1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fotomontagem "analógica"

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Miked, 5 de Junho de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1635)

1. Miked

Miked Power Member

Hi there photo-experts!

Alguém me pode indicar alguns sites onde possa ver umas dicas de fotomontagem analógica (negativos...) para sacar umas ideias, aprender e tal...não consigo encontrar nada :\

gracias señores!:x2:

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Fotomontagem analógica?! Nunca ouvi falar em tal coisa... Tens a certeza que é mesmo fotomontagem que queres?! O que podes fazer é passar os negativos num scanner e trabalhar no computador.

3. Miked

Miked Power Member

não sei se o nome propriamente dito é esse...

o que acontece é que tipo, tenho de trabalhar com os negativos, usar técnicas como por exemplo "ensanduichar"(?) os negativos na maquina de ampliação (isto no laboratório de revelação da fac.) e tentar fazer umas montagens.

isto foi uma técnica que referi, mas queria saber de dicas, exemplos, outras técnicas...etc....

podia scanar os neg. pro pc (era mais pratico e bem mais eficaz) mas quanto menos manipulação digital melhor!
    :sad:

4. ruimoura

ruimoura Power Member

Última edição: 5 de Junho de 2008
  5. Miked

Miked Power Member

Sim, claro, deve dar imenso trabalho, mas a "coisa" não tem de ser muiito complexa! (thank god!)...

ty!

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Já vi imensas técnicas para negativos, para manipular tudo e mais alguma coisa (cores, saturação, contraste, exposição, etc), mas é a primeira vez que oiço falar em montagem com os negativos (sem recurso ao digital).

7. Miked

Miked Power Member

pois, hoje em dia é tudo digital...
    também é possível pintar o negativo, juntar elementos etc, coisas que até podem não ser muito difíceis de serem feitas.

8. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Eu, por acaso, li umas coisas sobre isso no livro "Manual do Fotografo" de John Hedgecoe (não sei se o nome está correcto!!!), 6.ª edição...por aí... ele, num determinado capítulo, fala na maneira de trabalhar os negativos de modo a ciar uns efeitos especiais, tipo pessoa a levitar, imagens radiais, meio corpo sentado num sofá tipo fantasma...tudo muito psicadélico!!! mas tenho muito boa impressão desse livro, acho-o muito completo e existe uma versão mais recente na FNAC.

9. Miked

Miked Power Member

Isso! boa, brigado! claro que não queria fazer cenas muito complexas e/ou que envolva muita técnica...lol

i'll check it..

:)

EDIT: fnac sabes-me dizer qual deles deve ser?

10. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Acho que é logo o primeiro da lista, a capa do meu é diferente mas a edição é mais antiga! Uma coisa que gosto no livro é que ele junta aos exemplares de fotografia o tipo de lente, as aberturas que usou e as exposições, torna-se muito útili para reproduzir determinada técnica e explica com muito detalhe tudo o que faz, principalmente, técnicas de laboratório.

Partilhar esta Página