Fotógrafo... mas não tanto

andré ferrari

Power Member
Decidi abrir este tópico para criar um momento zen.
Certamente todos terão algo para contar. Pessoalmente tenho visto muita coisa ultimamente que é de arrepiar :D


"É melhor disparar em modo RAW, mas tenho receio que ao disparar em RAW o sensor se danifique mais facilmente que em modo M. Estarei errado?"
"It's best to shoot with RAW, but I am afraid that shoot with RAW, sensor will be easy to break than shooting with M Mode. Am I Wrong?"
Fonte


"Eu tenho um filtro polarizador (pensava que era para escurecer a foto) e achava estranho ele rodar. Tenho mesmo de ler e testar mais.
É o que dá comprar um pacote de filtros para a máquina no ebay"

Fonte


Achei que devia partilhar estas últimas, chamemos-lhes "gafes" :D
Optei por colocar a fonte em ambos, se alguém que por qualquer motivo é contra-indicado, posso tirar.
 
LOL
Essa primeira é um must...

Bem, eu já cheguei a ler que a designação que davam ao modo P(rogram) era modo Profissional... :cwm27:

Quando encontrar mais posto aqui :D

Boa iniciativa :P

Abraço
 
José Santiago
POR NORMA QUANDO NAO GOSTO DE UMA FOTO ,,,NÃO VOTO,,MAS GOSTO QUE QUANDO ME DÃO 1-2-3-4-QUE ME DIGAM PORQUE.. CONHECO MUITO POUCA GENTE COM CANON 350D ADORAVA TROCAR INFORMAÇOES TECNICAS CONTIGO,,,PELA TUA GALERIA PEQUENINHINHA MAS 100 POR CENTO MUITO PROFISSIONAL..DOU-TE O MEU MOVEL CASO QUEIRAS DAR UMAS DICAS SOB FOTOGRAFIA,,EU EM TROCA DOU-TE UM CD COM FOTOS DAS MINHAS MELHORES AMIGAS,,,NU ARTISTICO,,,,TOPAS.....SALPICO PARA OS AMIGOS JOSE SANTIAGO PARA ALGUNS

e isto

http://olhares.aeiou.pt/nao_e_o_joaq...to1548991.html

Informação técnica Exif
ESTE E MESMO FOTOGRAFO ,,ITALIANO COM CARTEIRA DE PROF,,, MANDO ESTA BOCA ,,PORQUE EM PORTUGAL,,BASTA TER DINHEIRO PARA COMPRAR UMA MAQUINA E TODA A GENTE,,E FOTOGRAFO..OU PENSAM QUE SÃO..HA 15 DIAS VI UM SENHOR QUE TRABALHA NUM TALHO A FOTOGRAFAR COMO PROFISSIONAL ,,UM BATIZADO,,,MAS HA MAIS,,,,,,,,,,,,,.

acho que foi a melhor perola que li até hoje
sacanas dos talhantes a tirar fotos...
 
TODAS AS FOTOGRAFIAS PRESENTES NESTA GALERIA SÃO DE MINHA AUTORIA E ESTÃO PROTEGIDAS POR LEI.
QUEM,SEM MINHA AUTORIZAÇÂO EXPRESSA,USURPAR,CONTRADIZER,VIOLAR O DIREITO MORAL,SERÁ SUJEITO A QUEIXA-CRIME NOS TERMOS DO CÓDIGO DOS DIREITOS DO AUTOR E DIREITOS CONEXOS E LEGISLAÇÂO EM VIGOR
NOS RESPECTIVOS PAISES DA INFRACÇÂO.
Não contradigam o rapaz nem façam comentários imorais senão levam com um processo... :002:
Por acaso já tinha visto esses dois comentários no Olhares... :lol: Quanto ao primeiro, fui ver as fotos das supostas amigas.....bem, não comento.. :D

O Olhares agora está uma miséria, se antes já não era grande espingarda, ultimamente é o degredo, enfim ...:009:
 
Há quem nasça para a música, este acha que não nasceu para a fotografia... :D

Pessoal, eu ja to ficando depressivo ja com essa parada de fotometria!
me mandaram uma vez um artigo falando sobre esse negocio, mas eu sinceramente não entendi po&$#&# nenhuma...será que por eu não entender isso, não nasci pra fotografia? existe um jeito leigo de aprender isso?
se alguem souber, poderia me ajudar dando exemplos? obrigado!
 
