Fotografia vencedora do "World Press Photo 2009"

guardado

Power Member
a Foto vencedora deste ano:

466254gifps7.png


eu chamaria-lhe "despejo forçado, Guerra urbana moderna"

e a galeria completa:
http://www.worldpressphoto.org/inde...k=blogsection&id=19&Itemid=223&bandwidth=high

Fonte:sapo.pt
 
Humm pela primeira vez penso que a foto é fraquinha para o prémio que é. Ou seja não acrescenta muito a nada e é bastante banal. No entanto a primeira das spot news é fantástica. Mas penso que possa ser mais opinião do que outra coisa.
 
Depois de ler a história da foto vencedora fiquei com outra impressão da foto. E de facto reflecte bastante aquilo que se passou em 2008, o subprime, ou seja, o começo da crise internacional que estamos a passar neste momento.

Para mim existem 3 outras fotos que gostei bastante:
As primeiras do Spot News e do Sports Action e a terceira do Nature.
 
Argh... eu sei que tinham razão em revistar a minha casa, mas não era necessário terem partido tudo... enfim...

Sim, a foto vencedora é bastante forte e intensa... mas é necessário contextualizá-la, senão seria apenas mais uma...
 
A que mais me sensibilizou foi a General News: 1st prize singles, fiquei a pensar nos momentos seguintes à foto ser tirada, o que terá acontecido aqulela mãe com o filho ao colo... a foto impressiona pela estória futura que transmite.
IMO
 
Última edição:
O mesmo de todos os anos. Muitas fotos brutais, outras que parecem saídas de um qualquer Hi5. Mas tenho de destacar as vencedoras da categoria natureza... Sublimes no mínimo.
 
Para quem quiser ir ver as fotos premiadas do World Press Photo, a exposição vai estar no Museu da Electricidade, em Lisboa a partir de hoje e até dia 19 de Julho.
 
Sim, a foto vencedora é bastante forte e intensa... mas é necessário contextualizá-la, senão seria apenas mais uma...
Eu que nada sabia da foto quando a vi acho-a uma boa foto tecnicamente mas banal. E depois de ler a história também. Não será também por ser um tema caro aos americanos??? Na minha humilde opinião creio que uma foto vencedora deveria contar a história por si mesma. Vi fotos muito melhores...
 
Última edição:
Por acaso tive a sorte de ver a exposição há 2 dias atrás em Amsterdão.
Em relação à foto vencedora tenho que concordar com a opinião de alguns membros: a foto é boa mas no resto da galeria há bem melhores! Por exemplo a de spot news e a de sport features.
 
Argh... eu sei que tinham razão em revistar a minha casa, mas não era necessário terem partido tudo... enfim...

Sim, a foto vencedora é bastante forte e intensa... mas é necessário contextualizá-la, senão seria apenas mais uma...

Vi um documentário sobre o tema da foto.

O que acontece é que os "ex-donos" da casa recebem ordem de despejo por carta. Alguns optam por abandonar a casa. De seguida a casa é vandalazida e desfeita. Roubam tudo o que tenha valor, incluindo as canalizações, fios eléctricos, etc. Algumas ficam tão mal que a única solução é demolir!

Depois no dia X a polícia bate à porta para se certificar que o pessoal abandona a casa. Como há casos de resistência ou de presença de ladrões ou outros inquilinos surpresa, os agentes vão sempre de arma na mão. É brutal!

Cumps!
 
Isso de dar tanta importancia a historia por atras da foto não vejo grande sentido. Bastava tirar retratos do rostos com tantas felizes/tristes historias que ai anda.
Esta foto não tem nada absolutamente de fenomenal a não ser a historia que tem. Isso tirava eu num bairro de lisboa ou porto.

Premio a pedido!
 
Isso de dar tanta importancia a historia por atras da foto não vejo grande sentido. Bastava tirar retratos do rostos com tantas felizes/tristes historias que ai anda.
Esta foto não tem nada absolutamente de fenomenal a não ser a historia que tem. Isso tirava eu num bairro de lisboa ou porto.

