Fotos desfocadas

[ThunderS]

Power Member
Boas ppl...

Vamos lá ver quem me consegue ajudar. Procuro uma maneira de "reparar" as fotos digitais que ficam desfocadas. Assim do género dos filmes, em que eles fazem grandes milagres com as fotos. Se alguém sabe de algum software bom para isso ou algum tutorial para o software normal (psp, photo shop, etc.) agradecia que me informasse.

1 abraço
 
Se as fotos estão mesmo desfocadas não há grande coisa a fazer. Repara que há uma diferença entre estar desfocado e ter aquela suavidade típica do filtro AA das maquinas digitais (que se resolve com USM ou variações). A unica coisa que podes investigar são uns algoritmos que foram originalmente utilizados para ajudar o Hubble. Mas isso ainda não é mainstream nem é panaceia para tudo.
Com o Photoshop podes é mexer com o contraste, cor..........etc
 
pois.. é mm desfocada na maquina... tasse.. tks pela vossa atenção.. já vi que aquelas cenas à filme de com 2 clicks as fotos ficarem excelentes, ou então os zoom´s ficarem hiper perfeitos...

Valeu a ajuda.

1 abraço.
 
[ThunderS] disse:
pois.. é mm desfocada na maquina... tasse.. tks pela vossa atenção.. já vi que aquelas cenas à filme de com 2 clicks as fotos ficarem excelentes, ou então os zoom´s ficarem hiper perfeitos...

Valeu a ajuda.

1 abraço.
Essa dos zooms ficarem perfeitos é que era :). Se isso fosse possível... :sad:
 
O USM não te safa da desfocagem infelizmente. Mas ajuda bastante em outras situações. Se a desfocagem for bastante ligeira e fizeres um resize é capaz de ficar boa para imprimir (o USM aplica-se sempre depois do resize porque a mudança de tamanho induz algum "softness").
 
Embora não corriga a desfocagem, em fotos de tamanho reduzido pode "atenuar" de modo até por vezes aceitavel. Ainda assim não me parece solução.

Imagina o que era uma focagem feita a posteriori para fotos "mal tiradas"! :)

Lá se iam os empregos de fotografos... eheheh
 
Claro que o Unsharp Mask não salva as fotos desfocadas. Foi por isso que eu disse "pouco há a fazer". Mas o Unsharp mask, uns toques no contraste, levels e afins sempre é possível melhorar alguma coisa. Obviamente que para fotos muito desfocadas... é esquecer! ;)
 
Já agora um truquezinho que descobri na net no outro dia
É um uso diferente do USM
Peguem numa foto e apliquem o USM com 20%, 50 de radius e threshold de 0. Depois vejam se gostam da diferença.
Esta técnica vem do Thomas Knoll himself
Para quem já conhecer caguem nisso e sigam adiante
 
Back
Topo