É normal, que vocês, os fotógrafos profissionais se sintam irritados quando vêm um amador a exibir as suas fotos na Web, talvez até achem que eles não deviam ter o direito de ter uma boa câmara, entendo perfeitamente.

Mas lembrem-se que é possível considerar a fotografia um hobby, como qualquer outra arte,
e que não é crime ter um hobby sobre o qual não se saiba nada...

Podiam dizer a quem escreveu determinada palermice que está errado, de forma educada, ou acabam por se transformar em rufias, que só sabem gozar com a ignorância dos outros...

Lembrem-se que NÃO IAM GOSTAR SE O TALHANTE COMENTASSE: "OLHA AQUELES PALERMAS QUE ACHAM QUE SABEM ESCOLHER BOA CARNE, MAS QUE NÃO DISTINGUEM BACON DE TOUCINHO..."

Por outro lado, concordo convosco:
Se não entendem do assunto, que falem, sequer...
Mas como haviam de aprender assim?
 
Última edição:
Nós também não somos profissionais (pelo menos a maioria não é) e temos todo o gosto em ajudar quem sabe menos que nós.
Isso não quer dizer que não possamos ter um cantinho para guardar grandes calinadas que volta e meia encontramos.
 
É normal, que vocês, os fotógrafos profissionais se sintam irritados quando vêm um amador a exibir as suas fotos na Web, talvez até achem que eles não deviam ter o direito de ter uma boa câmara, entendo perfeitamente.

Mas lembrem-se que é possível considerar a fotografia um hobby, como qualquer outra arte,
e que não é crime ter um hobby sobre o qual não se saiba nada...

Podiam dizer a quem escreveu determinada palermice que está errado, de forma educada, ou acabam por se transformar em rufias, que só sabem gozar com a ignorância dos outros...

Lembrem-se que NÃO IAM GOSTAR SE O TALHANTE COMENTASSE: "OLHA AQUELES PALERMAS QUE ACHAM QUE SABEM ESCOLHER BOA CARNE, MAS QUE NÃO DISTINGUEM BACON DE TOUCINHO..."

Por outro lado, concordo convosco:
Se não entendem do assunto, que falem, sequer...
Mas como haviam de aprender assim?

A questão não é, propriamente, a do talhante tirar fotografias mas o desenrolar da conversa do "fotógrafo" que queria dar um CD cheio de fotografias das amigas em trocas de umas dicas de fotografia.

Isto não é o canto do escárnio, agora, as pessoas deveriam se conter, um pouco mais, se parece aqui alguém, depois de, supostamente, ler uma série de reviews, a dizer, com a maior convicção do mundo, que faz maravilhas com uma máquina que não vale um caracol, ao ponto de atingir a perfeição, ou faz milagres ou está MUITO equívocado...
 
É normal, que vocês, os fotógrafos profissionais se sintam irritados quando vêm um amador a exibir as suas fotos na Web, talvez até achem que eles não deviam ter o direito de ter uma boa câmara, entendo perfeitamente.

Mas lembrem-se que é possível considerar a fotografia um hobby, como qualquer outra arte,
e que não é crime ter um hobby sobre o qual não se saiba nada...

Podiam dizer a quem escreveu determinada palermice que está errado, de forma educada, ou acabam por se transformar em rufias, que só sabem gozar com a ignorância dos outros...

Lembrem-se que NÃO IAM GOSTAR SE O TALHANTE COMENTASSE: "OLHA AQUELES PALERMAS QUE ACHAM QUE SABEM ESCOLHER BOA CARNE, MAS QUE NÃO DISTINGUEM BACON DE TOUCINHO..."

