1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fotografo de Casamento ameaçado com processo de $300.000

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Warlord, 8 de Agosto de 2012. (Respostas: 9; Visualizações: 1245)

  1. Vandrare

    Vandrare Power Member

    Até fico zangado só de ver os vídeos. O que se passa é alguém sem escrúpulos (e claro tinha mesmo de ser o stereotype perfeito de advogado) estar a tentar fazer uns trocos à pala de algo que considera ambíguo, neste caso a qualidade das fotos.
     
  2. Skorpion666

    Skorpion666 Suspenso

    Pelo que o Gary afirma, a carta de "ameaça" que o tal advogadozeco lhe mandou nem se quer é válida para nada, se o processo estivesse a decorrer, a notificação teria de estar certificada pelo tribunal ou assim...
    No lugar do fotógrafo eu aproveitava este "loophole" e espetava um processo válido, e certificado pelo triplo do valor por injúria, calúnias e ameaças á sua pessoa e á esposa...

    Pelo texto da carta, ve-se mesmo que o gajo só está a atirar barro á parede a ver se cola... Faz lembrar a outra situação com o gajo do "the oatmeal" mas esse não se ficou e ainda gozou com a cara dele...era o que este merecia...
     
  3. apesar deste tipo de coisas apenas acontecer tipicamente nos US, levanta a questão do fotografo amador que nao faz a minima ideia do que esta a fazer mas vai fazer casamentos para ganhar uns trocos e, claro, apresenta um trabalho medíocre mas sabe que nada lhe acontece.

    por um lado, se o fotografo fez um trabalho aceitavel, obviamente que nao devia estar a passar por isto, por outro lado pode haver por ai mt gente a arruinar um dia especial para muita gente impunemente.

    e preciso encontrar um meio termo de forma que ninguem saia lesado, e como o Gary explica no segundo video, ter um contrato que defina o que é suposto o fotografor apresentar parece-me a maneira correcta de proteger ambas as partes.

    a julgar pelo que se houve por ai, devia haver processos destes em Portugal para os ditos "fotografos" aprenderem :p

    agora obviamente que nao se pode cair no ridiculo de processar o fotografo pq no meio de 1000 fotos, 10 vinham tortas.
     
    Última edição: 8 de Agosto de 2012
  4. Vandrare

    Vandrare Power Member

    Aí sim é outra história. Mas mesmo assim, se o casal contratar um fotógrafo amador para poupar uns trocos só têm a si para se culpar se as fotos não forem aquilo que esperavam. É tipo pagar 2€ por um produto made in China para não ter de pagar os 20€ pedidos por um produto made in germany e depois ficar zangado que aquilo deixa de funcionar numa semana.

    O único caso que eu consigo imaginar que um processo destes faria sentido seria se o fotógrafo se fizesse passar por profissional (e cobrar como tal) com um catálogo falso. No caso dos vídeos dá a entender que o trabalho oferecido é realmente profissional portanto esse problema não se põe. Mas é um bocado difícil julgar sem ver fotos nenhumas.
     
  5. Ignis

    Ignis Power Member

    Mas os clientes percebem tanto de fotografia que escolhem qualquer fotografo e nem julgam se as fotos são boas ou más. Aqueles que já têm um pensamento critico quanto às fotos, que escolham o melhor fotografo da zona, vendo os portfólios e os trabalhos que já fez. Se o cliente não gostar das fotos, temos pena, que vi-se o historial do fotografo.
     
  6. bem sei que a comparação que vou dar é demasiado "bruta", mas quando contratamos alguem para nos pintar a casa nao pedimos para ver outras casas que tenha pintado... assumimos que vai fazer o trabalho pelo qual esta a ser pago e não vai pintar da cor errada ou espalhar tinta pelo chao, paredes, moveis...

    e certo que quem procura uma cobertura mais artistica, tem "obrigatoriamente" de ver e procurar o tipo de trabalho que cada fotografo faz, agora para quem quer uma "cobertura standard" (fotos classicas) nao devia ser necessario ver protofolios sobre o risco de lhe ser apresentado um trabalho ridiculo (pessoas cortadas, fotos mal expostas, pedaços da cerimonia sem fotos)
     
  7. Skorpion666

    Skorpion666 Suspenso

    São raros os casos em que um casal apenas consulta 1 fotógrafo...E sim concordo que na maior parte das vezes a grande culpa é de quem "contrata" amadores incompetentes (porque apesar de poucos, também existem amadores bem competentes e capazes de fazer ver a muitos pros...).A situação é que o casal consulta 1 ou 2 profissionais que lhe fazem um orçamento de xxx, entretanto vem o amigo ou vizinho que lhes diz fazer o trabalho por xx e eles vão na cantiga sem sequer questionar o PORQUE de ser mais barato, assumem logo que os pros é que são chulos e o amigo é que é um fixe por fazer preço da banana...Depois queixam-se que recebem fotos da tanga...

    Nem se quer é uma questão de andar a ver os trabalhos ateriores do pintor ou fotografo, simplesmente se trata de se ter a noção muito simples que a qualidade paga-se, e nos tempos que correm, paga-se muito bem... E isto aplica-se a qualquer área...
     
    Última edição: 9 de Agosto de 2012
  8. certo, se queres um trabalho mais xpto sabes que tens de pagar mais, e se encontras um preço mt abaixo dos valores normais é de duvidar que o trabalho seja "razoavel".

    agora se procuras algo tradicional e com preços "normais", seria minha expectativa ter o trabalho bem feito sem necessidade de ter de andar a confirmar trabalhos anteriores.

    acho que de certa forma quem cobra valores normais e faz um mau trabalho deveria ser responsabilizado e pagar por isso, como acontece em outras profissoes/trabalhos.

    aqui nao podes simplesmente chegar ao dia em que ele te entrega as fotos, nao gostar do trabalho e nao pagar... é um dia que se espera que não se repita, sao registos unicos.
     
  9. Ignis

    Ignis Power Member

    Nisto da arte, nem acho que quem paga pouco é porque vai ter trabalho mau, pelo contrario, quem paga muito é que pode ter um trabalho mau, porque o fotografo até pensa que está a fazer uma coisa muito boa. Esses gajos nem tem a noção do trabalho que fazem. Há aí muita gentinha a pagar bem caro por trabalhos medíocres. O melhor é mesmo ver o portfolio de cada fotografo.
     

Partilhar esta Página