1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fotos "cortadas" - problema na máquina ou no cartão?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por ricreis, 26 de Junho de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1534)

1. ricreis

ricreis Power Member

Comprei à pouco tempo uma Pentax K100d, que vinha com um cartão SD de 2GB, de 50x.

Recentemente anda com problemas esquisitos:

Uma vez formatei o cartão (na máquina) e a máquina dizia-me que só tinha cerca de 100 fotos disponíveis (quase 1/6 do normal). Depois de um segundo format, tudo normal.

Tem-me acontecido em várias ocasiões que as fotos ficam cortadas no fundo, quase como se a máquina (ou o cartão) não tivesse tido tempo de registar a totalidade da imagem.

Ontem, depois de ter tirado várias fotos, fui tentar tirar mais e aparecia-me a indicação de cartão não formatado. Não só isso, mas como todas as fotos que tinha tirado anteriormente estavam perdidas e o cartão ilegível em qualquer leitor de cartões que utilizei. Depois de formatar, funcionou perfeitamente.

Há alguma maneira de determinar se o problema é do cartão ou da máquina? Não tenho outro cartão que possa utilizar para comparar.

2. Morais

Morais Power Member

Tens um outro cartão (esse novo ou garantidamente funcional) para testar?
    Embora, cá para mim, seja do cartão que, provavelmente, foi dos mais baratuchos que arranjaste.
    A minha antiga maquina fotográfica usava um SD dos rafeiritos e, de vez em quando, lá ia uma foto ou outra ao lixo.

3. leugimp

leugimp Power Member

a mim aconteceu-me algo parecido, mas foi depois de passar as fotos para uma pen. kd abri no computador as fotos estavam cortadas

4. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

o problema pode cair sem dúvida nos 2 objectos, tanto camara como cartão.

Se não tens testar outras opções também não sei como aconselhar de outro modo.

Tenho um cartão de 1gb PNY (CF) faz 2 anos e tal e só o formatei umas 2 vezes e porque ocorreu. Vejo constantemente o pessoal a formatar os cartões das camaras e não entendo bem porque essa razão. Se me poderem explicar ficava agradecido :)

5. ricreis

ricreis Power Member

Nope, é da Kensington (e é 50x). E não o comprei, já vinha com a máquina.

Então só apagas o cartão?

6. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

ricreis, aproveita a onda para comprar um SD novo, o mais provavel é o problema ser do cartão.

investe uns 20 ou 30€, e compra um cartão rapido, porque a maquina merece.
    em principio isso resolve-te o problema. se não resolver, também não perdes nada em ficar com um bom cartão. E então vais ver o que se passa com a maquina.

outra coisa que podes fazer antes de tudo, é formatar o cartão no pc (não um format rapido, um format completo), e se possivel correr um scandisk, para testar a integridade do file system.

uma solução para evitar formatar o cartão, é simplesmente sacar as fotos da maquina, em vez do copy/paste usar o cut/paste :P
    mas, caramba, se a maquina tem a função de formatar o cartão, era suposto ser capaz de fazer isso como deve ser. não ha que ter medo de usar essa funcionalidade.

Última edição: 26 de Junho de 2007
  7. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu faço como o konca diz simplesmente cut e past logo para o PC.

Se não for do Cartão tás bem 'tramado' eheh

8. timber

timber Zwame Advisor

Se fores formatar o cartão formata na própria máquina e não no SO do PC. Algumas máquinas funcionam melhor assim.

9. ricreis

ricreis Power Member

Alguma recomendação de marcas?
    É que eu já fui para um cartão da Kensington porque supostamente era uma boa marca, mas estou a ver que me saiu barrete. :004:

10. timber

timber Zwame Advisor

11. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

12. ricreis

ricreis Power Member

E a 24.80 na Vobis.

Mas vou ver se compro um de 2 GB. De qualquer maneira, obrigado a todos.

Partilhar esta Página