1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fotos tremidas com Sigma 70-200mm 1:2.8 II Macro HSM APO DG

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por SecurityRed, 6 de Setembro de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 4640)

  1. SecurityRed

    SecurityRed Power Member

    Caros amigos,

    Mais uma vez venho solicitar ajuda, adquiri a lente Sigma 70-200mm 1:2.8 II Macro HSM APO DG para a minha Nikon D80.e muito sinceramente encontro-me completamente decepcionado, tenho plena consciência da minha inexperiência neste campo, mas segundo tenho lido é uma excelente lente, o problema sei que poderá ser meu, mas todas as fotos que tiro com esta lente ficam todas tremidas, anexo exemplo.
    Alguém me poderá dizer qual o motivo desta situação.
    Obrigado,
     
  2. tetsuo

    tetsuo 1st Folding then Sex

    Hum sem ver qualquer foto, acho que o problema é mesmo a velocidade, esse tipo de lentes 2.8 são normalmente muito pesadas e na posição tele nos 200mm terias de ter fotos com velocidades de 1/500 para cima para não ficarem tremidas.

    O Cameron do ondaslokas dá a sugestão de usar sempre o dobro da velocidade da extensão, ou seja se tiveres a 100mm ele recomenda uma velocidade não inferior a 1/200s se for 200mm então a velocidade não deve ser inferior a 1/400s e por aí em diante. Não é cientificio mas trás bons resultados.

    Experimenta com um monopé, isso ou tripé, são as únicas soluções.
     
    Última edição: 6 de Setembro de 2008
  3. lolikapuxa

    lolikapuxa Power Member

    Para fotografia macro aconselho altamente o uso do tripé... não te esqueças que a magnificação é maior logo pequenos tremores causam fotos desfocadas. Tal como disseram, usa velocidades mais rápidas.
     
  4. SecurityRed

    SecurityRed Power Member

    O Problema dos tripés, é que pode-mos ter os fiscais á perna, li num artigo que fotógrafos foram multados em Lisboa pela Policia Municipal, por ocupação de espaço público.
    Provavelmente terei que tentar com velocidades maiores, estas a que me refiro foram tiradas no AUTO.
     
  5. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    isso dos tripés e para jornalistas
    mete lá uma das fotos que saiu tremida.
     
  6. fotoluca

    fotoluca Power Member

    Acontece com velocidades baixas...para tentar contornar a situação: aumentar o iso, usar o programa S (prioridade à velocidade) ou até mesmo o programa M (manual) para um maior controlo. Um monopé ou um tripé não fazem mal a ninguem ;)
     
  7. SecurityRed

    SecurityRed Power Member

    Última edição: 13 de Fevereiro de 2009
  8. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    a foto n aparece
    aloja no imageshack e copia o o ultimo link
     
  9. SecurityRed

    SecurityRed Power Member

    Peço desculpa, algum tempo que não inseria imagens e neste momento estou completamente aos papéis!
    Exemplo:
    Pelo que me lembro alojei a foto no PICASA, depois carrego incon inserir imagens, a janela que abre é http:// e colo http://picasaweb.google.com/ajsviegas/Casa#5203947455800508466 , supostamente deveria aparecer a imagem e não aparece? Será que estou a fazer bem??
     
  10. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Já deu para ver as fotos, de qq modo.

    Tens lá uma bastante tremida (com uns miúdos). Essa lente tem estabilizador, certo? Tens o estabilizador ligado? Podes meter aqui o exif da imagem para tentar perceber o que está errado? Seria importante meteres o exif dessa dos miúdos, se é que foi tirada com essa lente.
     
  11. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    no picasa ja aparece, mas mt pequena e sem exif
    faz como te disse em cima
     
  12. SecurityRed

    SecurityRed Power Member

    Pelo pude apreciar da foto o exif é:

    Camera: Nikon D80
    Shutter Speed: 10/200 sec
    Aperture Value: f6,3
    Iso Speed: 400
    Flash: off,surpressed
    Exposure More: AUTO
    Focal Length: 200,00mm
    Metering More: Multisegment
    Exposure Bias: 0/6

    A propósito do estabilizador, este liga-se na lente ou na própria Camera, é que se for na lente esta não trás qualquer botão.
    Peço desculpa pelo meu desconhecimento, tenho pouquíssima pratica com a maquina e tb nas fotos.
     