Premio a pedido!

O problema é conseguires tirares...

Para alem de grandes fotos, são fotos que não precisam de qualquer legenda, e essa é que é a história das fotos, e não te podes esquecer que para se tirar a foto, é preciso lá estar, e muitos padecem no meio dessas mesmas histórias... As seguradoras não fazem seguros de vida a foto jornalistas que cobrem esse tipo de histórias...

Uma imagem sem história, faz-me lembrar aquela:

Quem tem imaginação, mas não tem Cultura, possui asas, mas não tem pés...

Fica bem ;)
 
Se essa foto era tirada num bairro qualquer na republica dominicana ou na jamaica passva completamente ao lado.

Basta comparar esta foto com as restante da mesma categoria.

Isto é um premio FOTOGRAFICO em 1º lugar em 2º esta o JORNALISTICO.
O resto é treta.

E ja agora sobre a historia. O mesmo infelizmente se passa em portugal nos bairros das areas metropolitanas. Sempre que existe ordem de despejo pelas camaras ou tribunais a mesma historia triste se passa. E de brutal não tem nada.
 
Última edição:
Se essa foto era tirada num bairro qualquer na republica dominicana ou na jamaica passva completamente ao lado.


Não concordo, até te digo que poderia impressionar mais... tudo depende da foto, pois peso em história não faltaria... vai lá e depois me dirás, oportunidades fotográficas para foto-jornalismo não faltam, entre outras géneros claro.


Isto é um premio FOTOGRAFICO em 1º lugar em 2º esta o JORNALISTICO.
O resto é treta.


E sob o ponto de vista fotográfico está muito bem conseguida a foto, e não deixa de ter um trabalho jornalístico associado à foto... mas gostos e avaliações são sempre discutíveis...



E ja agora sobre a historia. O mesmo infelizmente se passa em portugal nos bairros das areas metropolitanas. Sempre que existe ordem de despejo pelas camaras ou tribunais a mesma historia triste se passa. E de brutal não tem nada.

Absolutamente de acordo, mas realidades diferentes... em Portugal a policia não entra de arma em punho e apontada a alguém numa acção de despejo ou em acções de rotina policial, enquanto que em certos locais, todos os dias morre gente em situações em tudo idênticas à da foto, inclusivamente policias.

Fica bem ;)
 
Isto é um premio FOTOGRAFICO em 1º lugar em 2º esta o JORNALISTICO.
O resto é treta.

Não querendo entrar em grandes discussões, tenho coleccionado os livros do WPF e sempre tive ideia precisamente do contrário.
Eles próprios afirmam que o prémio é atribuído à imagem que, além de apresentar um alto nível visual, representa também um assunto de grande importância jornalística.
 
Não concordo, até te digo que poderia impressionar mais... tudo depende da foto, pois peso em história não faltaria... vai lá e depois me dirás, oportunidades fotográficas para foto-jornalismo não faltam, entre outras géneros claro.





E sob o ponto de vista fotográfico está muito bem conseguida a foto, e não deixa de ter um trabalho jornalístico associado à foto... mas gostos e avaliações são sempre discutíveis...





Absolutamente de acordo, mas realidades diferentes... em Portugal a policia não entra de arma em punho e apontada a alguém numa acção de despejo ou em acções de rotina policial, enquanto que em certos locais, todos os dias morre gente em situações em tudo idênticas à da foto, inclusivamente policias.

Fica bem ;)

Isso nas situações que não envolve droga não. Mas quando são rusgas a coisa muda muito. Eu ja assisti ao longe a uma no Porto e aquilo parece quase militar. Para não falar na america latina que qualquer operação em bairro e dedo no gatilho.

Eu continuo a dizer que tirando a historia a foto é mediocre. Mas pronto, que sou eu para contradizer um grupo de jurados que devem ser peritos na materia. Agora que o premio criou alguma discordancia em outros sitios isso criou.

Gostaria era de saber se aqui alguem ve primeiro as legendas das fotos quando elas são expostas ou ve a fotografia em primer lugar.
 
Back
Topo