Fotografo de Casamento ameaçado com processo de $300.000

Até fico zangado só de ver os vídeos. O que se passa é alguém sem escrúpulos (e claro tinha mesmo de ser o stereotype perfeito de advogado) estar a tentar fazer uns trocos à pala de algo que considera ambíguo, neste caso a qualidade das fotos.
 
Pelo que o Gary afirma, a carta de "ameaça" que o tal advogadozeco lhe mandou nem se quer é válida para nada, se o processo estivesse a decorrer, a notificação teria de estar certificada pelo tribunal ou assim...
No lugar do fotógrafo eu aproveitava este "loophole" e espetava um processo válido, e certificado pelo triplo do valor por injúria, calúnias e ameaças á sua pessoa e á esposa...

Pelo texto da carta, ve-se mesmo que o gajo só está a atirar barro á parede a ver se cola... Faz lembrar a outra situação com o gajo do "the oatmeal" mas esse não se ficou e ainda gozou com a cara dele...era o que este merecia...
 
apesar deste tipo de coisas apenas acontecer tipicamente nos US, levanta a questão do fotografo amador que nao faz a minima ideia do que esta a fazer mas vai fazer casamentos para ganhar uns trocos e, claro, apresenta um trabalho medíocre mas sabe que nada lhe acontece.

por um lado, se o fotografo fez um trabalho aceitavel, obviamente que nao devia estar a passar por isto, por outro lado pode haver por ai mt gente a arruinar um dia especial para muita gente impunemente.

e preciso encontrar um meio termo de forma que ninguem saia lesado, e como o Gary explica no segundo video, ter um contrato que defina o que é suposto o fotografor apresentar parece-me a maneira correcta de proteger ambas as partes.

a julgar pelo que se houve por ai, devia haver processos destes em Portugal para os ditos "fotografos" aprenderem :p

agora obviamente que nao se pode cair no ridiculo de processar o fotografo pq no meio de 1000 fotos, 10 vinham tortas.
 
Última edição:
Aí sim é outra história. Mas mesmo assim, se o casal contratar um fotógrafo amador para poupar uns trocos só têm a si para se culpar se as fotos não forem aquilo que esperavam. É tipo pagar 2€ por um produto made in China para não ter de pagar os 20€ pedidos por um produto made in germany e depois ficar zangado que aquilo deixa de funcionar numa semana.

O único caso que eu consigo imaginar que um processo destes faria sentido seria se o fotógrafo se fizesse passar por profissional (e cobrar como tal) com um catálogo falso. No caso dos vídeos dá a entender que o trabalho oferecido é realmente profissional portanto esse problema não se põe. Mas é um bocado difícil julgar sem ver fotos nenhumas.
 
Mas os clientes percebem tanto de fotografia que escolhem qualquer fotografo e nem julgam se as fotos são boas ou más. Aqueles que já têm um pensamento critico quanto às fotos, que escolham o melhor fotografo da zona, vendo os portfólios e os trabalhos que já fez. Se o cliente não gostar das fotos, temos pena, que vi-se o historial do fotografo.
 
bem sei que a comparação que vou dar é demasiado "bruta", mas quando contratamos alguem para nos pintar a casa nao pedimos para ver outras casas que tenha pintado... assumimos que vai fazer o trabalho pelo qual esta a ser pago e não vai pintar da cor errada ou espalhar tinta pelo chao, paredes, moveis...

e certo que quem procura uma cobertura mais artistica, tem "obrigatoriamente" de ver e procurar o tipo de trabalho que cada fotografo faz, agora para quem quer uma "cobertura standard" (fotos classicas) nao devia ser necessario ver protofolios sobre o risco de lhe ser apresentado um trabalho ridiculo (pessoas cortadas, fotos mal expostas, pedaços da cerimonia sem fotos)
 
São raros os casos em que um casal apenas consulta 1 fotógrafo...E sim concordo que na maior parte das vezes a grande culpa é de quem "contrata" amadores incompetentes (porque apesar de poucos, também existem amadores bem competentes e capazes de fazer ver a muitos pros...).A situação é que o casal consulta 1 ou 2 profissionais que lhe fazem um orçamento de xxx, entretanto vem o amigo ou vizinho que lhes diz fazer o trabalho por xx e eles vão na cantiga sem sequer questionar o PORQUE de ser mais barato, assumem logo que os pros é que são chulos e o amigo é que é um fixe por fazer preço da banana...Depois queixam-se que recebem fotos da tanga...

Warlord disse:
bem sei que a comparação que vou dar é demasiado "bruta", mas quando contratamos alguem para nos pintar a casa nao pedimos para ver outras casas que tenha pintado... assumimos que vai fazer o trabalho pelo qual esta a ser pago e não vai pintar da cor errada ou espalhar tinta pelo chao, paredes, moveis...

e certo que quem procura uma cobertura mais artistica, tem "obrigatoriamente" de ver e procurar o tipo de trabalho que cada fotografo faz, agora para quem quer uma "cobertura standard" (fotos classicas) nao devia ser necessario ver protofolios sobre o risco de lhe ser apresentado um trabalho ridiculo (pessoas cortadas, fotos mal expostas, pedaços da cerimonia sem fotos)

Nem se quer é uma questão de andar a ver os trabalhos ateriores do pintor ou fotografo, simplesmente se trata de se ter a noção muito simples que a qualidade paga-se, e nos tempos que correm, paga-se muito bem... E isto aplica-se a qualquer área...
 
Última edição:
certo, se queres um trabalho mais xpto sabes que tens de pagar mais, e se encontras um preço mt abaixo dos valores normais é de duvidar que o trabalho seja "razoavel".

agora se procuras algo tradicional e com preços "normais", seria minha expectativa ter o trabalho bem feito sem necessidade de ter de andar a confirmar trabalhos anteriores.

acho que de certa forma quem cobra valores normais e faz um mau trabalho deveria ser responsabilizado e pagar por isso, como acontece em outras profissoes/trabalhos.

aqui nao podes simplesmente chegar ao dia em que ele te entrega as fotos, nao gostar do trabalho e nao pagar... é um dia que se espera que não se repita, sao registos unicos.
 
Nisto da arte, nem acho que quem paga pouco é porque vai ter trabalho mau, pelo contrario, quem paga muito é que pode ter um trabalho mau, porque o fotografo até pensa que está a fazer uma coisa muito boa. Esses gajos nem tem a noção do trabalho que fazem. Há aí muita gentinha a pagar bem caro por trabalhos medíocres. O melhor é mesmo ver o portfolio de cada fotografo.
 
Back
Topo