  13. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    suponho que esse 10/200 seja prai meio segundo n?
    esta lente n tem estabilizador.

    estas a usar velocidades demasiado baixas. é normal que saia desfocada. a 200mm precisas no minimo de uma velocidade de 1/80 e de mãos mt estáveis
     
  14. SecurityRed

    SecurityRed Power Member

    Adolfo, já agora poderás me dizer qual é a insígnia que a lente trás referente ao estabilizador? Exemplo: APO, HSM, EX. etc,etc…
    Pergunto isto, porque tb tenho 18-50mm F2.8 EX DC Macro e não tenho qualquer problema, antes pelo contrário estou contentíssimo com ela.
     
  15. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    essa lente n tem estabilizador. na sigma a sigla é OS
    APO quer dizer que tem um tratamento para evitar aberrações cromáticas, HSM quer dizer que tem motorização na lente, DG quer dizer que é optimizada para o digital
    o EX agr n me recordo

    a lente é boa, n te preocupes com isso, mesmo que tivesse estabilizador obtinhas o mm resultado ou quase.
    o estabilizador ajuda, mas milagres só em fátima
     
  16. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Na Sigma é a sigla "OS". Sem estabilização de imagem, a partir dos 150mm até aos 200mm tens que usar velocidades muita altas de disparo, acima do 1/200, no mínimo, como já foi dito. Mete a máquina em modo de prioridade à velocidade (S), e escolhe uma velocidade sempre bastante alta quande estiveres a usar zooms mais altos. Podes usar a proporção que foi indicada acima, tipo 150mm = 1/300, 200mm = 1/400. Não sendo obrigatório usar exactamente estes valores, porque depois vai depender da luz existente e tudo o mais, é um guia para teres ideia das velocidades mínimas a usar.

    São as lentes de qualidade superior, como as L da Canon.
     
  17. SecurityRed

    SecurityRed Power Member

    Obrigado a todos pela ajuda, é sempre bom ter-mos alguém que possa ajudar tirando duvidas e ensinamentos, mais uma vez OBRIGADO
     
  18. andré ferrari

    andré ferrari Colaborador
    Staff Member

    Já agora, aqui fica ;)

    Fonte
     
  19. jamiro

    jamiro Moderador
    Staff Member

    a dif da 18-55 para a 70-200 é simples, as distâncias focais diferem tal como a necessidade maior de estabilidade e velocidade com mais 'mm'!

    A baixas velocidades é necessário sempre maior estabilidade. Eu já me apercebi que muita malta não consgue tirar fotos abaixo de 1/200 ou 1/160 a 200mm. O melhor será mesmo aumentar o iso e dar mais velocidade. Penso que qualquer pessoa conseguirá fotografar estavelmente nos 1/250. A foto sai tremida a velocidades superiores a 1/500?
     
  20. grandenaboverde

    grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

    existe uma regra +- simples para a estabilização em que para 100mm o ideal seria 1/100s para a foto não sair tremida, isto para uma pessoa normal (cada um é que sabe o quanto treme). costumo tê-la sempre em conta, na 50mm qualquer coisa abaixo dos 1/40s já é muito arriscada. por acaso notei um bocado a diferença quando passei da Olympus para a Canon, como na Olympus a distância ao sensor é menor conseguia tirar fotos estáveis a 14mm em situações de muito pouca luz e velocidades estupidamente baixas (exemplo 1, exemplo 2). o que sempre dava para compensar a fraca qualidade do ISO alto. hoje em dia não me importo de meter logo a 1600 e começar a disparar. :)

    mete isso em prioridade à abertura e a abertura a f/2.8, o iso a 400 ou a 800 e vê se a velocidade está acima dos 1/200s, de certeza que não vais voltar a ter muitas fotos tremidas.
     

Partilhar esta Página