Fotos tremidas com Sigma 70-200mm 1:2.8 II Macro HSM APO DG

existe uma regra +- simples para a estabilização em que para 100mm o ideal seria 1/100s para a foto não sair tremida, isto para uma pessoa normal (cada um é que sabe o quanto treme). costumo tê-la sempre em conta, na 50mm qualquer coisa abaixo dos 1/40s já é muito arriscada. por acaso notei um bocado a diferença quando passei da Olympus para a Canon, como na Olympus a distância ao sensor é menor conseguia tirar fotos estáveis a 14mm em situações de muito pouca luz e velocidades estupidamente baixas (exemplo 1, exemplo 2). o que sempre dava para compensar a fraca qualidade do ISO alto. hoje em dia não me importo de meter logo a 1600 e começar a disparar. :)

mete isso em prioridade à abertura e a abertura a f/2.8, o iso a 400 ou a 800 e vê se a velocidade está acima dos 1/200s, de certeza que não vais voltar a ter muitas fotos tremidas.

Também já ouvi falar dessa regra, mas costumo fazer a conversão.
Ou seja, a 100mm teria de uma velocidade de 1/160s.

Claro que dependendo da objectiva consegue-se vir a velocidades mais baixas, mas de facto não tenho certeza relativamente à regra contar ou não com o factor crop ;)
 
O problema parece já ter sido identificado, estás a fotografar a velocidades com as quais não consegues ter estabilidade suficiente para que a imagem fique nítida.
No caso da fotografia dos miúdos a velocidade de disparo foi de 1(0)/20(0) de segundo, um exagero para essa lente, repara que a maior parte das pessoas perde a capacidade de captar imagens nítidas a cerca de 1/60, e com lentes mais leves que essa.
A regra que aqui te foi sugerida de usar velocidades de 1/distância focal é um bom ponto de partida para começares a perceber até onde consegues chegar com essa lente.
Eu não sei em que "modo" costumas fotografar, mas podes experimentar por a máquina em "S" e definires a velocidade entre 1/250 e 1/500, regulando o ISO consoante a quantidade de luz que tens. Certamente que conseguirás resultados muito melhores!
 
isso dos tripés e para jornalistas
mete lá uma das fotos que saiu tremida.

Se fores jornalista provavelmente tens mais hipóteses de te safar, pois podes exibir o cartão profissional, mas a lei é igual para todos. Sim, é verdade que algumas pessoas já tiveram de pagar multa por usar tripé sem autorização prévia. Certamente que é uma situação rara, é como atravessar fora da passadeira...
 
O título apenas refere o caso que aconteceu, mas este parágrafo da notícia é explícito:

A coima pela contra-ordenação de "ocupação da via pública desprovida de licença" está bem explicada no "Regulamento Geral de Mobiliário Urbano e Ocupação de Via Pública", o edital 101/91. Este "aplica-se a toda a ocupação da via pública, qualquer que seja o meio de instalação utilizado, no solo ou no espaço aéreo".

Mas se calhar mais depressa nos sai o Euromilhões, do que somos multados por isto. :D
 
Artigo 3.º
(Mobiliário urbano)​
1 - Por mobiliário urbano entende-se todo o elemento ou conjunto de elementos que, mediante instalação total ou parcial na via pública, por si ou instrumentalmente, se destine a satisfazer urna necessidade social ou a prestar um serviço, a título sazonal ou precário.
2 - Por instalação do mobiliário urbano entende-se, designadamente, a sua implantação, aposição ou patenteamento, no solo ou no espaço aéreo.
3 - Considera-se mobiliário urbano as esplanadas, quiosques, bancas, pavilhões, cabines, vidrões, palas, toldos, sanefas, estrados, vitrinas, expositores, guarda-ventos, bancos, papeleiras, sanitários amovíveis, coberturas de terminais, pilaretes, balões, relógios, focos de luz, suportes informativos, abrigos, corrimões, gradeamento de protecção e equipamentos diversos utilizados pelos concessionários de serviço público e outros elementos congéneres.
4 - Para efeitos de aplicação do presente Regulamento considera-se mobiliário urbano quaisquer outros elementos ocupando a via pública, ainda que destituídos da função referida na parte final do n.º 1.
 
Pessoal já consegui colocar a imagem, estava difícil, obrigadão pelas informações vou seguir os conselhos.

dsc0047za2.jpg
 
# Exposure Time (1 / Shutter Speed) = 10/200 second = 1/20 second = 0.05 second
# Lens F-Number/F-Stop = 63/10 = F6.3
# Exposure Program = n/a (0)
# ISO Speed Ratings = 400
# Exif Version = 0221
# Original Date/Time = 2008:09:06 15:05:28
# Digitization Date/Time = 2008:09:06 15:05:28
# Components Configuration = 0x01,0x02,0x03,0x00 / YCbCr
# Compressed Bits per Pixel = 4/1 = 4
# Exposure Bias (EV) = 0/6 = 0
# Max Aperture Value (APEX) = 30/10 = 3
Max Aperture = F2.83
# Metering Mode = pattern / multi-segment (5)
# Light Source / White Balance = unknown (0)
# Flash = Flash did not fire, compulsory flash mode
# Focal Length = 2000/10 mm = 200 mm

O exif que me deu através do plugin do firefox.

Parece-me uma velocidade muito baixa para uma distancia focal tão grande, digo eu que não percebo nada disto:p
 
Back
Topo