Por outro lado, concordo convosco:
Se não entendem do assunto, que falem, sequer...
Mas como haviam de aprender assim?

Eu ñ fico irritado, nem tal coisa me passa pela cabeça!! fico é irritado quando criticam fotos sem sequer saberem do q estão a falar!! Tem-se a mania de falar em aspectos tecnicos, palavras caras q muitos nem sabem o significado... para que?! se exibirem?!

Eu raramente comento fotos. porque?! simples se comentasse fotos pelos aspectos tecnicos acho q era um dos mais odiados em foruns... lol!! Agora quando me vêm dizer nas fotos que tiro, que devia fazer assim ou assado, que devia ter focado o plano B ou ñ ter respeitado o regra y... a minha pergunta é?! mas quem és tu para me falares do meu trabalho?! ás vezes sinto-me assim... isto é mais um desabafo...

Quanto ao topico em si, bem, as pessoas têm q ter a noção q fotografar ñ é só carregar no botão... às vezes para se chegar a um resultado temos q "penar" muito. Já vi dizerem muitas barbaridades, seja aqui, no olhares e noutros foruns... mas é assim, ninguém nasce ensinado mas à comentarios de pura estupidez...

Cumps.

PS: Será q fiz sentido?! LOL :lol:
 
Eu sinceramente não vejo nenhum mal neste tipo de tópico pois acho que a intenção foi provocar boa disposição nos membros com as calinadas que por vezes aparecem.

Elas acontecem em todo o lado e até mesmo com profissionais, ora vejam, por exemplo no futebol, quase de certeza que já ouviram a expressão "chutou com o pé que tinha mais à mão" ou "o meu coração só tem uma cor, azul e branco" etc... no entanto foram ditas por profissionais, um comentador de jogos de futebol e outro era jogador, no entanto todo o "povo" brinca com elas e agora por tempos do Euro2008 chegou-se a fazer uma petição para o comentador voltar a relatar os jogos da Selecção!!

Acho que o intuito é brincar um pouco com as calinadas que por vezes são escritas(neste caso) que por vezes são o resultado de cansaço, desconhecimento, distracção, ego, etc...
Por isso acho que tanto o pessoal com mais conhecimento ou novatos(como eu) :P não deve levar a "peito", por vezes até se aprende com as calinadas dos outros ou nossas.



@BEKASpro
Acho que não te deves retrair em comentar as fotos mesmo só apresentando aspectos negativos porque se as pessoas não querem ler opiniões que ajudam na evolução, então que coloquem as fotos no Olhares pois aí de certeza que quase só vai ver comentários do tipo: fixe, porreiro, 5*, etc....
Agora também digo, eu não tenho "moral" quase nenhuma para fazer comentários técnicos mas já posso opinar se gosto ou não da foto, se gostaria de ver com mais aquele pormenor ou não, sei lá... se está direita ou não pois este tipo de opinião já é pessoal e a nivel estético e o que é agradável para uns pode ser desagradável para outros.....

Já pareço o god_dice com os testamentos dele.... :lol:
 
@BEKASpro
Acho que não te deves retrair em comentar as fotos mesmo só apresentando aspectos negativos porque se as pessoas não querem ler opiniões que ajudam na evolução, então que coloquem as fotos no Olhares pois aí de certeza que quase só vai ver comentários do tipo: fixe, porreiro, 5*, etc....

Mas que verdade. lol É que se vamos pelo Olhares, qualquer um é da elite fotográfica de Portugal. Sinceramente, em 1 ano de olhares, acho que só umas duas ou três vezes é que recebi um comentário honesto (ou seja, negativo... lol).
 
Eu sinceramente não vejo nenhum mal neste tipo de tópico pois acho que a intenção foi provocar boa disposição nos membros com as calinadas que por vezes aparecem.

Elas acontecem em todo o lado e até mesmo com profissionais, ora vejam, por exemplo no futebol, quase de certeza que já ouviram a expressão "chutou com o pé que tinha mais à mão" ou "o meu coração só tem uma cor, azul e branco" etc... no entanto foram ditas por profissionais, um comentador de jogos de futebol e outro era jogador, no entanto todo o "povo" brinca com elas e agora por tempos do Euro2008 chegou-se a fazer uma petição para o comentador voltar a relatar os jogos da Selecção!!

