1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fotos 4:3 ou 16:9 ??

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por JCmendes, 19 de Janeiro de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 9401)

1. JCmendes

JCmendes Power Member

Viva tenho esta duvida, como tenho uma panasonic FZ28, e esta dá par tirar fotos em formato 16:9, ao imprimir essas fotos no tradicional 10/15cm, elas ficam bem?

É que agora estou a tirar todas assim nesse formato

2. arkannis

arkannis Power Member

Para imprimires nos formatos tradicionais (normalmente associados ao filme e às slrs) tens que tirar em 3:2.
    Qualquer um desses formatos que disseste não vai caber numa 10/15cm, tendo que haver sempre crops. (em 4/3 o crop vai ser em cima/baixo e em 16/9 vai ser no lado direito/esquerdo)

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A meu ver isso não se deve fazer. A foto deve ser tirada no formato do sensor da máquina, de forma a aproveitar todo o sensor. Se depois quisermos fazer um recorte, faz-se no computador, com um programa de edição de imagem (arrisco a dizer que qualquer um faz isso).

De qualquer forma, se usares, ou ao fazeres crops, tens que ter em atenção o tamanho do papel. O Lightroom permite-te trancar as proporções para as mais usuais.

Neste caso, como foi dito, uma foto em 10x15 é uma foto em 3:2 (divides a largura pela altura para saber a proporção).

Verdade. No entanto, devido a corresponder à maioria das máquinas digitais, já existe tamanho standard equivalente ao 10x15 para 4:3.
    E os tamanhos standard não são todos 3:2 (por exemplo, o 20x25 e o 15x20 não são).

4. arkannis

arkannis Power Member

O mais comum costuma ser o 10x13.

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Tal como disse o arkannis, é o 10x13. Mas tens que pedir mesmo esse formato, porque a maioria das lojas manda isso tudo corrido a 10x15 e nem têm atenção ao crop que fazem.

6. Andre_pais

Andre_pais Power Member

NUNCA se deve tirar fotos croppadas. A não ser por falta de espaço, mas cmon...

Aproveita sempre a área do sensor e então depois no computador, cropas as imagens.

É isso e tirar fotos a preto e branco -.-

7. arkannis

arkannis Power Member

Não é bem NUNCA.
    Eu acho que se a intenção é imprimir a 3:2, pode haver realmente vantagens em tirar a foto neste formato, mesmo que não seja o formato do sensor. Isto porque teres a imagem cortada no liveview pode-te ajudar a fazer um enquadramento adequado para o tamanho que queres, enquanto que se estiver noutro formato vai ter que ser +- a olho. De um ponto de vista puramente tecnico e racional não faz muito sentido, mas acho que pode de facto ajudar a pessoa ter ali a imagem final tal como vai ficar.

8. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Tem essa característica, mas será que é preferivel a cropares no photoshop?
    Acho que mesmo nessas situações e melhor tirar em 4:3 normal.

9. arkannis

arkannis Power Member

Imagina o caso em que tas a tirar uma foto a uma paisagem mas tas debaixo de uma arvore e tens uns ramos a frente na parte superior da imagem. Obviamente que os ramos ficam mal, qual é que é o instinto básico? Vou chegar-me a frente ou fazer um bocado de zoom até os ramos desaparecerem.
    Depois chegas a casa, cropas para 3:2 e pensas: "Se calhar nao era preciso ter feito o zoom, porque os ramos tavam na area que ia ficar cropada, agora azar, tenho uma imagem menos wide do que podia".

Percebes o que quero dizer?

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pah, isso também faz parte do raciocinio quando tiras uma foto. Tens qualquer coisa na imagem que não queres e pensas: "Deixa, depois logo faço crop ou apago" e visto que estamos na era digital, podes sempre tirar duas fotos. ;)

Aliás, por alguma razão as SLRs só fazem mesmo o formato nativo.

11. cantara

cantara Power Member

Não sei como é o sensor dessa, mas na Panasonic LX3 por exemplo, todos os modos (3:2, 4:3 e 16:9) usam quase todo o sensor, têm quase o mesmo nº de pixeis, e todas elas acabam por ter o mesmo ângulo de visão. Portanto, no que diz respeito a crops, essa questão não se coloca - para esta máquina. Acho que na FZ28 é diferente, mas é uma questão de procurares.

Fotografar a Preto e branco? Qual o problema? Eu por acaso, com a Lx3 tiro bastantes fotos directamente em B&W dinâmico...

12. JCmendes

JCmendes Power Member

Eu não percebo muito de fotografia e comprei a máquina agora no final do ano.

Tenho lá um photoshop em casa, isso dos crops desconhecia (desculpem a ignorância neste campo). Como é que eu abrindo uma foto dessas em 16:9 no photoshop, onde vou mexer para saber o que eventualmente poderá ser cortado?

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Tal como a LX2, a LX3 tem um sensor de 16:9 por isso só aproveitas o sensor todo em 16:9. Se usares 3:2 ou 4:3 a resolução baixa por isso mesmo, por não estares a usar o sensor todo.

As fotos devem sair o mais "virgens" possível da máquina, de preferência em RAW. Tudo o resto deve ser feito no PC.
    Clicas na crop tool:

E é só desenhares um rectângulo à volta do que queres que fique.

14. helius

helius Power Member

por acaso agora tenho optado várias vezes por formatar em TIFF, fica com qualidade lossless e não perde os settings usados na câmara

a propósito do crop também "descobri" agora a possibilidade de fazer crops directamente na câmara, mantendo a proporção 3:2 ou mudando para 4:3 e 5:4, não é uma coisa que uso (prefiro croppar no ps) mas pode vir a dar jeito para fotos que não venham a ter pp

cumps

Última edição: 20 de Janeiro de 2009
  15. cantara

cantara Power Member

O sensor da LX3 é bem diferente do da LX2, que era 16:9. Curiosamente, nenhum dos modos da LX3 utiliza os 11.3mp que o sensor tem. O 16:9 é o que utiliza menos (8,9mp), seguido do 3:2 que utiliza 9,5MP e finalmente o 4:3 que utiliza 10MP, permitindo que todos os modos usem a mesma diagonal de angulo de visão.

Concordo! Só que às vezes não quero ter o trabalho de PP, e como o modo BW da Lx3 ser espantoso, nem me dou ao trabalho de usar RAW. Mas sim, RAW sem dúvida.

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Desculpa, tinha visto as specs anunciadas antes do lançamento, onde diziam que o sensor ia ser 16:9 à mesma. Mas sim, já vi como funciona. :) Por um lado é melhor, porque a LX2 tinha o problema de só ser realmente 28mm em 16:9, nos outros formatos cortava ângulo, enquanto essa tem sempre o mesmo. Mas seria bom eles terem colocado um modo "full-size" em que tiravas a foto com o sensor todo e depois logo decidias o que fazer em PP.

Partilhar esta Página