da mesma e no tamanho do sensor...por exemplo o ruido a partir do iso200 ou 400 é comum a todas as compactas, as aberrações geométricas e cromáticas das lentes, as limitações das opções por exemplo ao nível do brackting, a ausência de anéis de zoom e focagem que inviabiliza certas opções...

    Agora a questão é que estamos a meter no pacote de p&s uma gama enorme de diversas máquinas, em que umas são p&s claras e outras nem por isso e como tal "boas" alternativas às reflex!
     
  15. timber

    timber Zwame Advisor

    Em 2003 a G3 era uma P&S "séria" com muita concorrência... actualmente quase toda a gente desistiu de fazer P&S em condições.

    Mas sim ele deve ter alguma lealdade à Olympus porque ele aprecia o sistema OM (uma SLR compacta...).
     
  16. Almeida100

    Almeida100 What is folding?

    Por curiosidade fui ver as especificações da máquina (Olympus C5050): um sensor grandote (1/1.8) e uma lente à maneira 1.8-2.8. Grande máquina, dá para vermos o que as compactas têm regredido nos últimos anos.
     

Partilhar esta Página