Acho que o intuito é brincar um pouco com as calinadas que por vezes são escritas(neste caso) que por vezes são o resultado de cansaço, desconhecimento, distracção, ego, etc...
Por isso acho que tanto o pessoal com mais conhecimento ou novatos(como eu) :P não deve levar a "peito", por vezes até se aprende com as calinadas dos outros ou nossas.



@BEKASpro
Acho que não te deves retrair em comentar as fotos mesmo só apresentando aspectos negativos porque se as pessoas não querem ler opiniões que ajudam na evolução, então que coloquem as fotos no Olhares pois aí de certeza que quase só vai ver comentários do tipo: fixe, porreiro, 5*, etc....
Agora também digo, eu não tenho "moral" quase nenhuma para fazer comentários técnicos mas já posso opinar se gosto ou não da foto, se gostaria de ver com mais aquele pormenor ou não, sei lá... se está direita ou não pois este tipo de opinião já é pessoal e a nivel estético e o que é agradável para uns pode ser desagradável para outros.....

Já pareço o god_dice com os testamentos dele.... :lol:
A questão é q normalmente os comentarios q vejo só fala em aspectos negativos... algo q muita gente nem sequer tem o conhecimento para falar em tal coisa!! Eu quando comento um foto nunca falo dos aspectos negativos por uma simples razão!! Eu ñ sei se a pessoa em questão quis dar o efeito x,y,z à foto ou se foi mesmo sem querer... criticar é facil!!

O olhares para mim morreu!! além do novo layout q é pessimo, as galerias publicas são um autentico atentado a quem tem grandes fotos e só tem dois ou tres comentarios.

cumps.
 
É realmente o problema deste tipo de sites, já o flickr o que o safa são alguns grupos muito específicos onde se encontra muito boa informação. Já nos comentários também aparece muita porcaria...

Torna-se dificil para quem está a começar e a querer aprender encontrar alguém com o conhecimento e o tempo disponível para ensinar através de um ou outro comentário ou conversa...
 
A questão é q normalmente os comentarios q vejo só fala em aspectos negativos... algo q muita gente nem sequer tem o conhecimento para falar em tal coisa!! Eu quando comento um foto nunca falo dos aspectos negativos por uma simples razão!! Eu ñ sei se a pessoa em questão quis dar o efeito x,y,z à foto ou se foi mesmo sem querer... criticar é facil!!

O olhares para mim morreu!! além do novo layout q é pessimo, as galerias publicas são um autentico atentado a quem tem grandes fotos e só tem dois ou tres comentarios.

cumps.

é a tua opinião. se achas que uma foto tem um aspecto que desgostas/poderia ficar melhor de outra forma pq n dizer?
se a pessoa queria realmente aquele efeito e tiver o minimo de dois dedos de testa aceita a critica e n começa a disparatar tipo aquele idiota do olhares ou alguns personagens do FF.
eu quando tenho que apontar alguma falha aponto. se n gosto da petala cortada digo isso mm, o que subentende dd logo (ou pelo menos devia) que acho que o resto da foto está bem.
 
É realmente o problema deste tipo de sites, já o flickr o que o safa são alguns grupos muito específicos onde se encontra muito boa informação. Já nos comentários também aparece muita porcaria...

Torna-se dificil para quem está a começar e a querer aprender encontrar alguém com o conhecimento e o tempo disponível para ensinar através de um ou outro comentário ou conversa...

o que se passa nesse tipo de "comunidades" é que se começam a formar os grupinhos de comadres e chega a uma altura que até a foto de uma parede é motivo para 2 paginas de "brilhante" "5*" "magnifico" e ai de quem disser "é so uma parede"
acaba tudo a esfregar as costas uns aos outros para ver as nossas fotos comentadas. todos os outros que n nos esfregam as costas são postos à margem
 
Back
Topo