1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fotos no PHP

Discussão em 'Web Development' iniciada por Tsunamy_boy, 20 de Março de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1474)

1. Tsunamy_boy

Tsunamy_boy Banido

Gostaria de guardar fotos na minha base de dados (mySql)
    Gostaria de saber qual o tipo de dados do campo "Foto" e o codigo em PHP para a inserir e listar.

Muito obrigado

Última edição pelo moderador: 22 de Março de 2008
  2. jpdo

jpdo Power Member

por acaso tenho a mesma dúvida.
    Se alguém puder ajudar!

3. Tsunamy_boy

Tsunamy_boy Banido

looooool quem descobrir primeiro manda ao outro por Mensagem privada....ta bom?
    Abraço

4. Tsunamy_boy

Tsunamy_boy Banido

O que eu tenho é uma pasta onde são guardadas as fotos e na base de dados o link para elas.
    mas isto é pouco pratico...

5. MACkie

MACkie [email protected] Member

Mas sejamos sinceros: Mais vale fazer backup de uma base de dados e de 10gigas de ficheiros do que fazer backup de uma base de dados de 10GB :x

Mas isto sou eu... lol

6. Tsunamy_boy

Tsunamy_boy Banido

Quem vai fazer o backup nao vou ser eu vao ser os tipos que me vao alojar o site

7. DanielGomes

DanielGomes Power Member

Ficheiros guardados numa pasta. Nome do ficheiro no campo da tabela. Simples.

8. Tsunamy_boy

Tsunamy_boy Banido

Pois mas isso eu ja tenho, existe maneira de adicionar foto a um campo da tabela( é que eu sou teimoso tem que dar :001:)nao, mas agora axerio precisava disso

Última edição: 25 de Março de 2008
  9. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

10. Tsunamy_boy

Tsunamy_boy Banido

Brigadão já agora sabes o que significa isto:
    LBL_IMAGE->setPixmap(QPixmap::fromImage(image));
    Para que serve o "->" é uma duvida que tenho a muito.

11. Kayvlim

Staff Member

Isso é um PHP orientado a objectos. Se ainda não conheces o paradigma, vai ser difícil perceberes isso.
    Em resumo, há uma classe:
    PHP:
    class qualquercoisa {

$qualquervariavel "abc";
     function 
    funcao($isto$aquilo) {

// faz coisas

}
    }
    que por si só é inútil. Mas podes criar uma instância de um objecto baseado nessa classe:
    PHP:
    $Objecto = new qualquercoisa;
    e agora tens a instância do objecto "$Objecto" criada.
    Podes agora alterar a variável $qualquervariavel desse objecto específico
    PHP:
    $Objecto->qualquervariavel "cba";
    Ou, se preferires, chamas a função que essa classe tem
    PHP:
    $Objecto->funcao("a""b");
    Mas se não tiveres nenhuma instância desse objecto, podes chamar a função automaticamente a partir do nome da classe:
    PHP:
    qualquercoisa::funcao("a""b");
    Isto provavelmente é chinês para ti :x mas expliquei o melhor que consegui.

LBL_IMAGE->setPixmap(QPixmap::fromImage(image));

"LBL_IMAGE->setPixmap(": chamou a função "setPixmap" do objecto "LBL_IMAGE", passando como parâmetro:
    "QPixmap::fromImage(image)": chamou a função "fromImage" da classe "QPixmap", e passou como parâmetro "image".

Para aprenderes mais coisas, vai ao Google. Vê isto, que me pareceu útil: http://www.devarticles.com/c/a/PHP/Object-Oriented-Programming-in-PHP/

12. DanielGomes

DanielGomes Power Member

O "->" serve para acederes às propriedades (variáveis) ou métodos (funções) dentro de um objecto. Outras linguagens usam "." para o efeito.

13. Tsunamy_boy

Tsunamy_boy Banido

funciona como acederes a uma variavel ou função dentro de uma class.... é basicamente isto correcto?

14. Kayvlim

Staff Member

Subtilezas.
    Para acederes a uma variável ou função de uma classe usas o "::".
    O "->" serve para acederes a uma variável ou função de um objecto, que seja uma instância de uma classe.
    Como disse,
    PHP:
    classe::função(parâmetros)
    ou
    PHP:
    $objecto = new classe;
    $objecto->função(parâmetros)

15. candycane

candycane Power Member

Pra não subcarregar a BD utiliza apenas o nome do ficheiro das imagens.

Por ex:
    crias um atributo imagem do tipo text em que ai só pões o nome das imagens e o formato(imagem.jpg)

depois crias uma pasta onde vao estar os ficheiros das imagens.

No php para inserir fazes assim:

PHP:
    $caminho "imagens/";
    $filename $_FILES['imagem']['name'];

if(
    is_uploaded_file($_FILES['imagem']['tmp_name']))
    {

move_uploaded_file($_FILES['imagem']['tmp_name'],$caminho $filename);

$inserir mysql_query("INSERT INTO tuaTabela VALUES( teusValores, '$filename')"$ligacao) or die(mysql_error());

}
    Neste caso o file field do formulario tem o nome imagem, se tivesse o nome img mudavas apenas essas partes:

$filename = $_FILES['img]['name'];
    $_FILES['img']['tmp_name']

espero ter ajudado... :)

16. mascker

mascker Power Member

hmmmmm

Não é por uma base de dados ficar pesada que se deve desaconselhar o armazenamento em tabelas.

O Mysql aguenta com vários TB dependendo do sistema e não existe uma quebra significativa da performance.

Eu até prefiro fazer o backup de 10 gigas de base de dados do que de ficheiros. Ficheiros serão milhares, base de dados é só uma.

Não se deve armazenar porque deixas de poder colocar hiperligações directas para a imagem. É por isso.

Saudações

17. slack_guy

slack_guy Power Member

Além dessa razão, se um dia precisar de um ficheiro tem de ter o SGBD funcional e ter forma de questionar a BD e fazer o output no formato correcto... it's a PITA :-)

Partilhar esta Página